7 mitos comuns sobre o yoga que você precisa se livrar

O yoga possui milhares de praticantes no mundo todo. Os benefícios para o corpo e para mente dessa arte milenar estão mais do que comprovados. Mesmo assim, há vários mitos relacionados à prática do yoga. Será que você já ouviu algum deles por aí e, até mesmo, chegou a acreditar neles? Para que você entenda melhor como a prática funciona, vamos te mostrar alguns dos mitos sobre o yoga. Continue a leitura e saiba mais!

mitos do yoga ou ioga

1. Yoga é só para mulheres

Sem dúvida alguma, esse é um dos mitos comuns sobre o yoga. Felizmente, cada vez menos os homens pensam dessa forma. Aliás, há vários motivos para homens conhecerem e praticarem yoga, como por exemplo:

  • Aumenta a flexibilidade
  • Melhora a performance sexual
  • Redução do risco de lesão em treinos
  • Acalma e relaxa a mente
  • Alivia o estresse
  • Melhora da respiração
  • Expansão dos limites
  • O yoga trabalha os músculos de uma forma completa

2. É necessário ser flexível para praticar yoga

Um dos principais benefícios do yoga, é justamente, aumentar a flexibilidade do corpo. Então, esse mito simplesmente não faz sentido algum. Afinal, a prática constante irá te ajudar a ter mais flexibilidade corporal. Além disso, o yoga não é uma prática de acrobacia, mas sim, uma técnica que integra a mente e o corpo, melhorando a saúde como um todo.

E ao praticar yoga, você irá saber quais são os seus limites e, assim, conhecer melhor o seu corpo.
Com o tempo, vai ficar mais fácil praticar diversas asanas (posturas), principalmente aquelas que são consideradas desafiadoras e exigem maior equilíbrio e força do corpo. Então, se você acha que o seu corpo não é flexível, tem ainda mais um motivo para praticar yoga!

3. O único benefício do yoga é acalmar a mente

Vamos entender melhor um dos mitos mais comuns sobre o yoga? Em primeiro lugar, é fundamental que você saiba que a prática ajuda sim, a acalmar e relaxar a mente. O foco na respiração e os movimentos, fazem com que você consiga se voltar para si mesmo, aliviando o estresse. Isso, obviamente, ajuda a relaxar a mente.

A prática constante irá trazer resultados ainda melhores. Mas nem de longe, esse é o único benefício do yoga. Nós estamos falando de uma filosofia que une corpo, mente e espírito. Dessa forma, ela traz muito mais benefícios. Aliás, há várias práticas de yoga. Cada uma delas exige movimentos diferentes e, claro, trazem determinados benefícios.

comprar livros de yoga

A vantagem do yoga é que ele aumenta o autoconhecimento, fazendo com que assim, você tenha mais consciência daquilo que está sentindo. Portanto, a prática ajuda você a lidar melhor com as suas emoções no dia a dia.

4. Quem está acima do peso não pode praticar yoga

Esse também é um dos mitos comuns sobre o yoga. Mas te garanto: isso não é verdade. É importante você entender que as posturas são adaptadas de acordo com o condicionamento físico, limites e experiência de quem irá praticar. E se o seu objetivo ao praticar yoga é emagrecer, é interessante combinar o yoga com outras atividades físicas.

Mas claro, é necessário consultar um médico para que você seja liberado para praticar a atividade em questão. Então, cuidado com esse mito, porque ele simplesmente não faz sentido. O yoga exige determinação, foco e disciplina. Isso, claro, sempre respeitando os seus limites.

5. Apenas pessoas calmas conseguem praticar yoga

Esse mito também é bem comum e faz com que pessoas mais agitadas acreditem que não terão sucesso ao praticar yoga. Mas olha só: o yoga ajuda a acalmar e relaxar a mente. Claro que se você for uma pessoa bem agitada ou então, no momento, está lidando com várias coisas ao mesmo tempo, pode sentir dificuldade para se concentrar, pelo menos no início.

Mas um dos benefícios do yoga não é justamente aumentar o autoconhecimento? Então, não deixe isso impedir a prática de forma alguma! O que quero dizer é que pessoas agitadas e ansiosas, terão benefícios ao começar a prática. E ao contrário do que algumas pessoas dizem, o yoga não serve simplesmente para você ficar sentado, tentando se livrar de todos os pensamentos que aparecem na sua cabeça. Não é bem assim que funciona.

Existem várias posturas de yoga. Muitas delas, envolvem vários movimentos corporais e, consequentemente, exigem mais foco e atenção. É a prática constante que irá te ajudar a controlar melhor os pensamentos e emoções. Isso fará com que você tenha mais facilidade para lidar com a agitação mental não apenas durante as aulas de yoga, mas também, no dia a dia.

Caso você sinta que está muito agitado e não consegue relaxar, saiba que há vários exercícios de yoga que diminuem o estresse e a ansiedade.

6. Yoga é uma religião

O yoga realmente é uma religião? Esse também é um dos mitos comuns sobre o yoga. Na verdade, nós estamos falando de um conjunto de técnicas que combina respiração, meditação e posturas corporais.
Embora a prática esteja relacionada a religiões do oriente (como o hinduísmo), ela não exige que você deixe a sua religião para praticá-la.

O yoga é um modo de pensar e aumentar o conhecimento, para ter mais qualidade de vida e equilíbrio.
É uma filosofia de vida que aumenta a sintonia com o universo e consigo mesmo. Ou seja, não se trata de um dogma religioso.

7. É preciso ser vegetariano para praticar yoga

Não, não é preciso ser vegetariano para praticar as posturas da Ioga. Aliás, esse é um dos mitos comuns sobre o yoga. Não há dúvidas de que muitos praticantes são vegetarianos e que há uma grande relação entre o vegetarianismo e essa técnica milenar.

Mas isso não quer dizer que você precisa deixar de comer carne para se tornar um praticante, ok? O vegetarianismo não é uma obrigação de quem gosta de praticar yoga. Se com o tempo, você sentir que essa mudança alimentar está alinhada com os seus valores e novas escolhas de vida, ótimo! Mas não se sinta obrigado mudar a sua alimentação.

mitos sobre a pratica de yoga Blog Yoga ou Ioga - Só Muda a Escrita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima