A Respiração kapalabhati é um método respiratório que inclui uma técnica de limpeza profunda com um efeito que transporta uma grande quantidade de oxigênio para o cérebro: um mecanismo que ajuda a alcançar uma saúde física, energética e mental perfeitas. Este método respiratório é um dos principais exercícios de Pranayama. Faz parte dos arranjos favoráveis do yoga para meditação e dos estados de expansão da consciência.

O que é a respiração kapalabhati?
Este método respiratório é um dos principais exercícios de Pranayama. É classificado entre as 6 técnicas de limpeza, que consistem em uma série de exercícios de purificação física e energética que são considerados um pré-requisito para a prática do Hatha Yoga em textos antigos da tradição tântrica de ioga.
A palavra sânscrita vem de “Kapala”, que significa “crânio” e “Bhati”, que significa “brilhar” ou “limpar”. Isso se traduz literalmente como “limpar o crânio”. Neste contexto, refere-se à limpeza dos dutos de ar na cabeça: narinas, cones nasais e outras passagens de ar.
As técnicas da respiração kapalabhati são métodos respiratórios muito poderosos. Se o seu corpo e canais sutis (Nadis ou meridianos) não estiverem suficientemente purificados, as técnicas da respiração kapalabhati podem ser perigosas. É por isso que antes de realizar a respiração kapalabhati, recomendo praticar Shat Kriya ou Shat Karman para purificar corpos físicos e energéticos.
A energia circulará melhor, aumentará sua capacidade de trabalho, pensamento, digestão, nitidez dos sentidos, intuição e, ao mesmo tempo, a percepção se expandirá. Kapalabhati faz parte desses Kriyas que ajudam a eliminar toxinas do corpo causadas por excessos e outros alimentos, e que também ajudam a aliviar muitas doenças físicas e mentais.
Aqui estão algumas técnicas de purificação:
- Dhauti: limpando o estômago
- Basti: limpeza do cólon
- Neti: limpeza da cavidade nasal
- Trataka: meditação visual
- Nauli: limpeza das vísceras e do sistema gastrointestinal
- Kapalabhati: limpeza do sistema respiratório
Fundamentos da respiração kapalabhati
A essência do kapalabhati é uma repetição constante de expirações forçadas seguidas de inalações passivas, um pouco mais lentas. Cada respiração externa é impulsionada por um poderoso empurrão do abdômen. Após esse empurrão, o abdômen relaxa rapidamente e a respiração flui de volta para os pulmões, recuando pela força da expiração.
A inalação é suave e sem esforço. Isso prepara o sistema respiratório para o próximo golpe do abdômen, que novamente leva o ar para cima e para fora pelo nariz. Cada ciclo de expiração e inalação é contado como uma respiração e um número prescrito de repetições é concluído, dependendo da capacidade da pessoa. Todas as respirações passam pelo nariz.
Existem duas maneiras de fazer a respiração kapalabhati:
- Kapalabhati dinâmico: como descrito acima.
- Kapalabhati macio: menos intenso e quase silencioso, mais sutil. Este é o que podemos praticar por ciclos longos.
Mas como fazer passo a passo?

Antes de começar a explicar o passo a passo de como a respiração kapalabhati é praticada, é importante enfatizar que isso deve ser feito com o estômago vazio ou fora da digestão. Sente-se confortavelmente de pernas cruzadas, para que você possa manter as costas retas, os ombros relaxados e a frente do corpo limpa. Você pode se ajudar usando uma pequena almofada ou sentado em uma cadeira.
Expiração
Faça pequenas expirações, rápida e energicamente, quase “abruptas”. Nesse processo, a faixa abdominal se contrai para a parte inferior do abdômen e não para o plexo solar. Para ajudá-lo a entender esse processo, imagine que você não pode usar as mãos e que deseja expulsar uma partícula de poeira ou mosquito na entrada de uma narina, então você terá que fazê-lo com as expirações de maneira forte ou atenuada.
Inspiração
A inspiração não é controlada, o ar preenche automaticamente os pulmões durante a pausa, entre duas inspirações. A barriga então se projeta, naturalmente. Na fase de aprendizado, não é necessário inspirar rapidamente, pelo contrário, no início inale suavemente para não criar tensão desnecessária.
Concentre-se na expiração e, a partir de então, você poderá acelerar suas respirações e até aumentar gradualmente até 120 expirações por minuto. Pratique 10 a 50 respirações Kapalabhati no início. Então, adquirindo mais prática, você pode fazer um ciclo muito mais longo, de 100 a 120 respirações, ou até mais, se sua capacidade permitir.

Retenção pulmonar total
Algumas escolas defendem a retenção de ar, que consiste em manter seus pulmões cheios de ar após cada série Kapalabhati, pelo menos cerca de 10 segundos ou até mesmo o tempo que for mais confortável. Expire devagar. Em seguida, respire devagar, fundo e regularmente.
Duração
Pratique 3 ciclos de Kapalabhati para uma sessão normal de Pranayama. A chave é sentir a liberdade dos músculos abdominais de empurrar e relaxar, empurrar e relaxar, repetidamente enquanto visualiza o ar circulando dinamicamente durante Kapalabhati; observe como ele entra e sai dos pulmões e como se torna uma fonte de energia e purificação.
Contraindicações da respiração kapalabhati
Embora a respiração kapalabhati certamente lhe forneça uma série de benefícios, também é importante que você leve em conta as seguintes contraindicações:
- Evite fazer isso durante a gravidez.
- Evite a prática excessiva quando causar maior estresse ou exaustão. Uma prática dosada com precisão aumenta o nível geral de energia.
- Evite em caso de diminuição da capacidade respiratória.
- As pessoas que sofrem de doenças dos ouvidos, otite, etc. ou olhos, como descolamento de retina ou glaucoma devem evitar.
- Aqueles que sofrem de pressão arterial excessiva ou insuficiente devem evitar.
Além disso, a respiração kapalabhati não é recomendada se houver hemorragias nasais, se você sentir palpitações nos ouvidos ou se elas se tornarem dolorosas.