Yoga Para Idosos: tudo o que você precisa saber!

Na sociedade em geral e especialmente na comunidade idosa, a atividade física e o esporte acabam sendo um elemento-chave para melhorar as habilidades físicas, o bem-estar emocional e as relações sociais.

A este respeito, uma prática física e mental que experimentou um boom considerável nos últimos anos é a yoga para idosos.

beneficios do ioga para idosos

Para ajudar você a entender mais sobre a yoga para idosos, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é yoga para idosos?

Yoga é uma ciência antiga que possui mais de 5 mil anos, ideal para manter o envelhecimento inativo graças às suas múltiplas utilidades físicas e psicológicas. Além disso, pode ajudar a melhorar a mobilidade das pessoas.

No entanto, a yoga deve ser praticada constante e regularmente.

A idade não é uma barreira para praticar Ioga. Os treinamentos podem ser adaptados às necessidades pessoais e físicas de cada indivíduo.

Portanto, a yoga pode ser útil para qualquer pessoa, incluindo idosos.

Também é muito conveniente para pessoas que sofrem de artrite, pois pode ser uma adição ao seu tratamento.

No entanto, e antes de começar a fazer essa prática, é aconselhável visitar seu médico para ser aconselhado sobre os diferentes exercícios que você pode realizar levando em consideração sua condição física e, assim, evitar possíveis lesões.

Benefícios da yoga a partir dos 60 anos

Algumas pessoas podem ter dúvidas sobre esse esporte:

A yoga é benéfica em qualquer idade, mesmo em pessoas com 60 anos de idade ou mais, porque nesta fase é ainda mais importante cuidar de si mesmo e seguir uma rotina diária de exercícios.

beneficios do yoga para idosos

Praticar yoga pode melhorar a flexibilidade das pessoas, bem como a capacidade de se mover.

Além disso, para pessoas mais velhas que sofrem de problemas articulares, também pode melhorar através de diferentes exercícios.

A yoga também ajuda a reduzir o estresse. Também combate a depressão e a ansiedade e ativa processos cognitivos.

Essa prática também aumenta a força da pessoa, portanto, a longo prazo, reduzirá problemas musculares ou de movimento.

A yoga melhora o equilíbrio e a coordenação, este ponto é muito importante para os idosos que podem sofrer de diferentes patologias que afligem as habilidades das pessoas.

Essa prática também melhora o sono das pessoas e melhora seu humor.

Em pessoas mais velhas, é comum sofrer algum desequilíbrio e sofrer uma lesão. Nesses casos, ter articulações fortes e melhor flexibilidade tornará os danos menores.

Existem vários estudos que determinam que a yoga melhora a capacidade de concentração do praticante. Da mesma forma, com yoga você ganha resistência e mobilidade geral.

Tipos de yoga

Há uma grande variedade de tipos de yoga. Nesse artigo eu trouxe alguns dos mais conhecidos e adequados para idosos.

Hatha

Este é um termo que engloba todas as aulas de yoga que se concentram na realização de posturas físicas.

Na maioria das aulas de Hatha Yoga, uma série lenta de posturas sentadas e em pé é realizada.

Normalmente, são exercícios para alongar e respirar, mas sem aumentar a frequência cardíaca.

É um tipo de yoga adequado para idosos ou iniciantes, já que é bastante fácil e não é necessário ter um alto nível de condição física.

Iyengar

É um tipo de yoga metódico e preciso, com forte ênfase na postura adequada. Os profissionais são incentivados a usar acessórios durante a prática.

Esses acessórios geralmente são tiras, blocos e placas inclinadas para ajudá-los a se alinhar corretamente.

Esse tipo de prática é amplamente utilizado para pessoas idosas que têm artrite ou outras condições crônicas.

Restaurativo

O tipo restaurador é uma aula de yoga lenta e meditativa projetada para liberar a tensão passivamente e sem alongamento.

Os acessórios são usados para apoiar totalmente o corpo e normalmente as posturas são mantidas por um longo tempo, às vezes até 10 minutos.

É um estilo de yoga que permite cultivar relaxamento e satisfação.

Yin

Este estilo de yoga também é um tipo de yoga lenta que se concentra em manter posturas por longos períodos de tempo.

Vinyasa

Este é um termo global para aqueles estilos de ioga que combinam respiração com uma série de movimentos contínuos que fluem de um para o outro.

O ritmo pode variar, mas as rotinas geralmente são rápidas e fluidas. Transições entre posturas, bem como as próprias posturas, são enfatizadas.

Essa prática é mais aconselhada para aqueles idosos que estão em boa forma física porque requer um pouco mais de conhecimento e um físico treinado.

Kundalini

Tipo de disciplina que concentra vários recursos físicos, mentais e espirituais. É conhecida como a “yoga da consciência”. Combina posturas físicas, exercícios respiratórios, meditação e canto.

Como começar a praticar yoga em casa?

Praticar yoga em casa pode economizar tempo, energia e dinheiro. De fato, realizar essa prática no conforto de casa geralmente é mais benéfico para algumas pessoas que preferem economizar tempo.

Aprender o básico de asanas (posturas de yoga) em uma aula ao vivo pode ter seus benefícios, como conhecer e interagir com mais pessoas.

Além disso, você também incentiva a participação social.

Mas a prática de yoga pode ser feita perfeitamente no conforto da sua própria casa, porque é aí que você pode encontrar melhor seu próprio ritmo.

Além disso, e com a situação atual que estamos enfrentando devido à COVID-19, é ainda mais seguro realizar essa prática sem ter que sair de casa.

Hoje existem inúmeros DVDs e livros no mercado para praticar yoga. Além disso, podemos encontrar aulas on-line e baixar digitalmente para fazer em casa.

Para fazer yoga em casa, não é necessário ter muito material.

Você só precisa considerar a opção de ter um lugar tranquilo e arrumado. Além disso, pode ser muito útil ter um tapete.

Você pode iniciar essa prática de maneira progressiva, primeiro fazendo períodos de tempo entre 10 e 15 minutos e aumentando gradualmente à medida que domina mais a prática.

Gostou de saber mais sobre a yoga para idosos? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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