Yoga fortalece a musculatura: veja 5 asanas essenciais

A yoga fortalece a musculatura quando você pratica determinadas asanas que exigem força e resistênncia,

O yoga é uma prática milenar conhecida por seus benefícios à saúde física e mental, e a força que ela pode proporcionar é muitas vezes subestimada.

Yoga fortalece musculatura

No entanto, você precisa saber que a força que vai desenvolver está diretamente relacionada à prática ou tipo de yoga que você vai fazer.

Ao praticar yoga, você não vai encontrar os mesmos resultados de hipertrofia de um treino de musculação, mas prepare-se para uma surpresa: uma musculatura definida, esculpida e mais forte está ao seu alcance.

Convidamos você a mergulhar no universo da yoga e descobrir como essa prática pode ser sua aliada na busca por um corpo mais forte e saudável. Vamos lá?

A sinergia entre yoga e academia

Você já se perguntou qual é a conexão entre a prática de Yoga e os exercícios realizados na academia?

Ao contrário do que muitos pensam, a Yoga transcende a mera atividade física, oferecendo uma experiência integral que engloba tanto o fortalecimento do corpo quanto o equilíbrio emocional.

Quando observamos o Yoga sob uma perspectiva mais ampla, é possível perceber que seus benefícios se estendem além da flexibilidade e da queima de calorias.

Ao adotar a prática regular de Yoga, você estará investindo em uma ferramenta poderosa para o aprimoramento da mente e do espírito, além de contribuir para a saúde física.

Crie momentos de autocuidado e conexão onde e quando quiser: Aulas de yoga online

Assim, a prática de Yoga pode ser considerada tão valiosa quanto — ou até mais que — os tradicionais exercícios de academia.

Mas claro, tudo depende de quais são os seus objetivos.

Yoga: muito mais que uma simples atividade física

A jornada do Yoga é uma aventura fascinante que vai além de atividade física.

Frequentemente, aqueles que se aproximam desse universo trazem consigo a dúvida: o Yoga é uma atividade física? A resposta é um convite a explorar suas múltiplas dimensões.

Embora seja inegável que o Yoga envolve um trabalho corporal intenso, seu alcance é vasto, abraçando a essência do ser, harmonizando mente, corpo e espírito.

Essa prática milenar se apresenta como uma poderosa filosofia de vida, promovendo saúde e equilíbrio psicoemocional, e oferecendo benefícios ímpares para aqueles que a integram ao seu cotidiano.

Mais que exercícios físicos, o Yoga propõe um caminho de autodescoberta, um mergulho profundo nos limites e potencialidades do indivíduo, afastando as sombras do estresse e da ansiedade com sua luz serena.

Diversos estilos de Yoga se desdobram ao sabor das necessidades e objetivos de cada praticante.

Desde modalidades que enfatizam a tonificação muscular e o aprimoramento do equilíbrio e resistência até aquelas que promovem um aumento considerável no gasto calórico.

Cada um oferece um espectro único de experiências e resultados.

A yoga é um exercício de treinamento de força?

Yoga não é um exercício para treinamento de força, mas pode ser se você quiser que seja assim.

Muitas pessoas pensam que a yoga é um “exercício que serve para alongar e relaxar”.

Yoga é muito mais do que a prática física de posturas conhecidas como asanas.

Quando dizemos que praticamos yoga, entende-se que praticamos meditação, técnicas de respiração e asanas com o objetivo de encontrar a união entre corpo e mente e, assim, poder viver uma vida plena e consciente.

Agora, se o que você quer é usar posturas de yoga como um exercício de treinamento de força, é claro que a yoga pode ser sua aliada para ganhar massa muscular e fortalecer a musuclatura do seu corpo.

Se pensarmos em uma aula onde não paramos de fazer exercícios de resistência muscular junto com posturas de alongamento, podemos ver como praticar yoga pode ser uma boa opção para ganhar força muscular.

No entanto, se você é uma pessoa que está procurando aumentar sua massa muscular em maiores proporções, um exercício de levantamento de peso certamente será mais adequado do que treinar com seu próprio peso, como é o caso da yoga.

Mesmo assim, recomendo que você incorpore a prática de yoga à sua rotina como forma de manter músculos saudáveis, elásticos e fortes.

5 posturas de yoga que fortalece a musculatura

Como regra geral, todas aquelas posturas que envolvem nos manter em equilíbrio com nossas mãos serão benéficos para nossos braços e ombros.

Essas posições não apenas aumentam a força muscular como também promovem uma maior consciência corporal e estabilidade.

Saia do automático praticando Yoga da sua casa, no seu tempo! Saiba Mais

1. Postura de prancha ou phalakasana

phalakasana yoga ou ioga fortalece a musculatura

Começamos com um básico que todos nós já deveríamos estar praticando: a postura de tábua ou prancha, também chamada em sânscrito phlakasana.

Para realizá-la, colocamos nossas mãos diretamente sob os ombros e apoiamos o peso do nosso corpo em nossas mãos e pulsos, com o abdômen bem ativado e nosso corpo reto.

Uma falha comum na realização dessa postura é hiperestender os cotovelos, os braços devem estar esticados, mas não à força.

2. Postura Chaturanga

Chaturanga yoga ou ioga fortalece a musculatura

Semelhante à postura anterior, mas muito mais exigente, é a chaturanga, uma postura que você pode realizar combinada com a prancha.

Na postura chaturanga, continuamos a manter as mãos logo abaixo dos ombros e nosso corpo alinhado formando uma linha reta, mas desta vez nossos cotovelos estão dobrados e apontam para trás, como se estivéssemos fazendo uma flexão para o tríceps.

Talvez o erro mais comum ao realizar chaturanga seja abrir os cotovelos para fora em vez de apontar com eles para trás.

Manter o quadril alinhado com a coluna e as pernas também é importante.

3. Posição da prancha lateral ou vasisthasana

vasisthasana yoga ou ioga fortalece a musculatura

Dentro das variações da prancha, uma das mais conhecidas é a prancha lateral ou vasisthasana.

Em vasisthasana, apoiamos apenas uma mão no solo e colocamos nosso corpo de lado, formando novamente uma linha reta com pernas e tronco.

A mão livre é direcionada para o teto para abrir o peito.

Podemos sentir dor no pulso da mão que repousa ao realizar vasisthasana: para evitá-lo, podemos realizar um aquecimento adequado.

4. Postura de prancha invertida ou purvottanasana

purvottanasana yoga ou ioga fortalece a musculatura

Outra variação da prancha, menos comum, é a prancha invertida ou purvottanasana.

Novamente colocamos as mãos logo abaixo dos ombros, mas desta vez fazemos isso deitado de costas.

Apoiamos bem as solas dos pés no chão e empurramos com as mãos enquanto levantamos o quadril para formar uma linha reta com o corpo.

Um erro comum, especialmente se formos iniciantes, é que o quadril pode tender a cair para baixo.

Para evitar isso, temos que nos concentrar em empurrar com as nádegas.

Como na prancha lateral, podemos fazer um bom aquecimento antes de iniciar este asana.

5. Cachorro olhando para baixo ou adho mukha svanasana

adho mukha svanasana yoga ou ioga fortalece a musculatura

Uma das posturas do Yoga que não poderia faltar, porque é uma das mais versáteis: o cachorro olhando para baixo ou adho mukha svanasana.

Nessa postura, nossos braços são esticados e ativados, e nossa coluna fica alongada enquanto levamos os quadris ao teto.

Aulas de Yoga na palma da sua mão. Pratique no seu ritmo: Saiba Mais

Um bom truque para ativar os músculos dos braços é abrir os dedos e empurrar o chão com eles.

Também vale lembrar que os ombros devem estar relaxados e longe das orelhas.

Conclusão

Em suma, o Yoga é uma prática enriquecedora que vai muito além do desenvolvimento da musculatura.

Ao adotar essa antiga disciplina em sua rotina, você permite que seu corpo e mente embarquem numa jornada de crescimento e autoconhecimento.

As posturas, ou asanas, são apenas uma parte de um sistema complexo que visa a saúde integral do ser.

Ao mesmo tempo, é importante reconhecer que o Yoga pode ser um excelente complemento à sua rotina de exercícios, contribuindo significativamente para o fortalecimento muscular, aprimoramento da postura e aumento da resistência.

A combinação do Yoga com outras formas de treinamento físico pode levar a resultados impressionantes, tanto esteticamente quanto na melhoria do bem-estar geral.

Portanto, independentemente de você ser um entusiasta da musculação ou alguém em busca de uma prática mais suave de cuidado com o corpo, o Yoga pode oferecer exatamente o que você precisa.

Dedique-se às posturas que desafiam a sua força e descubra como a prática regular pode transformar não só o seu físico mas também a sua percepção sobre saúde e harmonia interior.

Não subestime o poder do Yoga: ele é capaz de fortalecer, tonificar e revitalizar, tudo em harmonia com um estilo de vida equilibrado e consciente.

Que tal abrir um espaço em sua vida para essa prática milenar e sinta os benefícios que ela pode trazer para o seu dia a dia.

posturas de yoga ou ioga que fortalece a musculatura

Leia também: https://yogaouioga.com.br/beneficios/saude-mental-e-fisica/

1 comentário em “Yoga fortalece a musculatura: veja 5 asanas essenciais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima