Benefícios do Salamba Sirsasana: Descubra o que é e como começar!

Você conhece os benefícios do Salamba Sirsasana? Aliás, você ao menos sabe o que é isso?

Obviamente você já sabe que está relacionado ao Yoga, mas conhecer os benefícios da Salamba Sirsasana e do que isso se trata realmente é fundamental para quem deseja chegar lá.

Eu fiz este artigo explicando as vantagens que esta posição inusitada oferece para o corpo e mente, além do significado e origem dela.

Vamos ver mais detalhes sobre os benefícios do Salamba Sirsasana e o que exatamente isso significa?

O que é Salamba Sirsasana?

Mais conhecido como “postura da cabeceira apoiada”, a yoga salamba sirsasana consiste em equilibrar-se na cabeça e nos antebraços para ver o mundo com outros olhos.

Quando dominado adequadamente, este asana traz inúmeros benefícios ao praticante e um senso de compreensão das coisas fora do comum.

Se você já viu algum praticante de Yoga nesta posição, saiba que este alguém é um ser muito evoluído que passou por várias etapas da Yoga com sucesso.

  • É lá que você deseja chegar?
  • Deseja conquistar a plenitude de uma vez por todas na sua vida?
  • Estes são apenas alguns dos benefícios espetaculares da Salamba Sirsasana

Qual a Origem da Yoga Salamba Sirsasana?

A Yoga Salamba Sirsasana é uma postura mítica considerada o “rei dos asanas” e é uma das bases da Yoga.

Esta postura de Yoga vem do sânscrito “Salamba” traduzido como “com apoio”, e “Sirs” que significa “cabeça” e “asana” para “pose”, praticado pelos povos antigos na Índia, Tibet e outros países asiáticos.

De acordo com o livro Light on Yoga de Sri BKS Iyengar, livros antigos relatam que a prática regular de Sirsasana traz um influxo de sangue puro e saudável para as células do cérebro.

Assim, a irrigação fornecida às glândulas pituitária e pineal do cérebro promoveria o crescimento espiritual, a saúde, mas também a vitalidade do nosso corpo.

Contudo estes não são os únicos benefícios do Salamba Sirsanana na Yoga.

Benefícios

Os benefícios do Salamba Sirsasana para o praticante vão desde o campo físico ao campo energético.

Benefícios no campo físico:

Por causa da diminuição da pressão nas pernas, as varizes são reduzidas drasticamente.

Este asana também reduz os níveis de estresse e pode prevenir o envelhecimento prematuro dos cabelos, inclusive!

Além do mais, a postura suportada tonifica seu corpo e melhora drasticamente a digestão.

Ela ainda ajuda a melhorar sintomas de dores de cabeça, enxaqueca e também pode ajudar a prevenir a ocorrência de asma.

Benefícios no campo energético

Se para o corpo os benefícios da prática são muitos, o que diria para o campo espiritual!

A mente fica mais equilibrada e sua percepção sobre as coisas e situações da vida melhora e muito.

Além disso, aqueles que se dedicam à prática de Yoga espiritual podem usar este asana para redirecionar as energias sexuais para um uso espiritual superior, que se acredita aumentar o bem-estar e adquirir uma aura mais positiva.

Essa energia superior é chamada de ojas, e ajuda a intensificar outras práticas espirituais de Yoga.

Os praticantes da Yoga ainda dizem que o Ajna ou de Terceiro olho Chakra governa nossas habilidades psíquicas, intuição e espiritualidade.

Praticando a Salamba Sirsasana, seu terceiro olho se abrirá e fornecerá mais energia para sua vida.

Quem não pode praticar?

Apesar de ser uma pose extraordinária, o Salamba Sirsasana é uma pose de nível avançado e deve ser realizada com o máximo de cuidado.

Deve ser praticado sob a estrita supervisão de seu professor de Yoga.

Se você tiver uma lesão nas costas ou no pescoço, pule esta asana.

As mulheres grávidas também não devem realizá-lo, pois isso pode prejudicar elas e o bebê.

No geral, qualquer pessoa pode praticar.

Como praticar

Para fazer a posição do Salamba Sirsasana, o ideal é começar a posição sobre uma manta/tapete/cobertor dobrado, para maior conforto.

Em seguida, dobre os joelhos e entrelace os dedos, pousando os antebraços no chão.

Agora, com os cotovelos à largura dos ombros, apoie o topo da cabeça no tapete ou cobertor dobrado, encostando as palmas das mãos à parte de trás da cabeça.

Tire lentamente os joelhos do chão, mas mantenhas os pés apoiados, caminhando com os pés em direção à cabeça.

Basta manter os ombros afastados das orelhas, pressionando os antebraços contra o chão.

Inicialmente, é bom manter essa posição por pouco tempo, mas na medida em que o praticante for ganhando mais equilíbrio, o tempo de permanência nesta posição pode ir ganhando mais tempo, cerca de 5 minutos é o tempo de permanência desta posição.

Conclusão

Uma asana que exige muita concentração, mas promove imensa paz de espírito, o Salamba Sirsasana é uma das posições mais respeitadas da Yoga.

Como você pode ler, os benefícios do Salamba Sirsasana vão além com campo físico. 

No geral, a Yoga oferece muitos benefícios quando praticado corretamente.

Sinceramente, eu espero que você tenha cautela em fazer esta asana para desfrutar de todos os benefícios que a pratica oferece.

E você?

O que achou do Salamba Sirsasana?

Uma coisa eu garanto a você: se você está preocupado se vai ou não conseguir fazer esta asana, deixe essa preocupação de lado.

Lembre-se de que a Yoga é uma evolução do corpo e da mente, portanto, continue seguindo como está fazendo até chegar ao seu estágio máximo de equilíbrio.

Compartilhe este post nas redes sociais e veja o que as pessoas irão dizer sobre isso.

Gratidão e até o próximo artigo.

Aprenda fazer também yoga para os olhos.

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2 Comentários

  1. Fernanda Trentini diz:

    Boa tarde!
    Namaste… queria tirar uma dúvida, eu tenho mais de 4 anos de prática, abdômen e pescoço fortes e consigo fazer o salamba sirsasana com as mãos apoiadas no chão e cotovelos para o alto, subo e desço com a força do abdômen, sem cair ou precisar de impulso… porém não me sinto confortável e segura de fazer a mesma postura com as mãos atrás da cabeça e antebraço no chão. Me falta fortalecer algum músculo ou pode ser algo da minha anatomia?

    • yoiyoga diz:

      Oi Fernando, namastê! Pelo que percebo, o que realmente lhe falta é autoconfiança para executar a Sirsasna A, por que conciência corporal você já possui. Tente começar na parede isso certamente vai te dar mais segurança, ah e não pule a pose da criança no final. Te indico esse vídeo da Pri Leite, onde ela explica com mais detalhes como fazer essa postua de forma segura.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

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