Meditação Para Iniciantes

Meditação Para Iniciantes

Com a rotina cada vez mais acelerada para a maioria das pessoas, fluxo ininterrupto de informações de nossos dispositivos móveis, muitas pessoas estão procurando uma forma de se desconectar e descansar suas mentes.

Uma maneira saudável de alcançarmos este objetivo, é por meio da meditação. Se você deseja experimentar a meditação, mas não sabe como, veja agora um método simples para ajudar você a iniciar a sua jornada.

O que é meditação?

Para os objetivos deste artigo, vamos definir a meditação como estar consciente quanto ao fluxo da sua mente. Em grande parte das vezes, nos identificamos por inteiros com nossos próprios pensamentos, a ponto de não haver distinção entre os pensamentos e o pensador.

A meditação visa romper esta conexão. Há vários treinamentos diferentes de meditação, cada qual possuindo a sua própria metodologia. A técnica de observação respiratória apresentada a seguir é baseada em uma tradição budista.

1. Determinar um momento

Muita gente gosta de meditar no período da manhã, mas essa não é a regra, ou seja, se outra hora do dia for mais conveniente para você, não perca tempo.

Tudo que você precisa fazer é escolher um momento em que consiga se engajar profundamente nesta prática. Não precisa se estender por horas, 10 ou 15 minutos é um bom começo.

Se você já pratica yoga em casa, você pode realizar sua meditação no final.

2. Criar o espaço

Após você definir seu horário, precisa determinar um local para sua prática. Não precisa ser enorme, apenas tome o cuidado de ser longe das distrações de casa.

Um canto do seu quarto pode ser perfeito para começar a sua prática de meditação. Uma excelente ideia é utilizar um alarme para lhe avisar do final de sua sessão, assim você não precisa parar de meditar e olhar quanto tempo falta.

Tenha certeza de que seu telefone está no silencioso para não ser tentado a checar sua meditação quando receber alguma notificação.

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3. Como sentar-se

Se for possível sentar no chão, pode usar cobertores ou uma almofada para ficar mais confortável. Almofadas de meditação chamadas zafus são ótimas, mas definitivamente não são indispensáveis.

Tente uma posição de pernas cruzadas como a Sukasana. Muita gente não pode permanecer na posição de lótus por um longo período, podendo até se machucar tentando, então evite isto no começo.

Caso você sinta algum desconforto sentado, experimente a virasana com um bloco debaixo de seu assento.

Esta é muitas vezes uma posição mais fácil para as costas. Se não for possível sentar no chão, use uma cadeira onde você possa sentar-se em pé com os dois pés no chão.

4. Posições das mãos

Você certamente já visualizou imagens de pessoas meditando com as mãos em diferentes posições, chamadas mudras.

Você pode experimentar todas elas, mas também pode apenas colocar suas mãos sobre seus joelhos.

5. O que podemos fazer?

Estando você no seu espaço de meditação, feche seus olhos. Preste atenção na sua respiração, mas sem mudá-la. Normalmente quereremos ir mais fundo na respiração a partir do momento que prestamos atenção nela.

Resista a este impulso. Ponha todo o seu foco na inalação e na exalação.

Você pode contar as respirações se isso o ajudar a se concentrar nelas. Assim que seus pensamentos surgirem, tente imaginá-los desaparecendo antes de concentrar sua atenção novamente em sua respiração.

Assim que sua mente começa a “viajar”, o que inevitavelmente acontecerá, perceba seus pensamentos e os deixe ir.

6. Quanto tempo

Quando você iniciar, ajuste seu cronômetro para 5 minutos. Se você perceber que está difícil prestar atenção à sua respiração durante este tempo, trabalhe sobre isso antes de aumentar o tempo.

Quando se sentir pronto, comece acrescentando um minuto ao tempo da sessão, assim, a medida que for adquirindo experiência consequentemente vai aumentando o tempo.

7. Como finalizar

Quando o alarme soar, abra seus olhos. Tome um momento para perceber como você se sente após sua primeira prática de meditação.

Se você sentir dormência nas pernas por exemplo, movimente devagar até suas mãos e joelhos. Um pequeno alongamento vai ajudar você a relaxar.

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