O Que é Samādhi – Entenda o Conceito de Sabikalpa e Nirbikalpa

O Que é Samādhi – Entenda o Conceito de Sabikalpa e Nirbikalpa

União perfeita da alma individualizada com espírito infinito, proporcionando um estado de unidade, absorção inseparável.

Samadhi, que literalmente quer dizer “dirigir juntos”, é o estado em que o iogue sente a identidade de sua alma como espírito. É uma experiência de êxtase divino, bem como de percepção extremamente consciente. A alma percebe o universo inteiro.

Em resumo, a consciência humana se torna uma com a consciência cósmica.

A alma entende que é muito além de simplesmente um corpo condicionado.

Os santos cristãos já descreveram essa experiência como “casamento místico”, no qual a alma se funde em Deus e se torna um com Ele.

Embora a consciência humana esteja sujeita à relatividade e à experiência dupla, o samadhi é o estado em que a experiência é completa, infinita e única.

É a oitava e última etapa no caminho do yoga descrito por Patanjali.

O samadhi pode ser conquistado por meio da meditação profunda, contínua e corretamente praticada.

Nesse estado, os três aspectos da meditação – meditador, ato de meditação, objeto da meditação conhecido como Deus – estão finalmente unificados.

Bem como a onda se espalha no mar, também a alma humana se torna uma com o espírito supremo.

Sabikalpa e Nirbikalpa Samadhi

a definição de Samādhi
  • Há dois estágios de samadhi:

Sabikalpa e Nirbikalpa.

Sabikalpa samadhi é um estado de unidade condicionada.

O meditador experimenta a fusão de sua alma com consciência infinita, no entanto, ele não é capaz de preservar a experiência fora da meditação.

Embora sabikalpa samadhi seja a primeira ruptura da ilusão, na qual o meditador entende que apenas o Todo existe, a alma ainda está ligada à consciência do ego.

Diversas almas que chegam a esse estado podem voltar à ilusão em caso de se apegarem à crença de que o “EU” tem acesso ao poder infinito.

O nirbikalpa samadhi é o estado de unidade incondicionada.

A alma se eleva acima de todas as amarras do ego e entende que é eternamente uma com o Todo, tornando-se um jivan mukta.

Porém, a fim de conquistar a libertação total dos envolvimentos do ego, ele precisa trabalhar por meio das memórias de seus apegos ao ego no mundo.

Enquanto trabalha ou fala, por exemplo, a alma mantém sua consciência divina sem nenhuma oportunidade de retornar à ilusão.

Há diferentes tipos de samadhi, a depender do objetivo da meditação, por exemplo, AUM samadhi é o estado experimentado quando alguém se funde com o Todo por meio som cósmico AUM.

“Samadhi” também pode se referir a um poema de Paramhansa Yogananda, que descreve o samadhi como experimentado pelo yogi.

paramhansa-yogananda
Paramhansa Yogananda

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.