O Que é Trikonasana e Quais Seus Benefícios?

Para descobrir como praticar o Trikonasana, uma das asanas mais benéficas quando o assunto é alinhamento da coluna, vamos ensinar como realizar a Postura do Triângulo corretamente.

Trikona que em sânicrito significa “triângulo” e asana significa “pose”, esta asana aumenta a força e estabilidade.

Além disso, a Pose do Triângulo como é comumente conhecida, faz você ficar conectado à metade inferior do seu corpo e é um exemplo claro do que Patanjali descrevia no yoga sutra:

A união de sthira e sukha, o esforço e conforto, expansão e contração, dureza e suavidade.”

o que é Trikonasana

Descubra como praticar Trikonasana e quais são seus benefícios para a saúde que vai além se simplesmente tonificar e dar mais flexibilidade ao corpo.

O Que Significa Trikonasana?

Como dito, Trikonasana significa “Pose do Triângulo”, uma das asanas mais benéficas da Yoga.

Esta asana, o Trikonasana, é um exercício que basicamente representa a trindade de deuses da religião hindu.

Essa trindade de deuses simbolizam os 3 aspectos da existência.

E quem gosta de fazer Yoga precisa saber mais sobre os benefícios que a prática pode trazer à saúde física e mental.

E existe ainda uma grande variedade de movimentos possíveis dentro desta asana.

Vamos conhecer os benefícios desta pose da Yoga e em seguida descobrir como praticar o Trikonasana?

Benefícios do Trikonasana

Conheça os benefícios da Pose do Triângulo:

  • Fortalece as articulações dos tornozelos, joelhos, pernas, quadril, e ombros;
  • Ajuda pessoas com pouca flexibilidade a ganharem mais leveza e elasticidade;
  • Alonga completamente a virilha, tendões, bem como o abdômen, peito, e costas;
  • Ajuda a criar uma estabilidade mental, força e equilíbrio;
  • É uma ótima asana para melhora a digestão e estimular todos os órgãos abdominais;
  • Alivia dores nas costas e é excelente para quem sofre do ciático;
  • Serve como terapia complementar para quem sofre de osteoporose, dores no pescoço e até infertilidade;
  • Reduz o estresse e ajuda a reduzir os sintomas da ansiedade.

Estes são apenas alguns dos benefícios do Trikonasana!

Como Fazer Trikonasana

asana

A prática desta asana pode ser feita pelos iniciantes da Yoga, porém com cuidado para não sofrerem lesões.

Alongue-se antes de realizar o Trikonasana!

  • Para começar, fique de pé e abra as duas pernas a cerca de um metro de distância uma da outra
  • Deixe pé direito em um ângulo de aproximadamente 90 graus para fora do pé esquerdo, que deve estar em um ângulo de 15 graus como mostra a imagem
  • Agora, alinhe o centro do calcanhar direito com o centro do arco do pé esquerdo
  • Lembre-se de distribuir bem o seu peso de forma uniforme sobre ambos os pés
  • Então, respire fundo e, ao exalar, dobre delicadamente o seu corpo para a direita de seus quadris inferiores
  • Deixe a cintura e coluna retas
  • Agora, levante a mão esquerda e toque o chão com sua mão direita
  • Certifique-se de criar uma linha reta com os braços

As outras dicas para praticar Trikonasana são:

Se sentir confortável nesta asana, você pode colocar sua mão direita sobre sua perna direita ou tornozelo.

Basta não desalinhar a cintura nem a coluna!

Sua cabeça deve estar em uma posição neutra ou virada para a esquerda com seus olhos fixados na sua mão esquerda.

Repita a asana com cada uma das pernas.

Para Quem o Trikonasana é Indicado

Os iniciantes que desejam praticar o Trikonasana precisam estar atentos a sua condição física.

Certas posturas da Yoga devem ser adaptadas e feitas com cautela e paciência.

No caso do Trikonasana, pessoas com diarreia, problemas no coração, pressão alta, gestação, problemas no pescoço e idade avançada devem tomar cuidado.

Se achar necessário, procure um professor de Yoga antes de realizar a pose do Triângulo.

Eles podem avaliar melhor seu desempenho ajudá-lo a se expressar melhor em cada asana.

No mais, o Trikonasana pode ser realizado em casa mesmo, basta encontrar um local tranquilo e espaçoso.

Conclusão

Agora você sabe que tanto a mente quanto o corpo são beneficiados pela pose Trikonasana.

Se você praticar o Trikonasana com frequência se sentido bem, verá que a Pose do Triângulo posiciona as vértebras da coluna de um jeito saudável.

Além disso, esta asana também equilibra os sete Chakras, o que ajuda a eliminar toda aquela energia negativa.

Que tal começar a incluir o Trikonasana na sua rotina?

Se você gostou de saber mais sobre esta asana, deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais.

Até o próximo artigo!

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