Os benefícios da Matsyasana são muitos e neste artigo, nós iremos conferir como fazer a postura Matsyasana. Essa é uma das posições da Yoga mais fáceis e é perfeita para os iniciantes. O nome é derivado do sânscrito matsya, que significa “peixe”, e asana, que significa “postura”.
Matsya é também o nome de uma encarnação do deus Vishnu, que se manifestou como um grande peixe para salvar a terra de uma enchente. Muito Interessante…

Significado da Matsyasana – Postura do Peixe
A asana Matsyasana é excelente para elevar os níveis de energia, reduzindo os níveis da ansiedade. Faz parte da série primária de Ashtanga Yoga e é frequentemente realizada em Hatha Yoga como um contraponto para sarvangasana, ou postura do ombro.
Em Matsyasana, você deve pensar em seu corpo como se fosse o de um peixe. Dizem que praticar esta postura pode conectar o indivíduo ao equilíbrio da terra e da água, através do “aterramento” dos membros na terra e o levantamento do peito como a crista de uma onda.
Ao praticar a asana Matsyasana, você abre o chakra que pode transformar a energia negativa em sabedoria. Também incentiva a autoexpressão e ajuda a melhorar a fala.
Benefícios da Matsyasana e Contraindicações
Antes de mostrar como fazer a postura dopeixe, vamos conhecer os benefícios que esta asana nos oferece. Contudo, também há contraindicações que você verá a seguir.

Benefícios da Postura Matsyasana
- Ótima para a coluna – sem almofada: elimina certas deformações da coluna
- Tonifica os nervos e alivia a rigidez do pescoço e das costas
- Aumenta a capacidade dos pulmões de receber ar
- Benéfico para a zona cardíaca: acalma o coração, desacelera os impulsos cardíacos
- Melhora o fluxo sanguíneo, especialmente a circulação na cabeça
- Facilita a respiração ao abrir a caixa torácica
- Estimula os rins, estômago (prisão de ventre), bexiga, próstata
- Age completamente na glândula tireoide (estimula e acalma, por sua vez).
- Melhora a qualidade da voz
Contraindicação da postura do peixe
É recomendado evitar esta asana nas seguintes situações: Lembre-se também de consultar o seu médico antes de iniciar uma roina de atividade física.
- Período menstrual nas mulheres
- Pressão arterial muito alta ou muito baixa
- Problemas de enxaqueca
- Fragilidade lombar ou cervical
- Gravidez
- Problemas de escoliose ou hiperlordose em crianças em crescimento: o conselho do médico será necessário antes de praticar esta postura em crianças ou adolescentes
- Período de digestão
Respeitando todas essas contraindicações, é hora de praticar a postura do peixe e desfrutar dos benefícios da Marsyasana. Vamos lá?
Como fazer a Marsyasana – a postura do peixe?

Antes de fazer qualquer postura da Yoga, certifique-se que de está em um lugar calmo e tranquilo para não ser interrompido. Dito isso, desenrole seu tapetinho e vem!
- Sentado com as pernas esticadas à sua frente ou dobradas com os pés apoiados no chão, as palmas das mãos no chão na altura das nádegas, olhe para um ponto à frente
- Respire algumas vezes com uma expiração duas vezes mais longa que a inspiração
- Em seguida, arqueie as costas: a cabeça vai para trás sem tocar o solo. Mantenha os olhos abertos sem movê-los: seu olhar deve permanecer fixo
- Em seguida, volte suavemente para a posição sentada. Use os cotovelos para puxar o busto para cima, se necessário.
Saindo da postura Matsyasana
Para sair da postura do Matsyasana, apoie-se nos cotovelos e solte suavemente a cabeça para apoia-la no tapete. Alongue as pernas e volte os braços para os lados do corpo, com as palmas das mãos para cima. Respire algumas vezes, com uma expiração duas vezes mais longa que a inspiração, sem reter o ar nos pulmões: agora é uma questão de relaxar e livrar-se de qualquer tensão ou possível dor.
Atente-se a sua respiração
A respiração torácica é inseparável da postura de Matsyasana . Diz-se, nos círculos do Yoga, que esta posição “deve nos dar acesso às energias sutis da respiração“.
Concentração
Ao estabelecer a postura do peixe Matsyasana, você deve sentir um leve relaxamento. A posição típica torna mais fácil para você tomar consciência das diferentes áreas onde se acredita que certos chakras estejam.
Concentre-se no tórax, no chacra da garganta (Vishuddha, relacionado ao som e à respiração) ou no centro de energia da água (Svadisthana, localizado na região dos órgãos sexuais). Você também pode aproveitar a postura Matsyasana para abrir o chakra do coração ( Anahata).
É uma asana agradável de fazer.
Conclusão
Os benefícios da Matsyasana são muitos para o corpo e mente, assim como todas as asanas da Yoga. Se você ainda é iniciante, é uma boa postura para começar a praticar e sentir os benefícios que a Yoga pode trazer para sua vida.
Aproveite que está aqui e pegue o presente que reservei exclusivamente pra você. Saiba Mais!
Espero que você tenha gostado do artigo e compartilhe este conteúdo! Gratidão por você estar aqui! Até o próximo artigo.