A vida pode possuir momentos estressante, especialmente agora, no cenário em que vivemos pode contribuir para este feito. Dessa forma, para buscar melhorar nossa qualidade de vida, podemos pensar em praticar yoga e meditação. Mas você sabe quais as diferenças entre essas suas práticas?

De fato, essa é uma dúvida muito comum, principalmente para os iniciantes que ainda estão se familiarizando com os termos. Para ajudar você a entender mais sobre as diferenças entre yoga e meditação, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Continue a leitura!
Yoga e meditação são iguais?
Não, as duas práticas têm suas diferenças, embora que sutis. Embora elas possam incorporar alguns dos mesmos elementos, há várias coisas que definem exatamente o que é uma prática de meditação e o que é uma prática de ioga. Para nos aprofundar nisso, devemos primeiro descrever o que cada um deles é.
O que é yoga?

Hoje, a yoga tornou-se famosa como uma aula de fitness, conhecida por seus alongamentos profundos, maior flexibilidade e fortalecimento. Porém, a prática é antiga (mais de 5000 anos) e é baseada na filosofia indiana, onde yoga significa união do corpo e mente. Em essência, é uma prática que trabalha para combinar e sincronizar a mente e o corpo através de várias posturas (ou asanas), técnicas de respiração e muitas vezes também incorpora meditações. Yoga significa ‘união’. E, como tal, visa reunir todas essas coisas para promover o bem-estar e o equilíbrio.
Não é apenas um exercício ou treinamento, mas pretende ser um estilo de vida e aqueles que o praticam regularmente também podem muitas vezes viver com uma filosofia de vida iogue e até comer uma dieta iogue.
O que é meditação?

Essencialmente, meditação é sobre estar calmo. Trata-se da quietude do corpo e da mente. Isso significa que não consiste em exercícios físicos. Seu corpo se senta ou se deita muito silenciosamente enquanto você se concentra em sua respiração, explora seu corpo, canta ou se concentra em estar ciente de seu corpo e do espaço ao seu redor. Isso geralmente é feito concentrando-se em objetos, sons ou respiração.
A meditação também é uma prática antiga e acredita-se que ajude a trazer maior consciência e aceitação à sua vida diária, melhorando a concentração e condicionando a mente. Isso ajuda você a limitar a ruminação excessiva e pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer hora. A meditação é a prática ideal para pessoas que procuram aprender a viver mais no presente e menos em suas mentes pensantes.
Meditação como parte fundamental da yoga
O yoga então reúne todas essas filosofias e escolas (tipos) para seu próprio propósito: alcançar a união no Ser. A meditação é um desses princípios e, basicamente, é um estado de consciência de Si Mesmo e transcendendo a mente – o que muitas vezes nos distrai.
Em palavras muito mais terrenas, poderíamos resumir a meditação como uma forma de realizar a yoga. Meditação é um estado no qual diferentes fatores estão envolvidos: respiração, relaxamento ou movimento, consciência. Como os 8 princípios e diferentes escolas de Ioga, a meditação também é um estado de união e uma prática que reúne diferentes ferramentas para levá-lo a essa experiência de unidade.

Como você pode ver, tudo está conectado! Da próxima vez que você fizer yoga e meditação, lembre-se de que ambos vêm da mesma essência: mantenha-se presente para que você possa experimentar a união com o seu Ser, com o Todo e com a energia vital que habita tudo e em todos.
Qual é o melhor: yoga ou meditação?
Conforme detalhado nas descrições anteriores, yoga é mais sobre movimento e meditação é sobre quietude.
- A meditação pode fazer parte da ioga, mas realmente não funciona ao contrário.
- A prática que é “melhor” dependerá inteiramente de você e de suas necessidades.
- Ambas as práticas podem ajudar a promover a calma e permitir que você acabe com o estresse.
- Mas você também deve estar ciente de que existem muitos tipos de meditação e práticas de ioga.
Tipos de yoga
- Yoga Restaurativa
- Ashtanga Yoga
- Kundalini Yoga
- Vinyasa Yoga
- Vinyasa Flow
- Iyengar Yoga
- Karma Yoga
- Jnana Yoga
- Hatha Yoga
- Raja Yoga
- Babyoga
- Bhakti
Tipos de meditação
- Transcendental (era praticada pelos Beatles)
- Autoquestionamento (atma vichara)
- Meditação guiada
- Mindfulness
- Vipassana
- Zazen (zen)
- Mantras
- Taoísta
- Metta
Faça yoga e meditação
Algumas das principais coisas a considerar ao escolher entre uma aula de ioga ou meditação, o melhor é considerar suas motivações e necessidades. Se você tiver lesões, isso pode impedi-lo de fazer certas asanas (posturas de yoga). Você também deve considerar que alguns asanas devem ser feitas com o estômago vazio, portanto, a viabilidade também pode desempenhar um papel na prática que você prefere realizar.
Se você só tiver tempo para praticar depois do almoço, pode querer uma aula de meditação, garanto que sua tarde será radiante Claro, fazer ioga em vez de meditação também faz sentido para quem quer aumentar a potência do seu corpo.
Se você quer ser mais forte e flexível, um compromisso de longo prazo com a Yoga pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de bem-estar. A verdade é que uma prática não é necessariamente “melhor” do que outra. Não há uma regra única para todos, ambas se complementam.

Qual é o melhor método?
Passe algum tempo experimentando práticas de yoga e meditação e veja qual você prefere. Certifique-se de experimentar vários estilos de cada um e, no final, você encontrará a prática mais relaxante que o ajuda a desenvolver sua mente.
Então. gostou de saber mais sobre a yoga e meditação? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Pratique yoga em casa, mas nunca sozinha. SAIBA MAIS