Hatha Yoga

Hatha Yoga

Aqui você vai descobrir tudo que precisa saber sobre o Hatha Yoga!

Primeiro, vamos definir o que é Hatha:

Ha quer dizer sol o qual é representado pelo sol do corpo humano, pela alma.

Tha quer dizer lua, simboliza a consciência, a mente.

Logo, podemos concluir que Hatha Yoga é procura pelo equilíbrio entre as forças solar e lunar, forças essas masculina e feminina. Isto é alcançado por meio da harmonia mente e alma.

Algo bem característico do Hatha Yoga é o total foco na ação, isto é, quando você esta executando uma asana (posição física) precisa estar completamente consciente em todas as estapas, precisa estar conectado no agora.

As estapas são: chegada, permanência e retirada.

Quando estamos executando pranayama (respiração) precisamos nos encontrar com total foco na respiração.

Hatha Yoga pode ser definido como uma atitude ficada no trabalho do corpo, tendo  muito cuidado quando ao alinhamento do corpo enquando executamos o asana.

É um efeito dominó, uma vez que esse alinhamento interrompe modelos corporais, que interrompe modelos emocionais, que interrompe modelos referentes ao comportamento.

Isso ocorre pelo fato do corpo se encontrar alinhado com total precisão, sua respiração também se encontra em harmonia com a mesma precisão, fazendo com a mente, emoções e sentidos encontrem o equilíbrio perfeito.

Ao passo que você vai se desenvolvendo na prática do Hatha Yoga, você vai ficando cada vez mais consciente da forma como os sentidos, mente e respiração precisa ser usada para manter o corpo alinhado.

Esclarecendo ainda mais: o objetivo é realizar o asana com consciência e amor. Deixe a sua inteligência tomar a sua mente até a energia do seu coração e permita a união de ambos de guiar.

Não há pré-requisitos com relação a idade, até mesmo as crianças são recomendadas a executar essa arte. Todo mundo pode fazer Hatha Yoga, independente da idade ou sexo.

Não há também um estilo de prática bom ou ruim e sim aquele ao qual você melhor se adapta. Entretanto vale lembrar que o Hatha Yoga é uma atividade física, portanto consulte um médico especializado e faça uma avaliação para depois começar a praticar o Hatha Yoga.

Posturas e Meditação

Percebi que você realmente se interessou pelo assunto, fico feliz!

Então vamos conhecer mais a respeito do Tirumalai Krishnamacharya, o qual, segundo vários estudiosos, teve grande influência ou mesmo criado o Yoga que conhecemos hoje.

Tirumalai Krishnamacharya foi precursor em aprimorar posturas do yoga, elaborando-as de maneira que ficasse em sequência e em atribuir valor terapêutico a asanas específicos.

Ao unir pranayama e asana, tornou as posturas indispensáveis no processo de meditação, em vez de somente um passo em sua direção. Sua influência pode ser percebida com mais nitidez no foco que é atribuído a prática dos asanas, o qual atualmente é presença consagrada na prática de yoga.

Tirumalai Krishnamacharya simplesmente revolucionou o Hatha Yoga, o qual anteriormente era somente uma veia paralisada do Yoga. Ele cativou quatro seguidos muito conhecidos, a saber: Jois, Iyengar, Indra Devi e o filho dele T.K.V. Desikachar, os quais exerceram grande influência na popularização do Yoga pelo Ocidente.

Anusura Yoga

Quer dizer flui com amor ou agir de acordo com o coração. Idealizado em 1997 por Johhn Friend dos EUA. Junta filosofia tântrica, respaldada no reconhecimento do bem, com conceitos de alinhamento postural e meditação.

Anusura valoriza a procura por harmonia e alegria, anexadas ao fluxo da vida.

Asthanga Vinyasa Yoga

Significa Yoga de oito membros, como referência ao caminho de oito passos idealizado pelo mestre Patanjali.

Um modelo antigo e tradicional de yoga, cuja origem dá indícios de ter saído dos escritos ancestrais Yoga Korunta de Vamana Rishi.

Se destaca das outras práticas pelo fato de possui uma sequência estática de movimentos que precisam ser executados de forma muito dinâmica.

Aqui, as posturas são realizadas em sincronismo com uma forte respiração. Foi criado por Sri Krishnamacharya e semeado por Sri K. Patabhi Jois no começo do século XX.

Bikram Yoga

Trata-se de um conjunto de 26 asanas (posturas corporais) e dois exercícios de respiração realizados durante 01:30hs dentro de uma sala com temperatura de 40º graus.

Idealizado em 1946 por por Bikram Choudhury, com o objetivo de aquecer os músculos de forma rápida e se desintoxicar por meio do suor.

Yoga Integral

Sua criação partiu do mestre Sri Aurobindo no ano de 1914 com o foco no aperfeiçoamento do ser em todas as dimensões: física, emocional, mental e espiritual.

Visa estimular as potencialidades iminentes dentro de cada ser humano. É uma prática amável, que junta Hatha Yoga com demais ramificações, como Karma Yoga (prática de ação comunitária) e Bhakit Yoga (devoção), além de destacar a união com o Divino.

Iyengar Yoga

B.K.S. Iyengar criou o Iyengar Yoga no ano de 1938 focando especificamente nos aspectos: alinhamento correto do asana, concentração nas ações interiores e permanência.

O corpo entra em harmonia conforme a anatomia perfeita. Prepara e concerta com exatidão todas as posturas, com o foco em desenvolver a consciência das várias partes do corpo  e de adequar o fluxo de energia por meio do alinhamento.

São usados mecanismos como cintos, blocos, cadeiras e almofada na execução do Iyengar Yoga, que auxiliam o aluno a entender os processos dos movimentos.

Power Yoga

Parecido com os estilos de Iyengar e Patabhi Jois, dá destaque aos asanas que exigem força e resitência. Foi criado, de acordo com estudos, por Beryl Bender Birc, que moldou os estilos citados em uma prática poderosa, maravilhada por fluxos dinâmicos sincronizados com a respiração.

Viniyoga

Sua criação partiu de T.K.V. Desikachar (nasceu em 1938), que como citado anteriormente é discípulo e filho de Krishnamacharya.

Esse estilo de prática destaca as necessidades pessoais do praticante, dando-lhes instrumentos para remodelar o processo de autodescoberta e transformação.

Vinyasa Yoga

Descendente direto do ashtanga vinyasa yoga, seu grande diferencial é realçar a sincronia do movimento com a respiração, controlando as sequências de asanas.

Pode ser uma prática mais enérgica ou meditativa.

Sivananda Yoga

Desenvolvida por Swami Vishnudevananda, seguidor de Swami Sivananda – Devananda.

Esse conjunto de prática tem por objetivo manter energia do corpo, atrasar o processo de degradação e reduzir as chances de doença, pelo simples e natural cultivar do corpo.

As filosofias aqui presentes estão definidas em cinco princípios:

  • Respiração correta (pranayama)
  • Asanas (exercícios físicos)
  • Savasana (relaxamento)
  • Dieta vegetariana
  • Pensamento positivo (vedanta e dhyana)

Este estilo visa a espiritualidade e realça a filosofia vedanta, incorporando também a recitação de mantras e técnicas de todos os caminho do yoga.

karma, bakhit, raja e janana yoga. É centrada em 12 posturas básicas e inclui pranayama intenso.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.