O muladhara chakra está localizado na base da nossa coluna vertebral, motivo pelo qual é chamado de chacra raíz e mesmo que nossa visão não alcance, é um dos Chakras mais importantes do corpo humano. Na verdade, cada Chakra completa o outro, mas hoje iremos falar tudo sobre o Muladhara Chakra Chakra Raiz

- 1º chakra: Muladhara – o chakra raiz
- 2º chakra: Svadhisthanam, o chakra umbilical
- 3º chakra: Manipura, o chakra do plexo solar
- 4º chakra: Anahata, o chakra cardíaco
- 5º chakra: Vishuddha, o chakra laríngeo
- 6º chakra: Ajña, o chakra frontal
- 7º chakra: Sahaswara, o chakra coronário
O que é muladhara chakra?
O muladhara chakra, cuja figura nos lembra a flor-de-lótus vermelha com quatro pétalas, ocupa a posição nº 01 dos 7 Chakras do corpo humano. Está associado com o elemento terra e fortemente ligado à segurança corporal e à sobrevivência.
“Muladhara” é um termo do antigo idioma sânscrito, que significa base e fundamento”. “Mula” quer dizer “raiz” e “adhara” pode ser traduzido como “base”. Por isso muito o chamam de chacra base, o alicerce do nosso corpo energético, que nos mantêm firmes, enraizados e com os pés no chão. Basicamente, Muladhara pode ser traduzido de 3 formas:
- A morada da raiz;
- Raiz de Suporte.
- Base de apoio;
Conforme você for compreendendo a importância dessa matriz energética, alcançará toda a força necessária para que desenvolva o melhor do seu físico e espírito.
Qual a função do chakra raiz?
A principal função do chacra raiz (centro energético) é sustentar o corpo, colaborando para a expansão da vida e a estabilidade material. Como você já sabe, este primeiro Chakra está localizado na base da coluna vertebral, mais especificamente no plexo pélvico, que fica ao longo das três primeiras vértebras.
É responsável pelas partes “sólidas” do corpo humano, como: espinha, ossos, tendões, músculos, dentes, unhas. As glândulas suprarrenais e o intestino grosso são também ligadas ao nosso muladhara chakra.
Quais são as características do muladhara chakra?
Conduzido pelo elemento Terra, o muladhara chakra se define por sua solidez e firmeza, nos conectando com a mãe natureza e nossos ancestrais, nos proporcionando segurança para lidar com medos e traumas que “acumulamos” ao longo da vida.
Outra característica do chacra raíz é que nos mantêm ligados ao mundo material, sendo responsável pela harmonia do corpo físico e conscientes do momento presente, vivendo o agora. Em suma, as características mais importantes do Chakra Raiz que fica na base da coluna são:
1. Segurança corporal
Tanto na saúde, quanto no controle motor há uma segurança do indivíduo em relação aos seus movimentos. Ele tem consciência e conexão com suas extensões físicas, reflexos e sensações influenciados pelo ambiente.
2. Sobrevivência
Por meio do nosso Chakra base nós conseguimos o impulso necessário para sobrevivermos no mundo material.
3. Necessidades
O corpo humano é a casa da alma e como tal precisa de atenção e cuidado. No momento em que você cuida das demandas do Chakra raíz, consegue descansar, estudar situações difíceis e se alimentar melhor.
4. Modelagem corporal e mental
Assim que o Chakra básico se equilibra vai influenciar de forma direta na forma do corpo e da mente do indivíduo. Ou seja, a harmonização desse ponto energético vai te ajudar a lidar com suas limitações físicas e pensamentos negativos.
5. Aterramento
O aterramento se trata do alicerce que nós construímos para sustentar as nossas vidas. Quando nós cuidamos da nossa sustentação com a ajuda do Chakra podemos evoluir e transcender.

Como desbloquear o chakra base?
Conforme avançamos em nossos estudos, encontramos diversas maneiras de abrir e equilibrar o Chakra raiz. Por exemplo, você consegue realizar essa abertura se conectando com a natureza ou investindo em atividades prazerosas ligadas à terra.
Com o objetivo de expandir e revitalizar seu centro energético, aposte em caminhadas, jardinagem ou mesmo culinária. Certamente você vai precisar fortalecer as suas raizes a fim de se conectar ao ambiente.
Desse modo vai estar e se sentirá mais seguro, conforme avança em seu treinamento pessoal. Para se conectar com a natureza, mantenha próximo de você cristais de turmalina negra e a terra espalhada em vasos.
Chakra raiz está bloqueado?
A fim de preservar a estabilidade da sua saúde é preciso resolver as dificuldades que afetam o equilíbrio do corpo. O Chakra raiz quando está bloqueado responde quase que imediatamente, refletindo:
- Negatividade;
- Insegurança para tomar decisões;
- Problemas com a alimentação;
- Ganância;
- Paranoia.
Símbolo do muladhara chakra?
Em relação ao símbolo do chakra raiz, ele é representado pela flor de lótus de quatro pétalas com um triângulo dentro. O significado da planta para os orientais está relacionado à pureza espiritual e renascimento. Quanto ao triângulo apontando para baixo, ele significa o espírito conectado à matéria e ao plano terreno.
Sendo a base da força vital, é apontada por espiritualistas como morada da Kundaliní, energia adormecida em forma de serpente na base da coluna vertebral. Quando essa energia desperta, ela se distribui pelos Chakras, trazendo iluminação e expansão da consciência.
Cor do chakra raiz
Você pode perceber que o Chakra raiz possui uma cor vermelha bastante intensa quando passa a energizá-lo. Além do vermelho, o Chakra também pode ser representado por um amarelo ou dourado, lembrando bastante uma chama.
Assim que as cores desse centro energético se manifestarem na aura, você vai sentir a força e vitalidade dadas por elas. Quanto mais trabalhar o seu Chakra e mantê-lo em equilíbrio, mais forte essa conexão vai ficar.
Por que usar cristais nos chakras é Importante?

A natureza é influenciada de maneira constante pelo movimento do universo, por exemplo, a influência da lua nas marés. Da mesma forma acontece com o chakra raiz, onde determinados cristais vibram em frequência parecida com ele. Assim, usar os cristais é importante porque eles:
- Ativam o fluxo de energia do corpo;
- Purificam a nossa força vital;
- Harmonizam a estrutura energética do corpo humano;
- Aumentam a força do Chakra.
Quanto às pedras, as mais indicadas para a energização do chakra base são o jaspe vermelho, a obsidiana e a turmalina negra. Elas vibram na mesma frequência que o Chakra, passando a própria energia delas e agindo como um carregador externo.
Contudo, para que você possa usá-los por mais tempo, os cristais devem passar por limpezas, recargas e programações. A limpeza pode ser feita em água corrente, seja ela do rio, cachoeira, mar ou mesmo da chuva. Deixar os cristais imersos em água corrente ou água salgada é o suficiente para que sejam purificados.
Conclusão sobre o muladhara chakra
As interações com o chakraraiz permitem que cada um de nós ganhe a sustentação necessária para estabilizarmos nossas vidas. Sendo parte de um conjunto maior, esse Chakra é a peça fundamental para termos firmeza em nossas ações. Isso porque por meio dele conseguimos a estabilidade necessária para nos desenvolver e prosperar.
Além do corpo, o muladhara chakra afeta também a mente e a nossa alma, nos mudando internamente. Conforme essa força avança, nós crescemos e abrimos espaço para adquirir novas capacidades e propriedades materiais. Afinal, a riqueza é consequência das decisões e segurança de lidar com as dificuldades e da força para aprender com essas experiências.
Agora que já sabe praticamente tudo sobre o Chakra Raiz, busque cuidar deste ponto enérgico vital para uma vida plena e equilibrada. Se você pratica algum tipo de yoga ou meditação, muito provavelmente já tenha ouvido falar do sistema de chakra do corpo. O primeiro chakra, o muladhara, também chamado de chakra raiz, é particularmente interessante.
Pratique yoga em casa, mas nunca sozinha. SAIBA MAIS