O Que é Kundalini Yoga

O Que é Kundalini Yoga

A Kundalini Yoga é uma arte milenar que compreende a forma de trabalhar a expansão da consciência, despertando e promovendo a subida da Energia Kundalini por meio do canal da espinha vertebral, penetrando e ativando os centros de energia conhecidos como chakras.

Esse processo é realizado misturando e conectando Prana (energia cósmica) com Apana (energia de eliminação) produzindo dessa forma uma pressão que estimula a subida da kundalini por meio da coluna fazendo o uso de:

  • Pranayamas (exercícios respiratórios)
  • Bhandas (contrações corporais)
  • Kryias (jogos completos de exercícios)
  • Asanas (posturas)
  • Mudras (gesticulação com mãos, dedos ou braços)
  • Mantras (palavras cantadas)

Diferença Entre Prana e Aprana

Prana é a estímulo básico da vida, presente no ar que respiramos, no alimento bem como na clorofila que ingerimos e que assimilamos sem nenhum esforço. A prática da Kundalini Yoga destaca a sucção da energia cósmica.

Aprana é a força decisiva cuja reserva se encontra nos chakras inferiores.

No momento em que tal força sobe juntando-se a prana por meio de exercícios, respirações e bhandas é produzida uma pressão que, ao gerar calor (energia), faz a emergia Kundalini subir por meio dos chakras, insto é, ao longo da coluna vertebral, local em que corre todo nosso sistema nervoso.

Um Segredo Muito Bem Guardado

Tal sabedoria foi um segredo trancado a sete chaves, distribuído pelo Guru a estudantes específicos ao longo de centenas de anos.

Segundo as escrituras yóguicas esta antiquíssima arte possui 7 mil anos. Os ensinamentos foram dados a conhecer apenas aos iniciados em templos e monastérios da Índia, Nepal e Tibet.

kundalini yoga benefícios yoga ou ioga

Kundalini e Tantra

A Kundalini Yoga uma ligação estreita com Tantra, o qual possui também a capacidade de despertar a energia Kundalini. Graças a Yogi Bhajan tal sabedoria veio a público para o ocidente.

Por meio da prática da Kundalini Yoga você é capaz de conectar sua consciência “comum” à sua consciência superior, ou cósmica, de maneira regular ou frequente, praticando adequadamente uma sequência de exercícios e meditações combinadas.

Agindo assim, você sente o movimento da energia dentro de si e em volta do seu corpo, fazendo com que conscientemente, inicie o direcionamento desse fluxo energético para estimular e despertar os chakras.

A Kundalini é um magnífico e poderoso estoque de energia, representado pelo símbolo de uma serpente enrolada na base da coluna vertebral.

Tal energia possui a energia do átomo a qual é enviada pela respiração e que todo ser humano possui a seu dispor para dar vida à seu corpo-matéria.

Tudo No Seu Próprio Tempo

Toda yoga promove a subida da kundalini, porém, cada uma em seu próprio ritmo. Essa energia transformadora estimulada no decorrer das práticas tonifica, limpa e revigora o metabolismo, fortalecendo a saúde psico física do indivíduo.

Após essa fase de purificação, que envolve mudança nos hábitos alimentares e de atitudes, a kundalini se expande e, ao cruzar o chakra do coração rumo aos chakras superiores, alcança uma consciência extraordinária, de enorme sutileza e percepção.

É o estado de samadhi, bliss ou nirvana, o êxtase da existência.

A Kundalini Yoga é chamada de Yoga da Consciência, suas práticas são dinâmicas, estimulantes e objetivas.

Benefícios

Fortalece, alonga, relaxa a musculatura e todo metabolismo. Eleva a capacidade respiratória e o nível de vitalidade física e psíquica.

Promove a harmonia dos sistemas nervoso e glandular, conectando-os com a rede de meridianos, chakras e corpos energéticos. Possibilita também um profundo mergulho na Meditação.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.