Yoga Para Dormir

Yoga Para Dormir

A privação e o estresse do sono podem se tornar um ciclo vicioso.

Frequentemente, temos dificuldades para dormir pelo fato de estarmos preocupados e ansiosos, e quando não dormimos o suficiente aumenta a chance de ficarmos estressados ​​no dia seguinte.

É aí que entra a prática do yoga para dormir. Ao reduzir os níveis de estresse, tranquilizar a mente e aliviar a tensão no corpo, a prática calmante pode se tornar um remédio natural eficaz para o sono.

Algumas poses de repouso e inversão são muito úteis para lidar com a inquietação e a insônia, ainda mais quando praticadas à noite ou na cama antes de dormir.

Vivemos em um ambiente tão corrido e nossos sentidos estão a todo instante sendo estimulados, e isso atinge nosso sistema nervoso.

A técnica iogue de concentrar sua respiração pode ser útil – a expiração estimula a liberação do sistema nervoso, e as poses também auxiliam no alivio  da tensão do corpo físico”.

Quero compartilhar com você estas 8 poses relaxantes que você pode praticar em sua casa para ajudá-lo a ter uma bela noite de descanso.

Curva para frente em pé (Uttanasana)

Curva para a frente em pé (Uttanasana)

Para fazer essa posição, ponha-se de pé com os pés afastados por 15 centímetros e dobre o tronco no chão, atingindo o chão ou dobrando os braços e segurando a mão oposta ao cotovelo oposto.

Essa pose vai minimizar dores de cabeça e insônia e pode ser útil para reduzir os níveis de estresse.

Mexa um pouco de um lado para o outro e respire.

Dobre os joelhos o suficiente para tirar qualquer tensão. A tensão nas pernas e quadris começará a dispersar.

Pose da guilhotina (Halasana)

Pose da guilhotina (Halasana)

É aconselhar ficar nesta posição de um a cinco minutos para adormecer mais facilmente.

Deite-se de costas, levantando as pernas sobre a cabeça e em seguida para o chão atrás de você, com as mãos nas costas para apoio ou no chão.

Quando invertemos o fluxo de sangue, trazemos nova vitalidade ao corpo.

Pernas acima da pose da parede (Viparita Karani)

Pernas acima da pose da parede (Viparita Karani)

Uma postura bem simples, que é feita contra uma parede, é ótima para relaxar à noite e reduzir o estresse.

É aconselhável permanecer nesta posição por até cinco minutos, com os olhos fechados e usar um travesseiro para os olhos, se quiser.

Quando dobramos as pernas para cima, o sangue pode correr de volta ao coração. Tem um toque calmante

Pose de cadáver (Savasana)

Posição de cadáver (Savasana)

Ponha seu corpo no modo de sono com uma simples posição de cadáver, focando a atenção no corpo e na respiração e colocando de lado as preocupações do dia.

Ao concentrar a mente e trazer a consciência, você puxa a mente do que está causando estresse ou inquietação.

Torção espinal supina (Supta Matsyendrasana)

Torção espinal supina (Supta Matsyendrasana)

Essa postura torcida reclinável pode ser usada rapidamente na cama antes de você dormir.

Deite-se de costas e ponha o joelho direito no peito e em seguida no lado esquerdo. Estique o braço direito e olhe para a direita, respirando fundo diversas vezes e em seguida repetindo do outro lado.

Você também pode experimentar trazer as duas pernas para cima e em seguida para cada lado, como na imagem acima.

Essa posição vai aliviar a tensão em toda a coluna e auxiliar na digestão.

Torção espinhal assentada (Ardha Matsyendrasana)

Torção espinhal assentada (Ardha Matsyendrasana)

Bem como a torção em decúbito dorsal, a torção da coluna vertebral sentada (também conhecida como meia-lorde dos peixes) estabelece uma sensação de relaxamento no corpo ao passo que estica suavemente a coluna.

O alongamento pode ser feito usando as duas pernas dobradas ou com uma esticada.

Borboleta reclinada (Supta Baddha Konasana)

Borboleta reclinada (Supta Baddha Konasana)

Uma variação da pose básica da borboleta, na imagem acima, pode ser utilizada para auxiliar o corpo a entrar no modo de repouso.

Deite-se de costas – em sua cama ou em uma esteira – e una os pés, espalhando os joelhos em um diamante. Caso os quadris estejam tensos a postura pode parecer muito intensa.

Para ajudar, ponha um cobertor ou almofada dobrada sob cada um dos joelhos.

Leve uma mão ao seu coração e uma mão à sua barriga. Respire profundamente, reparando a respiração entrar e sair do corpo.

Respiração da Narina Esquerda (Surya Bhedana)

Respiração da Narina Esquerda (Surya Bhedana)

Para praticar este exercício de respiração relaxante, ou pranayama, você pode sentar-se de pernas cruzadas ou deitar-se do lado direito.

Tampe a narina direita com o polegar e estenda os dedos para fora. Em seguida, execute de cinco a dez respirações profundas da narina esquerda.

Você certamente irá conseguir dormir após fazer essas respirações da narina esquerda, pois são extremamente eficaz.

Bom, espero que estas dicas de yoga para dormir tenham sido úteis para você. Gratidão!

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