O Que é Yoga Terapia

O Que é Yoga Terapia

A terapia da ioga é um estilo de terapia que usa posições de ioga, exercícios respiratórios, meditação e imagens guiadas para aperfeiçoar a saúde mental e física.

O objetivo holístico da terapia de ioga fomenta a integração da mente, corpo e espírito. A moderna terapia de ioga abrange uma vasta gama de modalidades terapêuticas, incorporando elementos da fisioterapia e da psicoterapia.

Questões Tratadas Pela Yoga Terapia

A terapia da yoga é um campo em evolução e as evidências científicas começaram a notar sua eficácia. É utilizada para tratar problemas de saúde mental e física existente, porém também pode ser utilizado como uma tática de autocuidado para prevenção.

A terapia da ioga está bem definida como tratamento para depressão e ansiedade . Um estudo mostrou que a terapia de ioga também apresenta resultados para o tratamento do estresse pós-traumático (TEPT) e esquizofrenia.

Além do mais, os terapeutas da ioga deram início ao desenvolvimento de modalidades de tratamento para atender crianças com autismo.

O livro Yoga Terapia para crianças com autismo e necessidades especiais, escrito em 2013 pela professora de yoga Louise Goldberg, já é dito como um texto crítico para novatos e experientes terapeutas de yoga.

Especialistas em saúde mental mostram como o yoga afeta positivamente as partes da mente e do corpo suscetíveis ao vício.

Pesquisas demonstraram que o yoga eleva o neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico), o que é essencial porque os níveis de GABA são estatisticamente baixos em indivíduos que sofrem abuso de substâncias, ansiedade e depressão.

Devido à sua concentração na integração da mente e do corpo, a terapia de ioga também é usada para resolver muitos problemas de saúde física . Foi efetivamente usado para tratar dores nas costas, problemas cardíacos, asma, fadiga crônica, hipertensão, esclerose múltipla e efeitos colaterais da quimioterapia.

Prática e Benefícios da Yoga Terapia

o que é yogaterapia gaba

A terapia de yoga é exercida em vasta gama de formatos. Os fisioterapeutas, por exemplo, costumam programar técnicas de ioga na sessão de massagens e demais tratamentos.

A prática de terapia de yoga pode ser semelhante com fisioterapia, terapia de reabilitação e / ou psicoterapia.

Ao contrário de uma aula de yoga convencional, as sessões de terapia de yoga geralmente são feitas em grupos individuais ou em pequenos grupos.

A terapia de ioga pode ser usada como uma terapia complementar para complementar outras maneiras de tratamento, ou pode ser utilizada a fim de tratar diretamente um problema específico.

As técnicas de ioga variam de simples a avançadas e podem ser apreciadas por pessoas de todas as idades.

Os benefícios potenciais da terapia de ioga envolvem diminuição do estresse, bem-estar psicológico, dieta melhorada e funcionamento eficiente dos sistemas corporais.

Os resultados mostraram não somente que a terapia de ioga diminuiu efetivamente a ansiedade dos indivíduos, como melhorou diversas dimensões da saúde física e mental, envolvendo fisicalidade, relaxamento e atenção plena.

Como Surgiu

A terapia do yoga está enraizada na prática antiga do yoga, que se originou milhares de anos atrás na Índia. Ela começou a surgir no Ocidente formalmente na década de 1980, como resultado de um estudo feito pelo Dr. Dean Ornish.

Dr. Dean Ornish

A pesquisa ilustrou como a implementação de um programa de estilo de vida saudável poderia regressar doenças cardíacas. O programa de Ornish incluía ioga terapêutica e foi o primeiro do gênero a destacar os benefícios do uso dessa forma.

Esse processo de tratamento de doenças cardíacas foi aprovado para cobertura de seguro em 1990 e selou o início da aceitação do yoga pela área médica como uma opção de tratamento.

Em 1983, o Confiança Biomédica do Yoga foi inaugurado para desenvolver e padronizar ainda mais o campo da terapia de yoga.

A Associação Internacional de Terapeutas de Yoga (IAYT) foi fundada em 1989 e, desde então, promoveu conferências de ioga, publicou o Jornal da Associação Internacional de Terapeutas de Yoga e contribuiu para a criação de padrões de treinamento em terapia de ioga.

Ambas as organizações facilitaram a pesquisa para explorar a extensão do potencial da terapia de ioga.

Possíveis Resultados

Quando um indivíduo opta por iniciar a terapia de ioga, o terapeuta conduz inicialmente uma avaliação inicial. Esta avaliação foi programada para fazer o seguinte:

  • Verificar possíveis problemas de saúde
  • Averiguar estilo de vida e capacidade física
  • Discuta os motivos para procurar terapia
  • Crie um curso de tratamento

Uma vez acordado o processo de tratamento nesta primeira consulta, a frequência das sessões é acertada e as sessões são programadas. A partir deste ponto, as sessões de terapia provavelmente envolverão os seguintes componentes:

Exercícios respiratórios (Prayanama): O terapeuta guiará você em terapia por meio de uma série de exercícios respiratórios que mudam de respirações energizantes a respirações equilibradas.

Posturas físicas (Asana): O terapeuta apresentará à pessoa em tratamento posturas de ioga apropriadas que tratam de áreas problemáticas. Por exemplo, a pose “Pernas na parede” é utilizada para tratar coisas como ansiedade e insônia. Nesta postura, você deita de costas com as pernas posicionadas contra a parede.

Meditação: Relaxamento e atenção plena são o foco da meditação quando combinada com posturas de ioga.

Imagens guiadas: o terapeuta procura acalmar o corpo e a mente, fornecendo uma visualização guiada com o objetivo de proporcionar paz interior.

Lição de casa: Um elemento essencial para toda prática de yoga é encontrar uma forma de incorporá-la à vida cotidiana. Os terapeutas de ioga passam instruções sobre como utilizar o que foi ensinado no tratamento em casa.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.