Crianças Podem Aprender Ioga

Crianças Podem Aprender Ioga

O yoga, retratado na linguagem de uma criança, é capaz de ajudar a lidar com o estresse vivenciado por crianças que vivem em um mundo cada vez mais acelerado. Neste artigo, veremos os benefícios de ensinar yoga para crianças.

As crianças vivem em um mundo acelerado de pais ocupados, pressão na escola, aulas incessantes, videogames, shoppings e esportes competitivos. Normalmente, não consideramos essas influências estressantes para nossos filhos, porém, geralmente são.

O ritmo movimentado da vida de nossos filhos pode gerar um efeito profundo em sua alegria inata – e normalmente não para melhor.

O yoga é capaz ajudar a combater essas pressões. Quando as crianças aprendem técnicas de auto-saúde, relaxamento e realização interior, elas são capazes de enfrentar os desafios da vida com muito mais de facilidade.

O yoga em tenra idade estimula a auto-estima e a consciência corporal com uma atividade física não competitiva. Proporcionar a cooperação e a compaixão – em oposição à oposição – é um enorme presente para dar a nossos filhos.

As crianças obtêm grandes benefícios do yoga. Fisicamente, eleva sua flexibilidade, força, coordenação e consciência corporal. Além do mais, sua concentração e sensação de calma e relaxamento são aprimoradas.

Praticando yoga, as crianças se exercitam, brincam, se conectam mais profundamente com o eu interior e criam um relacionamento íntimo com o mundo natural que os rodeia. O yoga traz à superfície a esplêndida luz interior que todas as crianças possuem.

Quando os iogues elaboraram os asanas há bastante tempo atrás, eles ainda viviam próximo ao mundo natural e utilizavam animais e plantas como inspiração – a picada de um escorpião, a graça de um cisne, a estatura de uma árvore no solo.

No momento que as crianças imitam os movimentos e sons da natureza, têm a oportunidade de entrar em outro ser e se imaginar assumindo suas qualidades.

Quando fazem a pose do leão (Simhasana), por exemplo, vivencial não apenas o poder e o comportamento do leão, mas também seu próprio senso de poder: momento de ser agressivo, momento de recuar.

Os movimentos físicos introduzem as crianças no real significado do yoga: união, expressão e honra para si e para sua parte na delicada rede da vida.

Descubra Como Ensinar De Um Jeito Que as Crianças Aprendem

O yoga com crianças proporciona diversas possibilidades de trocar sabedoria, compartilhar bons momentos e determinar as bases para uma prática ao longo da vida que seguirá se aprofundando.

ensinar yoga para crianças

Tudo o que é preciso é de um pouco de flexibilidade por parte do adulto, porque o yoga para crianças é bem distinto do yoga para adultos.

É preciso criar um laço de confiança com a criança, trabalhando e brincando juntos até que suas criações floresceram e comecem a dar resultados positivos. O programa de ensino precisa combinar técnicas de yoga projetadas especialmente para crianças utilizando a teoria das múltiplas inteligências do Dr. Howard Gardner, por exemplo.

Gardner, descreve oito inteligências inatas em todos nós – linguística, lógica, visual, musical, cinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal – e destaca que as crianças precisam receber oportunidade de desenvolver e incorporar o maior número possível deles.

Conforme sua teoria, o Yoga para crianças integra narrativa, jogos, música, linguagem e demais artes a um currículo completo que engloba a “criança inteira”.

O programa precisa envolver toda a mente, corpo e espírito de uma forma que honra todas as maneiras pelas quais as crianças aprendem.

Você Também é Beneficiado ao Ensinar

Se você está com planos de ensinar yoga para crianças, há várias coisas gerais a saber que melhorarão sua experiência. O grande desafio das crianças é manter a atenção por tempo suficiente para ensinar-lhes os benefícios do yoga:

  • Quietude
  • Equilíbrio
  • Flexibilidade
  • Foco
  • Paz
  • Graça
  • Conexão
  • Saúde e bem-estar.

Por sorte, a maioria das crianças ama conversar e adora se mudar – o que pode ocorrer no yoga. As crianças terão a oportunidade de assumir o papel de animais, árvores, flores, guerreiros.

Sua missão é dar um passo atrás e deixar que eles latam na pose do cão, assobiem na cobra e miam na extensão do gato. Eles também podem recitar os ABCs ou 123s enquanto estão realizando as poses. O som é um perfeito lançamento para crianças e acrescenta uma dimensão auditiva à experiência física do yoga.

yoga para crianças

As crianças necessitam descobrir o mundo por conta própria. Dizer a eles para pensarem mais, fazerem melhor ou serem de certa forma porque é bom para eles não é o caminho ideal. Pelo contrário, proporcione um ambiente amoroso, receptivo e criativo para que eles descubram suas próprias verdades.

No momento que executam os diversos asanas animais e da natureza, envolva suas mentes para aguçar sua consciência. Quando forem cobras ( Bhujangasana ), convide-as a pensar realmente que são somente uma espinha longa, sem braços e pernas.

Você ainda é capaz de correr ou subir em uma árvore? Em Pose da Árvore ( Vrksasana ), peça que pensem ser um carvalho enorme, com raízes que crescem na parte inferior dos pés. Você poderia ficar na mesma posição por 100 anos? Se você fosse derrubado, tudo bem? Dói?

Quando se alongam como um cachorro, se equilibram como um flamingo, respiram como um coelho ou permanecem fortes e altos como uma árvore, estão promovendo uma conexão entre o macrocosmo de seu ambiente e o microcosmo de seus corpos.

O valor da reverência por toda a vida e o princípio da interdependência se tornam aparentes.

As crianças começam a compreender que todos somos feitos das mesmas “coisas”. Estamos somente em formas distintas.

Imagine você como um facilitador e não como um professor. Guie seus filhos enquanto simultaneamente abre seu coração e permita que eles o guiem.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.