Crianças Podem Aprender Yoga? Sim, Veja 7 Razões

De acordo com especialistas, após a criança completar os 4 anos de idade, elas pode sim iniciarem a prática da ioga. Isso porque eles já possuem certo controle sobre o próprio corpo, sendo capaz de fazer determinadas posturas e executar movimentos durante a prática.

Quando temos filhos pequenos, encontrar tempo para nos exercitar pode se tornar uma missão impossível.

No entanto, a yoga é uma alternativa ideal porque, além de relaxar, nos permite tonificar nossos músculos e, como se isso não bastasse, pode ser praticado com os pequenos.

Mas as crianças podem aprender yoga?

Para ajudar você a entender mais sobre se as crianças podem aprender yoga, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto.

Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

As crianças podem aprender yoga?

Na verdade, embora geralmente pensemos que a yoga é um exercício para adultos, a verdade é que pode ser praticada em família.

Especialistas indicam que, a partir dos 4 anos, os pequenos já estão preparados para praticar yoga.

Nessa idade, eles já alcançaram maior controle sobre seu corpo, o que lhes permite assumir certas posturas e realizar movimentos de yoga.

7 boas razões para as crianças praticarem yoga

Aumenta a flexibilidade, coordenação e equilíbrio

As crianças geralmente são muito flexíveis, mas é importante que pratiquem exercícios que lhes permitam manter essa flexibilidade quando crescerem.

Nesse caso, a yoga é uma atividade ideal, especialmente em tenra idade.

Além disso, essa atividade também promove coordenação e equilíbrio, bem como uma sensação de ritmo e força muscular.

Promove a harmonia

Ao contrário de outros esportes, a yoga fornece um espaço no qual as crianças podem interagir de maneira não competitiva.

Os pequenos podem aprender a trabalhar em equipe e respeitar seus pares, sem ter que competir entre si.

Além disso, esses exercícios estimulam a harmonia interior, que forma a base para as crianças construírem uma vida mais equilibrada no futuro.

Canaliza a energia

Muitos pais pensam que, se seu filho for inquieto ou hiperativo, ele não poderá praticar yoga.

No entanto, esse não é realmente o caso.

A yoga infantil as ajudará a canalizar essa energia excessivamente, ensiná-las a relaxar e incentivar a concentração.

Cria hábitos saudáveis

Yoga é um excelente exercício, então, se praticado desde cedo, as crianças aprenderão a seguir um estilo de vida mais ativo que as ajuda a manter o sobrepeso e a obesidade afastados.

Além disso, ao ensiná-los a acalmar a mente, a yoga também ajuda a evitar o problema da ingestão emocional.

Melhora a autoestima

Yoga não é apenas benéfico em um nível físico, mas também mental.

Na verdade, é uma excelente prática para as crianças mais tímidas e vergonhosas, pois as ajudará a perder o medo de se relacionar.

Esses exercícios criam confiança em suas habilidades e aumentam sua autoestima.

Estimula o autocontrole

Exercícios de yoga são muito eficazes para estimular o autocontrole e fazer com que a criança desenvolva suas próprias estratégias para gerenciar suas emoções.

Na verdade, a yoga os ajudará a lidar com frustração e raiva, ensinando-os a serem pacientes e canalizar melhor essas emoções negativas.

Promove o autoconhecimento

A yoga não só melhora o conhecimento do corpo, mas também dos estados mentais.

Esses exercícios permitem que as crianças aprendam mais sobre suas emoções e pensamentos, enquanto ensinam que os limites físicos podem ser superados.

Na verdade, a yoga é um excelente exercício para crianças que têm certos tipos de problemas motores.

5 posturas fáceis de yoga para crianças

Para motivar as crianças a praticar yoga e garantir que elas não percam a motivação no meio da sessão, é importante começar com posturas simples que não exijam muito esforço e que sejam divertidas.

Aqui estão algumas posturas de yoga ideais para crianças:

1.    O gato

Esta é uma das posturas clássicas de yoga e uma das mais divertidas para as crianças, pois imita os movimentos de um gato enquanto se alonga.

Para fazer isso, as crianças terão que se colocar de joelhos e sobre as mãos e, inspirando profundamente, levantar a cabeça e arquear as costas para baixo.

Depois de ficar nessa posição por alguns segundos, eles devem apertar as costas para cima, aproximando o queixo o máximo possível do peito enquanto expiram o ar.

2.    O cachorro

Com essa postura, as crianças poderão esticar todos os músculos da parte de trás do corpo enquanto imitam os movimentos de alongamento de um cão.

Para fazer isso, eles devem colocar as mãos e os joelhos no chão e, esticar as pernas e os braços para formar um V invertido.

Nessa posição, podemos pedir que eles relaxem a cabeça olhando para os pés por alguns minutos antes de começar a expirar o ar e retornar à postura inicial.

3.    A árvore

É uma das posturas clássicas de yoga, um excelente exercício para estimular o equilíbrio em crianças, já que a ideia é que elas simulem a postura de uma árvore.

postura-da-árvore

Para conseguir isso, eles se levantarão com as pernas juntas e os braços estendidos.

Nessa posição, eles dobrarão a perna direita descansando-a na panturrilha ou coxa esquerda.

Aqueles que têm mais equilíbrio serão capazes de juntar as palmas das mãos em linha reta acima da cabeça.

Nessa postura, pediremos que a criança tome ar pelo nariz em profundidade e expire à medida que retornar à posição original. O exercício é repetido com a outra perna.

4.    A montanha

Qual criança não gostaria do desafio de se tornar uma montanha?

Com essa técnica de yoga, eles conseguirão.

Primeiro, pediremos que ele se sente de pernas cruzadas, as costas retas e as palmas das mãos juntas na altura do peito.

Enquanto tomam ar pelo nariz, eles devem esticar os braços sobre a cabeça como se quisessem tocar o céu.

Depois de alguns segundos nessa postura, pediremos que ele expire enquanto abaixa as mãos lentamente.

5.    A criança

postura da criança

Sem dúvida, este clássico de yoga será uma das posturas que os pequenos em casa mais vão gostar.

A técnica consiste em imitar a posição de um feto no útero de sua mãe.

Para fazer isso, pediremos às crianças que descansem os joelhos no chão, para que as nádegas estejam apoiadas nos calcanhares.

Nesta posição, eles devem esticar os braços enquanto descansam a testa no chão.

Uma posição ideal para combinar com exercícios respiratórios.

Gostou de saber mais sobre se as crianças podem aprender yoga?

Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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