Exercícios de Yoga Para Dormir Melhor

Muitas pessoas tem dificuldade para dormir pelo fato de estar preocupado ou mesmo ansiosos e quando não dormimos o suficiente aumenta a chance de ficarmos estressados ​​no dia seguinte.

É aí que entra a prática do yoga para dormir. Os exercícios que você verá aqui ajudam a reduzir os níveis de estresse, tranquilizar a mente e aliviar a tensão no corpo.

Algumas poses de repouso e inversão são muito úteis para lidar com a inquietação e a insônia, ainda mais quando praticadas à noite ou na cama antes de dormir.

yoga para dormir

Curva Para Frente em Pé (Uttanasana)

Curva para a frente em pé (Uttanasana)

Esta postura postura extraordinária que alonga a coluna, os músculos das costas e a parte posterior das pernas. Com poder rejuvenescedor e terapêutico, ela aquieta sua mente, diminuir a tensão dos músculos e tecidos conjuntivos.

Respeite seus limites, faça somente o quanto conseguir. Caso não seja possível tocar o chão, tá tudo certo, você pode apoiar suas mãos onde elas alcançam, por exemplo, a parte da frente de suas pernas.

Benefícios da Uttanasana

  • Aquieta o cérebro e auxilia no alívio do estresse e depressão
  • Estica os tendões, panturrilhas e quadris
  • Reduz dores de cabeça e insônia
  • Minimiza a fadiga e a ansiedade
  • Fortalece as coxas e os joelhos
  • Trabalha o fígado e os rins
  • Ajuda na digestão

Pernas acima da pose da parede (Viparita Karani)

Pernas acima da pose da parede (Viparita Karani)

Uma postura bem simples, que é feita contra uma parede, é ótima para relaxar à noite e reduzir o estresse.

É aconselhável permanecer nesta posição por até cinco minutos, com os olhos fechados e usar um travesseiro para os olhos, se quiser.

Quando dobramos as pernas para cima, o sangue pode correr de volta ao coração. Tem um toque calmante

Pose de cadáver (Savasana)

Posição de cadáver (Savasana)

Ponha seu corpo no modo de sono com uma simples posição de cadáver, focando a atenção no corpo e na respiração e colocando de lado as preocupações do dia.

Ao concentrar a mente e trazer a consciência, você puxa a mente do que está causando estresse ou inquietação.

Torção espinal supina (Supta Matsyendrasana)

Torção espinal supina (Supta Matsyendrasana)

Essa postura torcida reclinável pode ser usada rapidamente na cama antes de você dormir.

Deite-se de costas e ponha o joelho direito no peito e em seguida no lado esquerdo. Estique o braço direito e olhe para a direita, respirando fundo diversas vezes e em seguida repetindo do outro lado.

Você também pode experimentar trazer as duas pernas para cima e em seguida para cada lado, como na imagem acima.

Essa posição vai aliviar a tensão em toda a coluna e auxiliar na digestão.

Torção espinhal assentada (Ardha Matsyendrasana)

Torção espinhal assentada (Ardha Matsyendrasana)

Bem como a torção em decúbito dorsal, a torção da coluna vertebral sentada (também conhecida como meia-lorde dos peixes) estabelece uma sensação de relaxamento no corpo ao passo que estica suavemente a coluna.

O alongamento pode ser feito usando as duas pernas dobradas ou com uma esticada.

Borboleta reclinada (Supta Baddha Konasana)

Borboleta reclinada (Supta Baddha Konasana)

Uma variação da pose básica da borboleta, na imagem acima, pode ser utilizada para auxiliar o corpo a entrar no modo de repouso.

Deite-se de costas – em sua cama ou em uma esteira – e una os pés, espalhando os joelhos em um diamante. Caso os quadris estejam tensos a postura pode parecer muito intensa.

Para ajudar, ponha um cobertor ou almofada dobrada sob cada um dos joelhos.

Leve uma mão ao seu coração e uma mão à sua barriga. Respire profundamente, reparando a respiração entrar e sair do corpo.

Respiração da Narina Esquerda (Surya Bhedana)

Respiração da Narina Esquerda (Surya Bhedana)

Para praticar este exercício de respiração relaxante, ou pranayama, você pode sentar-se de pernas cruzadas ou deitar-se do lado direito.

Tampe a narina direita com o polegar e estenda os dedos para fora. Em seguida, execute de cinco a dez respirações profundas da narina esquerda.

Você certamente irá conseguir dormir após fazer essas respirações da narina esquerda, pois são extremamente eficaz.

Bom, espero que estas dicas de yoga para dormir tenham sido úteis para você. Gratidão!

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