Yoga Para Nervosos

Yoga Para Nervosos

Conheço uma amiga que leu este Livro Yoga Para Nervosos recentemente e ficou bastante motivada. É um livro o qual você precisa reler e foi justamente isso que ela fez quase 4 meses após a primeira leitura e em suas palavras, essa ação praticamente salvo a sua vida.

O termo “nervoso” é empregado no sentido amplo da palavra que quer dizer “todo problema mental” como: depressão, estresse, raiva entre outros.

José Hermógenes, autor do Livro Yoga Para Nervosos foi um militar que se curou de uma doença complexa por meio da prática do ioga e por esse feito acabou se tornando um dos precursor do Yoga no Brasil.

Yoga para Nervosos foi escrito nos anos de 60, por um Hermógenes já consciente. Obviamente ele foi escrito para um público que não tinha acesso a Google e nem Youtube para verificar os termos técnicos e ver em vídeo à execução dos ásanas (posturas).

Estrutura do Livro

O livro é separado em 9 partes:

  • Primeira parte: A Medicina recomenda yoga para nervosos.
  • Segunda parte: Para começo de conversa
  • Terceira parte: A cura: desejo ao seu alcance
  • Quarta parte: As diversas frentes
  • Quinta parte: Sádhana
  • Sexta parte: Higiene estética
  • Sétima parte: Alimentação saudável
  • Oitava parte: Técnicas
  • Nona parte: Vamos à prática!

Da primeira a terceira partes podem ser bastante exaustivas para você.

O próprio José Hermógenes se desculpa pelo fato de haver tanta linguagem técnica nessas partes, mencionando vários casos de cura, porém o foco dele é convencer um leitor leigo dos benefícios disponíveis com a prática do ioga, sem criar falsas expectativas..

Da quarta a sétima parte ele menciona diversas frentes do ioga.

Uma leitura prazerosa e que transmite muito conhecimento. Com destaque para a quinta part: Sádhana.

Recomendo a releitura dessa parte ao menos uma vez. O próprio Hermógenes recomenda a leitura repetitiva desta parte.

A oitava para é uma descrição profunda das posturas, bem como seus benefícios.

São práticas possíveis a praticamente qualquer leitor por causa da sua facilidade. Certamente é mais aconselhável que o leitor pratique yoga com supervisão de um instrutor habilitado.

Entretanto se essa opção estiver fora de cogitação para você no momento, pode seguir lendo o livro e colocar em prática as instruções. Elas são até bastante redundantes em determinados pontos.

O Professor Hermógenes tem um estilo único de explicar cada postura.

Yoga Para Nervosos Jose Hermogenes

A nona parte são cartas com sequência de posturas indicadas para cada tipo de problema mental:

  • Parte A – Psicoterapêutica
  • Parte B – Fisioterapêutica vitalizante (depressão)
  • Parte C – Fisioterapêutica sedante (pessoas excitadas)
  • Parce D – Fisioterapêutica relaxante (para tensos).

José Hermógenes aconselha praticar a série A e uma série específica para o seu problema.

Tem pessoas que fazem, por exemplo, somente a série B (com determinadas mudanças indicadas  por seu instrutor de yoga) o que pode gerar resultados fantásticos.

Existem casos de pessoas que fazem tratamento psiquiátrico e psicológico para depressão e puderam diminuir o uso de remédios seguindo a prática de Yoga. Com fé em Deus, acredito que serei curada.

Espero que este rápido resumo tenha sido útil para você.

Caso queira comprar o Livro do Professor José Hermógenes – Yoga Para Nervosos.

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