Exercícios

Benefícios da Matsyasana – A postura do peixe: Veja como fazer

Os benefícios da Matsyasana são muitos e neste artigo, nós iremos conferir como fazer.

Essa é uma das posições da Yoga mais fáceis e é perfeita para os iniciantes.

O nome é derivado do sânscrito matsya, que significa “peixe”, e asana, que significa “postura”.

Matsya é também o nome de uma encarnação do deus Vishnu, que se manifestou como um grande peixe para salvar a terra de uma enchente.

Interessante, não achou?

Matsyasana pose do peixe

Significado da Matsyasana

Este asana é excelente para elevar os níveis de energia, reduzindo os níveis da ansiedade.

Faz parte da série primária de Ashtanga Yoga e é frequentemente realizada em Hatha Yoga como um contraponto para sarvangasana, ou postura do ombro.

Em Matsyasana, você deve pensar em seu corpo como se fosse o de um peixe.

Dizem que praticar esta postura pode conectar o indivíduo ao equilíbrio da terra e da água, através do aterramento dos membros na terra, e o levantamento do peito como a crista de uma onda.

Ao praticar essa asana, você abre o chakra que pode transformar a energia negativa em sabedoria.

Também incentiva a autoexpressão e ajuda a melhorar a fala.

Benefícios da Matsyasana e Contraindicações

Antes de mostrar como fazer a postura a Marsyasana, vamos conhecer os benefícios que a postura do peixe oferece.

Contudo, também há contraindicações e você verá a seguir.

Benefícios da Matsyasana - A postura do peixe Veja como fazer

Benefícios

  • Muito bom para a coluna – sem almofada: elimina certas deformações da coluna
  • Tonifica os nervos e alivia a rigidez do pescoço e das costas
  • Aumenta a capacidade dos pulmões de receber ar
  • Benéfico para a zona cardíaca: acalma o coração, desacelera os impulsos cardíacos
  • Melhora o fluxo sanguíneo, especialmente a circulação na cabeça
  • Facilita a respiração ao abrir a caixa torácica
  • Estimula os rins, estômago (prisão de ventre), bexiga, próstata
  • Age completamente na glândula tireoide (estimula e acalma, por sua vez).
  • Melhora a qualidade da voz

Contraindicação

  • Período menstrual nas mulheres
  • Pressão arterial muito alta ou muito baixa
  • Problemas de enxaqueca
  • Fragilidade lombar ou cervical
  • Gravidez
  • Problemas de escoliose ou hiperlordose em crianças em crescimento: o conselho do médico será necessário antes de praticar esta postura em crianças ou adolescentes
  • Período de digestão

Respeitando todas essas contraindicações, é hora de praticar a postura do peixe e desfrutar dos benefícios da Marsyasana. Vamos lá?

Como fazer a Marsyasana (postura do peixe)?

como fazer pose do peixe Matsyasana

Antes de fazer qualquer postura da Yoga, certifique-se que de está em um lugar calmo e tranquilo para não ser interrompido.

Feito isso, estique seu tapete:

  1. Sentado com as pernas esticadas à sua frente ou dobradas com os pés apoiados no chão, as palmas das mãos no chão na altura das nádegas, olhe para um ponto à frente
  2. Respire algumas vezes com uma expiração duas vezes mais longa que a inspiração
  3. Em seguida, arqueie as costas: a cabeça vai para trás sem tocar o solo. Mantenha os olhos abertos sem movê-los: seu olhar deve permanecer fixo
  4. Em seguida, volte suavemente para a posição sentada. Use os cotovelos para puxar o busto para cima, se necessário.

Saindo da postura Matsyasana

Para sair da postura do Matsyasana, apoie-se nos cotovelos e solte suavemente a cabeça para apoia-la no tapete.

Alongue as pernas e volte os braços para os lados do corpo, com as palmas das mãos para cima.

Respire algumas vezes, com uma expiração duas vezes mais longa que a inspiração, sem reter o ar nos pulmões: agora é uma questão de relaxar e livrar-se de qualquer tensão ou possível dor.

Atente-se a respiração

A respiração torácica é inseparável da postura de Matsyasana .

Diz-se, nos círculos do Yoga, que esta posição “deve nos dar acesso às energias sutis da respiração“.

Concentração

Ao estabelecer a postura do peixe Matsyasana, você deve sentir um leve relaxamento.

A posição típica torna mais fácil para você tomar consciência das diferentes áreas onde se acredita que certos chakras estejam.

Concentre-se no tórax, no chacra da garganta (Vishuddha, relacionado ao som e à respiração) ou no centro de energia da água (Svadisthana, localizado na região dos órgãos sexuais).

Você também pode aproveitar a postura Matsyasana para abrir o chakra do coração ( Anahata).

É uma asana agradável de fazer.

Conclusão

Os benefícios da Matsyasana são muitos para o corpo e mente, assim como todas as asanas da Yoga.

Se você ainda é iniciante, é uma boa postura para começar a praticar e sentir os benefícios que a Yoga pode trazer para sua vida.

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Até o próximo artigo!

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