Antes que você comece a se questionar, não há registros sobre que foi a pessoa que “inventou” o Yoga. Praticantes do sexo feminino são conhecidos como Yogini e masculino Yogi. Ambos buscam o mesmo objetivo: a iluminação. Ao longo de milênios, os iogues transmitiram seus ensinamentos aos alunos e diversas escolas diferentes de ioga apareceram ao passo que a prática expandia por todas as partes do mundo.
De forme bem resumida, Yoga serve para nos ajudar a controlar nossa ansiedade e estresse, relaxar nossa mente e corpo além aumentar nossa capacidade de concentração.Quando você começa a praticar Ioga, irá sentir uma enorme redução da tensão mental e muscular, começa a viver no momento presente.

O yoga sutra, um tratado de 2 mil anos a respeito da filosofia yogue do sábio indiano Patanjali, é um método a respeito de como dominar a mente, ter sob controle suas emoções e elevar-se espiritualmente. O Yoga Sutra é o primeiro manuscrito de Yoga e um dos textos mais antigos de que se tem notícias e oferece a estrutura completa para o Yoga praticado nos dias de hoje.
Conhecemos o yoga por suas posturas e posições, entretanto, não eram esses os fatores essenciais das tradições originais do yoga na Índia. Eles não importavam em fortificar os músculos, o objetivo era expandir a energia espiritual utilizando métodos de respiração e foco mental. Essa arte milenar começou a ganhar popularidade no Ocidente no término do século XIX (19). Por volta de 1920 e 1930 houve enorme interesse pela prática do Yoga no Ocidente.
A filosofia da yoga
Para passar sua mensagem espiritual e guiar as sessões, o yoga normalmente utiliza as imagens de uma árvore com raízes, um tronco, galhos, flores e frutos, onde cada uma das ramificações do yoga representa um foco distinto e um aglomerado de características.

Os caminhos da yoga
Já sabemos que a yoga é um arte milenar que surgiu na Índia há mais de 5 mil anos, nos dias atuais, é praticada no Ocidente desde o início do século 19. Um dos principais responsáveis por trazer esta prática para o Ocidente foi Paramahansa Yogananda. O objetivo final de todos os caminhos da yoga é o mesmo: promover a união com Brahman (Deus). Embora cada um possua suas próprias características
- Hatha Yoga: foca no aspecto físico e mental programado para preparar o corpo e a mente.
- Raja Yoga: engloba meditação e anuência estrita a uma série de fases disciplinares conhecidas como “8 membros” do yoga.
- Karma Yoga: é uma via de serviço cujo objetivo é elaborar um futuro ausente de negatividade e egoísmo.
- Bhakti Yoga: objetiva marcar a via da devoção, uma forma positiva de canalizar emoções e cultivar a aceitação e tolerância.
- Jnana Yoga: envolve a sabedoria, o caminho do estudioso e do crescimento do intelecto por meio do estudo.
- Tantra Yoga: a via do ritual, cerimônia ou realização de um relacionamento.
Começar no yoga com um objetivo já especificado em mente pode ajudar você a decidir com precisão qual desses caminhos citados acima seguir.
O significado de chakras
Em tradução literal, chakras quer dizer roda giratória. O yoga assegura que os chakras são pontos centrais de energia, pensamentos, sentimentos e corpo físico. Segundo os professores de yoga, os chakras ditam a forma como as pessoas experimentam a realidade por meio de reações emocionais, desejos ou aversões, níveis de confiança ou medo e até sintomas e efeitos físicos.
Se a energia é bloqueada em um chakra, promove uma série de desequilíbrios físicos, mentais ou emocionais que se exprimem nos sintomas, como ansiedade, letargia ou má digestão. Asanas são as várias posições físicas no Hatha Yoga. Os praticantes de ioga utilizam ásanas para liberar energia e estimular um chakra desequilibrado.

Os 7 chakras do corpo humano
Além de saber para que serve Yoga, você precisa também conhecer os 7 chakras do corpo humano e como identificar cada um deles.
- 1º. Muladhara – chakra raiz – Eu Sou: O “suporte radicular” ou “chakra básico” está na base da coluna vertebral na região coccígea. Aquele que guarda nossos impulsos naturais relacionados à comida, sono, sexo e sobrevivência, bem como a fonte de evasão e medo.
- 2º. Svadhisthana – chakra umbilical – Eu Sinto: O chakra “pélvico” é a morada dos órgãos reprodutivos, do sistema geniturinário e da glândula adrenal.
- 3º. Manipura – chakra do plexo solar – Eu Faço: Amarelo simboliza a “cidade das joias” os terapeutas conectam esse chakra com o sistema digestivo, além de poder pessoal, medo, ansiedade, desenvolvimento de opiniões e tendências em direção a uma personalidade introvertida.
- 4º. Anahata – chakra cardíaco – Eu Amo: O chakra “rompido” ou “coração” simboliza às cores verde e rosa. Questões-chave que envolve anahata incluem emoções profundas, compaixão, ternura, amor incondicional, equilíbrio, rejeição e bem-estar.
- 5º. Vishuddha – chakra laríngeo – Eu Falo: A cor azul simboliza o chakra “especialmente puro” ou “garganta”. Considerado chakra o lar da fala, audição e metabolismo.
- 6º. Ajña – chakra frontal – Eu Vejo: O “comando” ou “chakra do terceiro olho” é um ponto de encontro entre duas essenciais correntes energéticas do corpo. Ajna corresponde às cores violeta, índigo ou azul profundo, ainda que os praticantes tradicionais de ioga o descrevam como branco. O ajna chakra refere-se à glândula pituitária, que promove o crescimento e o desenvolvimento.
- 7º. Sahaswara – chakra coronário – Eu Entendo: O chakra de “mil pétalas” ou “coroa” simboliza o estado de pura consciência. Este chakra encontra-se no topo da cabeça e a cor branca ou violeta o simboliza. Sahasrara envolve questões de sabedoria interna e morte física.
Vários estilos de yoga combinam posturas físicas, técnicas de respiração e meditação. Desde pouco tempo atrás, tornou-se popular como uma maneira de exercício físico baseado em posturas que proporciona melhor controle da mente e do corpo e melhoram o bem-estar.
Como já dito em outros artigos aqui no site, há diversos tipos distintos de yoga e várias disciplinas dentro da prática. Continue navegando no site, escolhendo outros artigos abaixo ou clicando no botão início para ver todas as categorias de conteúdo.
Pratique yoga em casa, mas nunca sozinha. SAIBA MAIS