Diferença entre yoga e pilates: conheça os benefícios de cada atividade!

Pouca gente sabe, mas existe uma diferença entre yoga e pilates apesar de ambas as práticas serem ótimas para a nossa saúde e bem-estar. Em caso de dúvidas sobre qual delas seguir, vou explicar em detalhes o que cada uma tem a oferecer. Assim, ficará mais fácil de você escolher qual método seguir de acordo com suas necessidades e expectativas.

diferença entre yoga ou ioga e pilates

Yoga x pilates

Antes de irmos direto ao ponto, vamos analisar o que cada método em si representa. É comum se confundir sobre as duas práticas, mas elas se diferem principalmente em sua origem e filosofia, veja:

Onde surgiu a yoga?

Sua origem remonta há mais de 5 mil anos lá na Índia e sua tradução literal é “união”, trabalha o corpo e a mente ao mesmo tempo. Os objetivos desta disciplina são ajustar a respiração, desenvolver flexibilidade e aprender os meandros do relaxamento.

Essa prática também ajuda a equilibrar os pensamentos e permite que você gerencie melhor o estresse para um desenvolvimento mental. A atividade também inclui exercícios de respiração e meditação.

Benefícios

  • Diminui as dores no corpo, inclusive na coluna
  • Ajuda na digestão e ajuda na perda de peso
  • Proporciona o condicionamento físico
  • Regula os batimentos cardíacos
  • Reduz o estresse e ansiedade
  • Melhora o sistema respiratório
  • Amplia o sistema imunológico
  • Eleva nossa energia vital
  • Sono de qualidade

Onde surgiu o pilates?

Esta prática é antes de tudo um condicionamento físico, uma atividade de reabilitação que tem como foco o desenvolvimento do corpo. O método Pilates é um conjunto de exercícios físicos desenvolvidos por Joseph Pilates no início do século XX. A atividade visa desenvolver músculos profundos, melhorar a postura e a flexibilidade articular.

diferença entre yoga e joseph pilates
Joseph Pilates nasceu em 1880 perto de Düsseldorf, na Alemanha

O método se concentra principalmente nos músculos centrais. Os exercícios visam relaxar e fortalecer os músculos enquanto as posturas são mantidas. De certa forma, a Yoga também faz isso com o seu corpo. Ela ajuda a fortalecer a musculatura e endireitar a postura. Mas, seu carro-chefe é trabalhar o corpo e a mente juntos! Enquanto o Pilates trabalha “somente” o corpo. Se você ainda está confuso sobre a diferença entre yoga e pilates, vou listar 6 coisas que irão sanar suas dúvidas agora mesmo.

comprar livros de yoga

Benefícios

  • Proporciona relaxamento, bem-estar e aumenta a autoestima.
  • Tira as toxinas do corpo e facilita a drenagem linfática.
  • Ganho de resistência física e consciência corporal.
  • Aprimora nossa respiração e flexibilidade.
  • Músculos fortalecidos e postura ajustada
  • Melhora a capacidade de concentração
  • Aprimora a coordenação motora
  • Auxilia no controle de peso

Diferença entre yoga e pilates na prática

Vale ressaltar que não existe uma prática melhor do que a outra, o que temos a nossa disposição são duas ferramentas incríveis, com um enorme poder de transformar profundamente a nossa vida. Só nos resta escolher aquela com a qual melhor nos identificamos e claro, nada te impede de praticar ambas.

Corpo e mente

Na verdade, a principal diferença entre yoga e pilates é que, ao contrário da Yoga, o Pilates não é uma disciplina espiritual. Na verdade, o Pilates visa melhorar o corpo durante a atividade física. Embora ele exija grande concentração, essa prática não inclui filosofia de vida ou meditação.

Já a Yoga pode ser vista como um modo de vida ou um estado de espírito. A palavra “Yoga” vem do sânscrito e significa “união”. Esta atividade, portanto, visa unir corpo e mente. Especialmente por meio da respiração e da consciência do corpo. Cada postura é uma atividade física, meditação e respiração ao mesmo tempo.

Respiração

De modo geral, na Yoga, como no Pilates, os alunos devem se concentrar na respiração. É importante que sua respiração esteja sincronizada com os movimentos que realizam. Porém, as técnicas de respiração são diferentes para as duas disciplinas.

No Pilates, você inspira pelo nariz e expira pela boca durante os exercícios. Na ioga, não respiramos da mesma maneira. Na verdade, inspiramos e expiramos pelo nariz e não pela boca.

diferença entre yoga ou ioga e meditação

Conjuntos de exercícios

Como na ginástica, o Pilates requer a realização dos mesmos movimentos várias vezes. Essas repetições são chamadas de “conjuntos”. Entre as séries, às vezes fazemos uma pausa para controlar nosso posicionamento e verificar se estamos trabalhando os músculos certos.

Conjuntos e tempos de inatividade não existem na Yoga. Realizamos a postura uma vez de cada lado e os movimentos ficam encadeados.

Desenvolvimento de uma boa postura

Pilates é uma atividade que visa melhorar ou corrigir a postura e trabalha os músculos profundos, o posicionamento da coluna e da pelve. Embora a Yoga trabalhe a postura usando alongamento, os movimentos são livres e tudo o que você precisa naquele momento é do equilíbrio do seu corpo.

Os benefícios

Se você considerar a Yoga e o Pilates de um ponto de vista puramente físico, alguns exercícios têm os mesmos efeitos positivos. Ambas as disciplinas trabalham para melhorar a postura, desenvolvendo músculos profundos e flexibilidade. Alguns exercícios de Pilates são inspirados em posturas de Yoga.

Como a Yoga, o Pilates promove uma maior consciência do corpo. Ambas as atividades oferecem exercícios para liberar a tensão nos músculos. Mas os benefícios da Yoga não param por aí. Quando você pratica a Yoga, você está trabalhando sua mente, enquanto no Pilates, não.

A Yoga visa “puxar” sua mente para o presente momento, tirando todo lixo de pensamentos que se alojam em nossa cabeça. De fato, a mente fica mais leve enquanto o corpo colabora para isso.

Acessórios

As duas disciplinas oferecem vários exercícios de solo e, portanto, requerem o uso de um tapete. Outros acessórios podem ser usados ​​para Yoga e Pilates, como bolas, blocos, bambolês e alças. Mas, grosso modo, na Yoga, tudo o que você precisa é do seu corpo. É uma prática que exige equilíbrio corporal e mental. Dessa forma, é um método mais acessível para quem pratica Yoga em casa, por exemplo.

Afinal, qual prática escolher?

Agora que você conhece a diferença entre o Yoga e Pilates ficará mais fácil escolher. Se você quer somente trabalhar a musculatura do corpo e corrigir a postura, o Pilates é o mais indicado. Mas, se você anseia alcançar benefícios para a mente, então a Yoga é o caminho.

É uma prática que melhora seu corpo, tonificando os músculos, mas também ajuda a esvaziar a mente. A sensação de leveza após as aulas de Yoga são incríveis. Tanto que os alunos que começam levam a prática para a vida inteira. Em meio ao mundo em que vivemos cuidar da nossa mente deve ser prioridade acima de tudo!

comprar livros de yoga

Portanto, escolha aquela que melhor pode atender suas necessidades, combinado? Atenção, consulte o seu médico antes de iniciar as aulas de ioga e Pilates. O que achou deste conteúdo? Espero que ele tenha sido útil para você! Leia também: https://yogaouioga.com.br/origem/6-mitos-sobre-a-ioga/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima