Yoga Para os Olhos

Yoga Para os Olhos

Essas “poses” simples são capazes de melhorar sua visão (e ajudá-lo a se concentrar e relaxar). Além disso, descubra também como treinar seu terceiro olho.

Tenho um amigo que como iniciante no Sivananda descobriu uma série de exercícios simples para os olhos.  E como eu era capaz examinar uma mosca a uma distância 100 metros, julgava desnecessário o treinamento em.

Passado algum, já com dificuldades para ler os sinais das estradas antes de perder a saída, a sabedoria dos asanas oculares pode ser a algo que verá com mais clareza à medida que envelhece.

Os benefícios do Yoga para os olhos

Vários problemas de visão ligados à idade originam devido a perda gradual de flexibilidade e tônus ​​nos músculos oculares, que se prendem aos padrões habituais e perdem o dom de se concentrar em diferentes distâncias.

Caso você tem a sorte de possuir uma visão magnífica e não deseja perdê-la, as evidências sugerem que o yoga pode ter uma solução.

Todo indivíduo com linhagem Sivananda identificaria os principais exercícios ministrados pelo célebre oftalmologista William H. Bates. Bates disse que ele era capaz de melhorar a percepção visual com palmas, rotação do globo ocular e mudança de visão – os exatos exercícios de Sivananda que muitos encaram com indiferença.

O falecido médico swami Sivananda via a visão como o mais abusado dos nossos cinco sentidos.

O capítulo inicial de seu tratado, Yoga Asanas, relata uma longa série de exercícios para os olhos. Como em qualquer prática de yoga, o foco de tais exercícios não é somente saúde.

De acordo com Swami Sitaramananda “a forma mais ligeira de trazer a mente para a concentração é por meio dos olhos”.

Ainda que pareça fantasiosa, essa correlação entre olhos e mente possui uma profunda base fisiológica. A visão ocupa aproximadamente 40% da capacidade do cérebro; motivo pelo qual fechamos os olhos para relaxar e adormecer.

E quatro dos seus 12 nervos cranianos são destinados exclusivamente à visão, ao passo que outros dois nervos estão relacionados à visão. Compare isso com as funções cardíaca e digestiva, que exigem somente um nervo craniano para controlar ambas.

Ainda que o insight possa ser o foco final dos asanas oculares, o aprimoramento da visão também é um benefício essencial. Surpreendentemente, não é o alongamento e contração muscular que parece causar o maior efeito.

O relaxamento parece ser o elemento mais essencial da saúde ocular. Em um experimento fazendo o curare relaxante muscular nos olhos, os pacientes percebem uma melhora extraordinária da visão.

Exercícios de Asanas

Muitos instrutores de yoga para iniciantes recomendam iniciar com alguns minutos de relaxamento em Savasana (pose de cadáver). Em seguida, ele solicita aos alunos que se sentem em uma postura confortável, como Sukhasana (postura fácil), ao passo que os guia pelos asanas básicos dos olhos de Sivananda.

exercios de yoga para os olhos

Tais exercícios definem o tom ideal para a prática do asana, pois os orgãos da visão são tão sensíveis e influentes que a abordagem competitiva normal que adotamos para exercitar pode ser suavizada por meio do trabalho com os olhos.

O primeiro exercício inicia com as pálpebras abertas, a cabeça e o pescoço imóveis e o corpo completamente relaxado.

Pense num relógio na sua frente e levante o globo ocular até as 12 horas. Aguarde por um segundo e em seguida desça os globos oculares às seis horas.

Mantenha-os lá outra vez. Siga movendo os globos oculares para cima e para baixo 10 vezes, sem piscar, se possível.

Seu olhar precisa estar firme e relaxado. Quando finalizar esses 10 movimentos, esfregue as palmas das mãos para gerar calor e coloque-as suavemente sobre os olhos, sem pressionar.

Deixe os olhos relaxarem na escuridão intensa. Foque na respiração, perceba o prana quente que emana das palmas das mãos e desfrute da quietude momentânea.

Siga este exercício com movimentos oculares horizontais – das nove às três – finalizando novamente com “palming” (pondo as mãos sobre os olhos). Em seguida, execute movimentos diagonais – das duas às sete e das 11 às quatro – outra vez seguidos de palmas.

Encerre a rotina com 10 círculos completos em cada direção, como se estivesse traçando a borda do relógio.

Esses movimentos do globo ocular promovem equilíbrio para as pessoas que trabalham de perto, por exemplo, estudantes que passam bastante tempo lendo ou trabalhando em computadores.

Você pode ficar surpreso ao descobrir que a parte essencial deste exercício oferece mais do que uma pausa agradável. Nossos fotorreceptores quebram e são reconstruídos a cada minuto.

O olho necessita desesperadamente da escuridão para se recuperar do estresse constante da luz.  

Paralelo as palmas das mãos, o yoga em geral beneficia os olhos, diminuindo a tensão. Ainda que o efeito do yoga nos olhos não tenha sido cientificamente medido, estudos demonstram que um simples exercício como andar, é capaz de reduzir a diminuir a pressão no globo ocular em 20%.

Logo, ainda que você não pratica asanas especificamente para os olhos, sua prática geral de ioga está ajudando a sua visão.

Treinamento do Terceiro Olho

Quando você já domina os exercícios do glóbulo ocular, já pode ir um passo adiante, se assim desejar.

No momento que está sentado relaxado e parado, escolha um ponto à distância e foque a sua atenção nele.

yoga para os olhos asanas

Levante o braço e coloque o polegar logo abaixo do ponto de concentração. Agora comece a alterar o foco entre a ponta do polegar e o ponto distante, mudando ritmicamente entre a visão de perto e a distância.

Faça o exercício 10 vezes e em seguida relaxe os olhos com a palma da mão e a respiração profunda.

Ao praticar tal exercício, você está treinando um órgão chamado corpo ciliar, que ajusta as lentes do olho. Os padrões habituais de foco degradam a flexibilidade natural do corpo ciliar. A alteração de pontos focais neutraliza essa rigidez exercitando o órgão em toda a sua extensão, bem como trabalhamos grupos musculares complementares na prática do asana.

Ao treinar os olhos para concentrar no ajna chakra (o “terceiro olho”, localizado entre e logo acima das sobrancelhas), um iogue capacita sua mente para se voltar para dentro. Em um nível mais prosaico, exercícios de foco de curta distância são capazes impedir a necessidade de óculos de leitura.

Tratamento para os olhos

Pode ser que você tenha visto a imagem de um iogue olhando para uma chama de vela. Então você viu trataka, um exercício de limpeza dos olhos descrito nos Upanishads e presente em outros textos de yoga, como o Hatha Yoga Pradipika.

Trataka também pode ser visto nos textos do Ayurveda (medicina tradicional indiana), onde é aconselhado estimular o alochaka pitta, o centro de energia relacionado à visão.

Porém, como sempre no yoga, existe uma conexão entre a fisiologia e os aspectos mais sutis da prática espiritual. Alguns especialistas afirmam que a prática de trataka reduz a letargia mental e eleva o buddhi (intelecto).

Embora tradicionalmente praticado com uma vela, o trataka pode utilizar quase todo ponto de foco externo, como um ponto na parede. Foque seu olhar em um objeto, sem piscar, até que seus olhos comecem a lacrimejar.

Então feche os olhos e experimente manter uma imagem vívida desse objeto pelo maior tempo possível. Cada vez que você pratica trataka, eleva o tempo em que mantém a pós-imagem.

Este exercício também pode estimular a clarividência. Os iogues desenvolvem essa habilidade para manter suas mentes fixadas na meditação em determinada imagem sagrada – e, por extensão, na experiência divina associada a essa imagem.

As intrincadas mandalas espirituais que vemos em livros sagrados da Índia e do Tibete, são também projetadas para esse fim.

Meditadores altamente experientes são capazes de visualizar até os mínimos detalhes dessas representações cósmicas elaboradas. Ao alinhar perfeitamente o foco interno e externo, tais iogues procuram uma compreensão como a de Meister Eckhart, um místico cristão do século XIII que diz: “O olho com o qual vejo Deus é o mesmo com o qual Deus me vê”.

Com benefícios que abrangem uma melhor visão, a maior concentração e percepção espiritual, tais asanas oculares melhorarão sua prática de ioga.

Paralelamente a uma dieta saudável e exercícios regulares, eles ajudarão a proteger sua visão do estresse da luz, tensão e toxinas ambientais.

Dessa forma, à medida que você fica mais velho e, esperançosamente, é mais sábio, é capaz direcionar um olhar suave e perspicaz para o mundo, aprendendo a ver a si e ao outro como um.

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