Yoga ou Ioga — Qual é o Certo?

Yoga ou Ioga — Qual é o Certo?

Qual é a forma certa: Yoga ou Ioga? Bom, essa é uma dúvida muito comum entre os praticantes e não praticantes, em relação a forma certa de escrever.

Para acabar de vez com essa dúvida, resolvi criar este artigo explicando as diferenças básicas entre esses dois termos. Quer saber? Continue lendo.

Basta uma rápida navegada na internet que logo encontramos a palavra yoga escrita com Y bem como ioga escrita com I, embora este último seja mais raro de se encontrar.

Uma Palavra Que Veio do Sânscrito

A palavra Yoga quer dizer “unir”, um termo sânscrito que originou de um idioma da Índia, pois como já comentei em outros artigos aqui no Blog, é de lá a origem do Yoga.

Então este termo estrangeiro começou a ser usado em nosso dia a dia com mais frequência, passando a integrar o nosso vocabulário. Entretanto, no momento em que passou a ser oficial, receber uma versão em nosso idioma, sendo escrita com a letra “I”.

A diferença entre os dois termos vai além da grafia. Yoga se pronuncia com o “ô” mais fechado e ioga com o “ó” mais aberto. Pronto, já tem o seu preferido?

Tendo esclarecido a dúvida sobre a grafia, ainda temos outra dúvida pairando no ar: tem uma maneira precisa, certa de falar e escrever esses dois termos?

Leveza é essencial em todas as questões, e as mais simples não fogem a regra.

Não há uma maneira mais correta do que a outra. As duas podem ser usadas.

Yoga conforme a origem da palavra e Ioga com a grafia ajustada ao nosso idioma. Você pode escolher a que mais lhe convém falar e escrever, isso não vai afetar os seus resultados com a prática. Ou seja, como diz no logo do site, só muda a escrita.

Tenha em mente o significado “unir”. O importante é que todos os praticantes de yoga não criem uma separação entre si pelo fato de um pronunciar e escrever de forma diferente do outro.

Como bem sabemos cada idioma possui a sua particularidade que o mantém único e diferente dos demais.

Todos Têm Direito aos Mesmos Benefícios

Certamente você já leu algum post aqui no site falando sobre os inúmeros benefícios proporcionados pela prática constante do Yoga. Mas ainda assim irei mencionar alguns:

  • Redução do estresse
  • Relaxamento profundo do corpo
  • Eleva o poder de concentração
  • Promove o bem-estar

Há benefícios que você conquista logo no início e outros que viram no longo prazo.

Não se trata de apenas mais uma atividade física, é um estilo de vida com equilíbrio, paz, contato com o Eu Interior e decidido a viver em paz com tudo e todos. Isso inclui o estreito contato com a vida, a natureza, o Universo, etc.

Se você quiser se aprofundar mais no assunto, clique abaixo no título do artigo Curso de Yoga Online e aproveite a oportunidade. Gratidão!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.