Quais os Tipos de Yoga

Quais os Tipos de Yoga

Se você é leitor deste blog, já sabe que o yoga é milenar e surgiu na Índia, porém no começo não era praticado do jeito que conhecemos nos dias atuais.

Mesmo tão antigo muita gente ainda associa o Yoga a simples posturas de alongamentos, alguns chegam mesmo a pensar que tudo não passa de contorcionismos.

Mas sei que este não é o seu caso, caro leitor!

Registros mostram que o Yoga, lá no início, não era associado a posturas físicas. E mesmo quando surgia alguma postura física, essas eram muito simples sendo inclusive, a maioria sentada, com o intuito de meditar em uma posição confortável.

Conheça os Diferentes Tipos de Yoga Existentes

Kundalini Yoga: Kundalini é um termo que vem do sânscrito e quer dizer “enroscada como uma serpente” ou “aquela que possui a forma de uma cobra”.

É conhecido como Prana, chi, ambos energia do Universo. A prática possui o mesmo fundamento do Hatha Yoga, entretanto foi conceituado por indivíduos que habitavam no mundo e não por retirantes.

Utiliza-se ásanas do Hatha, entretanto com respirações com espaçamentos distintos e em cadências que instigam o despertar da energia Kundhalini para que seja possível vivenciar a União.

Com o decorrer do tempo a sabedoria dos antigos foi associada ao conhecimento e descobertas contemporâneas e surgiram diversos estilos ou modelos de Yoga.

Quero esclarecer que há uma variedade enorme de tipos de Yoga e neste artigo está apenas um pequeno resumo de algo tão vasto e maravilhoso. Pretendo aqui te ajudar a decidir qual se adapta melhor as suas necessidades e pra conhecer todos você precisa se dedicar profundamente aos estudos.

Muitos abandonam o Yoga pelo fato de imaginar que não era flexível ou magro. A verdade é tudo isso não passa de crenças limitantes e você sempre encontra um tipo de yoga que se adequa as suas necessidades.

Sivananda Yoga: Tem como conceito os ensinamentos de Swami Sivananda, sintetizando a filosofia do yoga em 5 conceitos ou pontos, que são:

  • Asanas
  • Pranayamas
  • Relaxamento adequado
  • Dieta saudável
  • Pensamento positivo
  • Meditação

É um tipo de yoga convencional, preciso e simples de aprender, cujo objetivo é a união da mente, corpo e espírito por meio de um corpo e mente em harmonia, gerando o despertar particular de consciência e evolução espiritual.

A prática possui doze ásanas que são a base, sendo indicado para você que procura um aprendizado em ritmo desacelerado, recheado de meditação e que possui sempre as exatas 12 posições na ordem específica.

Quais os Tipos de Yoga

Yoga restaurativa: Trata-se do estilo passivo de Yoga o qual procura a ativação do sistema nervoso parassimpático, que gera a paz interior e vários benefícios que possui nas regulações das atividades do corpo e da mente, para remodelar todo o seu sistema.

Esse yoga nos restaura e nutre por meio do relaxamento físico, mental e emocional. Usa “props” para nos dar apoio indispensável ao corpo, permitindo resistência para permanecer em determinadas posturas.

Ótimo para você que está procurando um Yoga relaxante, calmo e passivo. Diferente dos demais, neste você somente recebe o Yoga.

Yoga Integrativa: Idealizado por Joseph Le Page no ano de 1994, com conceitos do Hatha Yoga, procura juntar todos os aspectos do Ser por meio de posturas, métodos respiratórios, relaxamento e meditação.

O mestre sempre observa as necessidades individuais durante os ensinamentos, sendo excelente pra você que procura uma maneira tranquila e progressiva de começar a praticar yoga sem exigir muito esforço físico.

Yoga Terapia: É o tipo de Yoga que encaminha as práticas posturas fáceis, respiração, relaxamento e meditação do Yoga afim de prevenir ou amenizar doenças.

O foco desse estilo é que o indivíduo aprenda os movimentos necessários a sua condição e seja capaz de usar em prol da sua saúde.

O treinamento é ministrado individualmente ou em equipe reduzida para que todos recebam um atendimento mais individual. Indicado para você que deseja uma prática mais leve que vai prevenir o aliviar determinada condição física.

Vinyasa Flow: O Vinyasa Flow Yoga foi motivado pelo Ashtanga, Vinyasa Yoga e no Iyengar Yoga.

Auferiu a nomenclatura do Vinyasa e o entusiasmo de executar sequências de posições conectadas a respiração. A prática da forma que conhecemos atualmente teve origem na década de 70 nos EUA.

Vinyasa quer dizer por de maneira especial, logo os ásanas são postos em determinada sequência de maneira a conseguir cumpri o objetivo da prática. Ela é constituída por sequências fluídas de posições que precisam ser integradas entre respiração e movimento, que são modeladas e instauradas por cada mestre.

Isso é o que faz a prática mudar de acordo com os ensinamentos de cada mesmo, embora o princípio permaneça o mesmo. A expressão flow é uma palavra em inglês que simboliza a qualidade fluída desse tipo de Yoga.

Ótimo para você que procura uma prática de desempenho e criativa, com várias possibilidades de sequências.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.