Hoje você vai conhecer a postura do triângulo – Trikonasana – uma das asanas mais benéficas quando o assunto é alinhamento da coluna. Trikona em sânicrito significa “triângulo” e asana significa “pose”, esta asana aumenta a força e estabilidade. Além disso, a postura do triângulo, como é comumente conhecida, faz você ficar conectado à parte inferior do seu corpo.
Temos um exemplo nítido do que Patanjali descreveu no yoga sutra: “A união de sthira e sukha, o esforço e conforto, expansão e contração, dureza e suavidade.” Seus benefícios para a saúde vão além se simplesmente tonificar e dar mais flexibilidade ao corpo. Auxilia da diminuição do estresse e ansiedade, minimiza pressão arterial e melhora o fluxo sanguíneo no corpo.

Significado de trikonasana?
Como dito, Trikonasana significa “Pose do Triângulo” Esta asana é um exercício que basicamente representa a trindade de deuses da religião hindu. Essa trindade de deuses simbolizam os 3 aspectos da existência.
E você que já pratica yoga ou deseja iniciar a sua jornada, certamente já conhece os benefícios que esta arte milenar pode trazer à saúde física e mental. E existe ainda uma grande variedade de movimentos possíveis dentro da asana trikonasana. Vamos agora conhecer os benefícios postura do triângulo e em seguida descobrir como praticar.
Você pode escolher praticar de 2 maneiras: Utthita Trikonasana (Postura do Triângulo Estendido) ou Parivrtta Trikonasana (Postura do Triângulo Rotacionado) sendo a última considerada nível avançado..
Benefícios da postura do triângulo
- Fortalece as articulações dos tornozelos, joelhos, pernas, quadril, e ombros;
- Ajuda pessoas com pouca flexibilidade a ganharem mais leveza e elasticidade;
- Alonga completamente a virilha, tendões, bem como o abdômen, peito, e costas;
- Ajuda a criar uma estabilidade mental, força e equilíbrio;
- É uma ótima asana para melhora a digestão e estimular todos os órgãos abdominais;
- Alivia dores nas costas e é excelente para quem sofre do ciático;
- Serve como terapia complementar para quem sofre de osteoporose, dores no pescoço e até infertilidade;
- Reduz o estresse e ajuda a reduzir os sintomas da ansiedade.
Estes são apenas alguns dos benefícios do Trikonasana!
1. Asana do triângulo estendido: utthita trikonasana

Sempre aqueça o seu corpo antes de iniciar a postura do triângulo. Para isso, temos a yoga saudação ao sol. Dica: faça a tadasana – pose da montanha.
Com as pernas afastadas em aproximadamente 1 metro, faça uma inspiração profunda.
Erga os braços em sentido lateral até atingir a altura dos ombros e deixe-os paralelos ao solo, deixando as palmas de ambas as mãos em direção ao chão.
Mova o pé direito em 90º para a direita e o esquerdo voltado suavemente para dentro. Suas duas pernas precisam estar estendidas enquanto você gira os pés, que por sua vez, precisam estar alinhados.
Agora, você precisa tocar o tapete com a palma da sua mão direita. Caso fique difícil, pode tocar o tornozelo ou a canela. Outra solução seria utilizar os acessórios de yoga, como blocos, por exemplo.
Bom, chegou a hora de você levantar seu outro braço mantendo-o alinhado aos ombros e ao ombro que estar em direção ao chão. Se perceber um certo desequilíbrio, experimente contrair as coxas.
Mantenha a postura utthita trikonasana por aproximadamente 90 segundos e faça o processo com o outro lado.
2. Postura do triângulo rotacionado: parivrtta trikonasana

A prática desta asana pode ser feita pelos iniciantes da Yoga, porém com cuidado para não sofrerem lesões. Alongue-se antes de realizar a postura do triângulo!
- Para começar, fique de pé e abra as duas pernas a cerca de um metro de distância uma da outra
- Deixe pé direito em um ângulo de aproximadamente 90 graus para fora do pé esquerdo, que deve estar em um ângulo de 15 graus como mostra a imagem
- Agora, alinhe o centro do calcanhar direito com o centro do arco do pé esquerdo
- Lembre-se de distribuir bem o seu peso de forma uniforme sobre ambos os pés
- Então, respire fundo e, ao exalar, dobre delicadamente o seu corpo para a direita de seus quadris inferiores
- Deixe a cintura e coluna retas
- Agora, levante a mão esquerda e toque o chão com sua mão direita
- Certifique-se de criar uma linha reta com os braços
- Repita a asana com cada uma das pernas.
Se você sentir algum desconforto enquanto executa a postura do triângulo, você pode colocar sua mão direita sobre sua perna direita ou tornozelo. Basta não desalinhar a cintura nem a coluna! Sua cabeça deve estar em uma posição neutra ou virada para a esquerda com seus olhos fixados na sua mão esquerda.
Para quem o trikonasana é indicado
Os iniciantes que desejam praticar o Trikonasana precisam estar atentos a sua condição física. Certas posturas da Yoga devem ser adaptadas e feitas com cautela e paciência. No caso do Trikonasana, pessoas com diarreia, problemas no coração, pressão alta, gestação, problemas no pescoço e idade avançada devem tomar cuidado.
Se achar necessário, procure um professor de Yoga antes de realizar a postura do triângulo. Eles podem avaliar melhor seu desempenho e ajudá-lo a se expressar melhor em cada asana. No mais, o Trikonasana pode ser realizado em casa mesmo, basta encontrar um local tranquilo e espaçoso.
Conclusão
Agora você sabe que tanto a mente quanto o corpo são beneficiados pela postura Trikonasana, se praticar com frequência e se sentido bem, verá que a esta asana posiciona as vértebras da coluna de um jeito saudável. Além disso, esta asana também equilibra os sete Chakras, o que ajuda a eliminar toda aquela energia negativa.
Que tal começar a incluir o Trikonasana na sua rotina? Se você gostou de saber mais sobre esta asana, deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais. Até o próximo artigo!
Pratique yoga em casa, mas nunca sozinha. SAIBA MAIS