Benefícios

O Que Significa Saudação ao Sol no Yoga? Descubra Agora!

Você sabe o que significa saudação ao sol no Yoga? Qual é a importância desta asana?

Neste artigo vamos descobrir o real significado de Surya Namaskara ou simplesmente “saudação ao sol” para a Yoga e seus benefícios para o corpo.

Uma asana que qualquer pessoa pode praticar, até os iniciantes na Yoga.

O que significa saudação ao Sol no Yoga ou Ioga

O Que Significa Yoga Saudação ao Sol?

Surya em sânscrito significa ”sol “, namaskara significa ” saudação “.

O sol representa o conhecimento e a clareza que todos possuem e que, graças à prática constante de saudar o sol.

Na Yoga, vemos isso como sendo possível despertá-lo dentro de nós, observando a luz eterna do conhecimento.

Mas basicamente, na cultura hindu, existem dois termos que indicam, respectivamente, saudação:

  • Namaskara
  • Namaste

Namaskara é mais voltado para objetos ou animais, o Namaste é voltado para pessoas, especialmente praticantes de yoga.

Na Yoga, saudar é muito mais do que acenar com a mão, pois vemos isso como saudável dar uma bênção ao próximo e sintonizar com a sua alma.

De fato, o termo Namaste significa “minha alma se curva à sua alma” e é frequentemente pronunciado no início e no final de cada sessão de Yoga.

Como é a Postura da Saudação ao Sol?

Os movimentos e as posturas da saudação ao sol lembram o nascer e o pôr do sol, não é por acaso que é aconselhável praticá-lo nesses dois momentos do dia para obter maiores benefícios espirituais.

yoga saudacao ao sol

O movimento cíclico de surya namaskara reflete completamente a vida do sol que nasce no horizonte, sobe e desce novamente para retornar ao ponto de partida.

É considerada a prática mais completa, pois combinam os asanas, a respiração (pranayama) e os mantras para o equilíbrio.

Benefícios da posição as saudação ao sol

Agora que você já sabe o que significa a saudação ao sol no Yoga, vamos conhecer os benefícios para a saúde física e mental desta posição.

1.      Alivia o estresse do dia a dia

Os movimentos cíclicos e repetidos dos asanas que fazem parte de surya namaskara contribuem para restaurar o ritmo natural da respiração.

Quando há alguma situação de estresse, a respiração muda automaticamente o ritmo e sintoniza para um nível mais alto de batimentos e pulsações.

A saudação ao sol através de movimentos aeróbicos consegue equilibrar a respiração e liberar a mente do estresse.

Expandir a respiração ajuda a eliminar doenças do sistema respiratório e excesso de muco.

2.      Aumenta a força muscular

Quando as posições são executadas em sequência, todo o sistema muscular é tonificado e fortalecido.

Também reforça a estabilidade e o centro de gravidade do corpo.

3.      Ativa a circulação sanguínea

Pernas pesadas e cansadas pode ser um problema de má circulação.

A prática de saudação ao sol ajuda a ativar a circulação sanguínea, deixando as pernas muito mais leves e tonificadas.

4.      Aumenta a concentração mental. 

A saudação ao sol é um exercício que desperta a concentração principalmente porque obriga a lembrar da sequência e todas as posições que a enriquecem.

5.      Aumenta o sistema imunológico.

Alivia dores nas costas e corrige a postura.

Se as pernas se beneficiam porque a circulação é ativada, as costas agradecem.

A prática de surya namaskara massageia e tonifica os músculos das costas.

Além disso, as flexões contínuas para frente e para trás permitem que a coluna se torne mais flexível e móvel.

De fato, foi estudado, que muitos problemas ou dores nas costas são causados ​​por pouca flexibilidade na coluna vertebral.

6.      Melhora a coordenação dos movimentos.

Pode ser praticado por qualquer tipo de pessoa.

Não há limite para a prática da saudação ao sol, pois pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos.

O importante é fazer as alterações ou acréscimos certos com base na idade e na estrutura corporal e ouvir seus limites. Pode ser praticado todos os dias e serve como um treino diário para todo o corpo.

7.      Aumenta a taxa de metabolismo.

A compressão e alongamento do intestino e os movimentos provocados no estômago despertam os órgãos abdominais, permitindo uma assimilação mais rápida dos alimentos.

8.      Antidepressivo sem contraindicações

Com a saudação ao sol, você pode abandonar seu estado de apatia e pequena depressão para renascer em plena consciência.

Cada movimento desperta uma nova energia dentro de você que desperta o sangue e aquece a escuridão da mente.

Conclusão

Saber o que significa saudação ao sol no Yoga é importante e vale muito a pena praticar a Surya Namaskara!

Assim, você se sentirá mais equilibrado e aliviado do estresse do dia a dia!

Namaste!

Posturas Complementares

Tadasana (Pose da montanha)

yoga saudação ao sol Tadasana (Pose da montanha)

Urdhva Hastasana (Saudação ascendente)

yoga saudação ao sol Urdhva Hastasana

Uttanasana (curva para frente em pé)

yoga saudação ao sol Uttanasana

Ardha Uttanasana (meia curva para a frente)

yoga saudação ao sol rdha Uttanasana

Postura do Guerreiro

yoga saudação ao sol High Lunge

Adho Mukha Svanasana (pose de cachorro voltada para baixo)

yoga saudação ao sol Adho Mukha Svanasana

Pose de prancha

yoga saudação ao sol pose da prancha

Chaturanga Dandasana (postura dos quatro membros)

yoga saudação ao sol Chaturanga Dandasana

Urdhva Mukha Svanasana (pose de cachorro voltada para cima)

yoga saudação ao sol Urdhva Mukha Svanasana

Adho Mukha Svanasana

yoga saudação ao sol Adho Mukha Svanasana

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