kapalabhati: a respiração que limpa e purifica as vias respiratórias

Kapalabhati, originária das práticas ancestrais do yoga, representa uma técnica poderosa de purificação das vias respiratórias.

kapalabhati a respiração crânio brilhante

A palavra sânscrita vem de “Kapala”, que significa “crânio” e “Bhati”, que significa “brilhar” ou “limpar”. Por isso é conhecida como a respiração do crânio brilhante.

Neste artigo vamos ver os passos fundamentais para a realização do Kapalabhati, um método de respiração que promove a limpeza dos seios da face e auxilia na manutenção do bem-estar e saúde.

Como fazer a respiração kapalabhati

A técnica para fazer kapalabhati é bastante simples, porém, com efeitos profundos.

  • Primeiramente, esvazie completamente seus pulmões, eliminando todo o ar.
  • Agora, inspire de maneira calma e profunda.
  • Não segure o ar, expirando pelo nariz com força e contraia o abdômen de modo firme.
  • Continue o processo, inalando de forma plena e tranquila, e exalando com intensidade.
  • Lembre-se de manter a musculatura do rosto relaxada e evitar o movimento dos ombros.
  • Repita este ciclo no mínimo dez vezes.

Utilize um lenço embaixo do nariz preferencialmente nos ciclos iniciais, para o caso de ocorrer a elinação de mucosidade em excesso.

Vale destacar que o intervalo entre cada exalação deve ser mais extenso do que o praticado no Bhastrikā, conhecido por ser uma respiração vigorosa e acelerada.

É crucial manter uma postura estável e confortável ao sentar-se, para prevenir qualquer tipo de balanço causado pela potência da sua respiração.

Benefícios

A respiração kapalabhati é uma prática poderosa que apresenta diversos benefícios para sua saúde.

Aprimore a sua prática com os melhores acessórios para yoga: Escolha aqui

É ótima para impar as vias nasais, facilitando a eliminação do muco, fortalece os pulmões e os músculos intercostais, ampliando sua capacidade respiratória.

Ajuda a reduzir a congestão brônquica e os espasmos, proporcionando alívio para pessoas com asma e melhorando a qualidade respiratória como um todo.

Ao praticar a expiração forçada, você remove o dióxido de carbono estagnado e renova o oxigênio nos seus pulmões.

Massageia os órgãos internos, como intestinos, estômago, fígado, baço, coração e pâncreas, graças ao movimento do diafragma e às contrações abdominais.

Fortalece os músculos abdominais e melhora a digestão significativamente.

Ao aumentar a oxigenação do cérebro, a prática refresca e revigora sua mente, elevando seu estado de alerta e clareza mental.

Portanto, vale a pena você invistir alguns minutos do seu dia para fazer kapalabhati e sentir a diferença em seu bem-estar!

Contraindicações

Embora a respiração kapalabhati certamente lhe forneça uma série de benefícios, também é importante que você leve em conta as seguintes contraindicações:

  • Evite fazer durante a gravidez.
  • Evite a prática excessiva quando causar maior estresse ou exaustão. Uma prática dosada com precisão aumenta o nível geral de energia.
  • Evite em caso de diminuição da capacidade respiratória.
  • Pessoas que sofrem de doenças dos ouvidos, otite, etc. ou olhos, como descolamento de retina ou glaucoma devem evitar.
  • Aqueles que sofrem de pressão arterial excessiva ou insuficiente devem evitar.
  • Se houver hemorragias nasais, se você sentir palpitações nos ouvidos ou se elas se tornarem dolorosas

Em caso de dúvidas, consulte seu médico.

Qual a diferença entre kapalabhati e bhastrika

Kapalabhati é uma técnica de respiração que envolve contrações abdominais, com inspiração lenta e expiração rápida e forte para expulsar o ar dos pulmões.

Bhastrika, ou respiração do fole, combina inspiração e expiração rápidas com movimentos igualmente ativos do abdômen.

Conclusão

o que é respiração kapalabhati blog yoga ou ioga

A prática de kapālabhāti transcende a simples questão de respirar, ela representa uma ferramenta poderosa para o bem-estar e a expansão da consciência.

Ao incorporar essa técnica milenar em sua rotina diária, você poderá observar não apenas melhorias na saúde pulmonar e mental, mas também um aumento na sua vitalidade e clareza de pensamento.

É importante, porém, estar ciente das contraindicações e praticar kapālabhāti sob a supervisão de um profissional qualificado, especialmente se for iniciante.

O respeito aos limites do seu corpo e a prática consciente são essenciais para colher os frutos deste potente ṣaṭkarma.

O kapālabhāti é mais que uma técnica de purificação; é um caminho para iluminar o crânio e a mente, abrindo novas possibilidades para o seu desenvolvimento pessoal e espiritual.

Que a luz e a energia geradas por essa prática milenar iluminem o seu caminho e o conduzam a um estado de saúde e plenitude. Namastê.

Você também pode ler: Shat Kriya Yoga: como fazer uma limpeza interna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima