Yoga Saudação ao Sol

Yoga Saudação ao Sol

Quer aprender como fazer a yoga saudação ao Sol? Neste artigo quero te mostrar 10 etapas simples e alterá-las para se ajustar ao seu humor e nível de energia.

Saudação ao sol é uma sequência de posturas que aquecem, fortalece e equilibram o corpo todo. Útil como prática de ioga para todas as finalidades, como um martelo que também é serra e uma chave de fenda, se você pode imaginar essa realidade.

Penso que essa sequência poderia ser dita como clássica, entretanto existem várias ramificações que diversas escolas contemporâneas refutariam isso.

Você está livre para mudar essa saudação ao sol aqui apresentada, fazendo no seu ritmo. Mudando rápido de uma postura a outra você vai se aquecer num curto espaço de tempo.

Inicie com cinco ou seis repetições e eleve aos poucos para doze ou mais. Você também pode optar por usar um cronômetro iniciando com 3 minutos e ele de forma gradual para qualquer outro número que se sinta confortável.

Outra opção é você tentar se mover devagar e intencionalmente, e perceberá como a sequência vai se transformando em algo parecido com uma meditação em movimento.

Ao praticar dessa forma, mantenha sua consciência focada em local do seu corpo (terceiro olho, coração, por exemplo) e desafie-se a manter concentrado durante a prática.

Quando nos movemos mais rápido se torna estimulante, ao passo que movemos devagar é mais calmante. Independente de sua escolha, a sequência pode ser vista como uma prática de aquecimento.

Pode haver dias de prática em menos em tempo e outras cuja sessão se estende por mais tempo.

Faça Isso Antes de Iniciar a Prática

yoga saudacao ao sol

Aquecimento

Se ponha em Tadasana (postura da montanha) mantendo as palmas das mãos pressionadas em Anjali Mudra (selo de saudação).

Foque por um instante no sol interior do seu coração, que é correspondente microcósmico sol do planeta no coração do sistema solar.

Seu sol interior simboliza a luz da consciência, que em sua ausência nada existiria bem como o planeta não existiria sem a luz do sol.

O sol presente dentro de cada um de nós é constantemente igualado ao Eu corporificado, o jivatman ou “ser liberado”. Você pode dedicar sua prática a essa luz.

Sendo a saudação ao sol sua prática de aquecimento geral, mova-se de maneira lenta e consciente, elevando o calor aos poucos. Sendo uma prática habitual, execute um cão descendente de 2 a 5 minutos como aquecimento.

Tadasana (Pose da montanha)

yoga saudação ao sol Tadasana (Pose da montanha)

Ponha-se de pé com os pés ligeiramente afastados e paralelos um ao outro. Estique os braços (mas não rigidamente) para baixo, ao lado do tronco, palmas voltadas para fora, ombros soltos.

Urdhva Hastasana (Saudação ascendente)

yoga saudação ao sol Urdhva Hastasana

Inspire e leve os braços acima da cabeça em arcos largos. Caso esteja com os ombros tensos, deixe as mãos afastadas e olhe para frente. Do contrário, una as palmas das mãos, abaixe a cabeça e mantenha o olha para os polegares.

Uttanasana (curva para frente em pé)

yoga saudação ao sol Uttanasana

Ao expirar, libere  os braços em arcos largos enquanto se dobra para frente.

Dobre os joelhos no caso de sentir pressão na parte inferior das costas e coloque as mãos nos blocos se eles não chegarem o chão.

Solte o pescoço para que a cabeça caia fortemente da coluna superior.

Ardha Uttanasana (meia curva para a frente)

yoga saudação ao sol rdha Uttanasana

Inspire e force as pontas dos dedos para o chão, endireite os cotovelos e eleve o tronco da frente das coxas. Aumente a parte da frente do seu tronco enquanto arquea uniformemente por toda a extensão da coluna.

High Lunge

yoga saudação ao sol High Lunge

Expire e mova um passo com o pé direito para trás. Centre o joelho esquerdo sobre o calcanhar, de forma que sua canela permaneça perpendicular ao chão e traga a coxa esquerda paralela ao chão.

Force o cóccix contra a pélvis e pressione a coxa direita contra a resistência.

Inspire, volte pelo calcanhar direito. Alongar o tronco ao longo da frente da coxa esquerda. Mantenha o olhar para frente sem esforço.

Adho Mukha Svanasana (pose de cachorro voltada para baixo)

yoga saudação ao sol Adho Mukha Svanasana

Expire e pise com o pé esquerdo em Down Dog. Abra bem as palmas das mãos e as solas dos pés. Empurre a frente das coxas para trás enquanto pressiona firmemente as mãos contra o chão.

Crie a imagem de que seu tronco está sendo puxado como um elástico entre os braços e as pernas.

Pose de prancha

yoga saudação ao sol pose da prancha

Inspire e traga o tronco para frente até que os ombros fiquem sobre os pulsos.

Seus braços estarão perpendiculares ao chão. Esforce para não deixar a parte superior das costas cair entre as omoplatas: pressione os braços externos para dentro e depois – contra essa resistência – distancie as omoplatas.

Force seu cóccix contra a pélvis e pressione as coxas para cima.

Chaturanga Dandasana (postura dos quatro membros)

yoga saudação ao sol Chaturanga Dandasana

Expire enquanto dobra os cotovelos e desce até Chaturanga com o tronco e as pernas paralelos ao chão.

Deixe os ombros levantados, afastados do chão e abaixados, afastados dos ouvidos.

Tire as coxas do chão, alongue o cóccix em direção aos calcanhares e estique as costelas inferiores para longe do chão a fim de evitar colapso da região lombar.

Mantenha o olhar rumo ao chão ou levemente para a frente. Se você não conseguir manter o alinhamento, coloque os joelhos no chão até ter mais força.

Urdhva Mukha Svanasana (pose de cachorro voltada para cima)

yoga saudação ao sol Urdhva Mukha Svanasana

Inspire, endireite os braços e levante o peito para frente no Up Dog.

Deixe as pernas ativas, force o cóccix em direção aos calcanhares e pressione as coxas da frente para cima. Distancie os ombros das orelhas. Mantenha olhar para frente ou levemente para cima.

Adho Mukha Svanasana

yoga saudação ao sol Adho Mukha Svanasana

Expire de volta para Down Dog. Para encerrar a Saudação ao Sol, dê um passo com o pé direito em uma estocada, em seguida inspire em Ardha Uttanasana e expire em Uttanasana.

Inspire em Urdhva Hastasana e expire em Tadasana . Veja seu corpo e respiração.

Após terminar de descansar profundamente: finalize dedicando pelo menos 20 a 25% do seu tempo total de prática a Savasana (pose de cadáver).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.