Como a Yoga Melhora a Saúde: Tenha Motivos Para Praticar!

Como a Yoga melhora a saúde? Afinal, seria possível melhorar a saúde mental e física praticando Yoga?

Se esse é um dos motivos pelos quais você pretende começar essa nova filosofia de vida, nós vamos te dar bons motivos para começar.

De fato, descobrir como a Yoga melhora a saúde é importante para que você não perca o seu tempo e se dedique a algo que realmente valha a pena.

Como a Yoga melhora a saúde do praticante, afinal?

Como a Yoga melhora a saúde do praticante

Yoga melhora a memória e o funcionamento cognitivo

A Yoga melhora a saúde física e mental por que essa atividade que envolve respiração e alongamento aumenta as funções cognitivas.

De acordo com alguns estudos, quem pratica Yoga tem melhores habilidades de aprendizado, melhor memória e é mais fácil manter o foco por mais tempo.

Todos esses benefícios são atribuídos à meditação, que é sem dúvida o objetivo final de qualquer praticante de Yoga.

Yoga estabiliza o ganho de peso

Como a Yoga pode melhorar a saúde? No emagrecimento!

Praticar hatha yoga ou mesmo power yoga provavelmente não queimará tantas calorias quanto uma sessão de cardio HIIT, sabia?

A Yoga tem como um de seus benefícios a vantagem de estabilizar o peso, restaurando o equilíbrio hormonal do corpo.

A Yoga reduz os níveis de cortisol (hormônio do estresse), bem como a resposta do nosso sistema nervoso.

Como resultado, é menos provável que você coma demais ou coma para lidar com as emoções negativas.

Interessante, não?

Yoga reduz naturalmente a dor crônica

Muitos estudos mostram que a Yoga é eficaz na redução de certas dores.

Não importa se você tem fibromialgia, artrite ou enxaqueca, está comprovado que a Yoga alivia a dor resultante de todas essas doenças.

E se, como milhões de pessoas, você sofre de dores nas costas, a Ioga é capaz de  fazer sua dor ficar menos frequente.

Já foi provado que a meditação às vezes pode ser mais eficaz na redução da dor do que a morfina.

Viu, só?

O Caminho do Yoga para melhor saúde

Yoga aumenta sua capacidade respiratória

Um dos outros benefícios da Yoga para a saúde é que ela é uma das poucas práticas que usa o pranayama.

O pranayama é uma técnica baseada na energia e na respiração e isso você já deve ter lindo em algum de nossos artigos, não?

Muitas pessoas praticam o pranayama como meio de alcançar altos níveis de consciência. Mas os benefícios para a saúde não param por aí.

Na verdade, essa prática também aumenta a capacidade pulmonar, a capacidade vital (a quantidade total de ar que os pulmões podem conter), bem como a capacidade de diminuir a frequência cardíaca (diretamente relacionada a uma maior expectativa de vida).

Regulação da pressão arterial

A prática de Yoga também é benéfica para pessoas com pressão arterial flutuante.

E para aqueles com pressão alta, a Yoga tem se mostrado ainda mais eficaz do que mudanças na dieta que podem melhorar a pressão arterial.

Melhorar a Saúde Mental

A Yoga oferece tantos benefícios à mente que é difícil listar todos eles em um breve resumo.

Mas, entre esses benefícios, podemos citar:

  • Uma melhora geral do humor;
  • Uma sensação de bem-estar geral;
  • Mais facilidade de comunicação com os outros;
  • Uma diminuição dos estados depressivos;
  • Menos agressão a si mesmo e aos outros;
  • Menos ansiedade;
  • Melhor autoestima;
  • Mais motivação e muito mais …

Yoga reduz doenças degenerativas

A maneira como a Yoga previne doenças é incrível.

Quando você souber como, vai querer agarrar seu tapete de Yoga mais do que nunca!

Aqui estão algumas das razões pelas quais a ioga o ajuda a melhorar a saúde.

  • Diminui a glicose;
  • Diminui o sódio;
  • Diminui o nível geral de colesterol;
  • Aumenta o colesterol HDL;
  • Diminui o colesterol VLDL;
  • Diminui o colesterol LDL.
O Caminho do Yoga

O sistema nervoso parassimpático melhora

Por que isso é uma coisa boa? Os dois sistemas nervosos parassimpáticos e simpáticos trabalham juntos para nos estabilizar diante do estresse.

Esses 2 sistemas funcionam como vasos comunicantes.

Quando o sistema nervoso simpático está ativo, isso significa que estamos em um alto nível de alerta. Ou estamos reagindo ao estresse ou estamos tentando minimizá-lo.

O sistema nervoso parassimpático é o nosso sistema nervoso mais estressado.

Você Pode Fazer Yoga Em Qualquer Lugar

Talvez o benefício mais prático da Yoga para a saúde seja que você pode praticá-la em qualquer lugar!

Pratique em estúdios de Yoga, em casa, com amigos, ao ar livre em parques e florestas.

Você não precisa de nada (exceto talvez um tapete de Yoga), embora não seja realmente essencial.

Gostou do nosso artigo sobre os benefícios do Yoga para a saúde física e mental?

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