Yoga para Idosos

Yoga para Idosos

Na cultura popular de hoje, fitness é definido em termos bastante restritos.

Nós tendemos a ver a aptidão principalmente como uma busca estética. É uma boa aparência!

Alguns focam em “aptidão funcional” e “movimento funcional” foram introduzidos na última década, mas mesmo essas abordagens de aptidão tendem a existir um pouco distante do contexto real de nossas vidas.

Por exemplo, uma aula de fitness funcional na academia não enfatiza outros aspectos essenciais do bem-estar, como relacionamentos pessoais, auto-introspecção e, ironicamente, saúde física.

(Lesões por esforço repetitivo provocam danos a alguém?) As inadequações do paradigma de condicionamento físico são particularmente verdadeiras para os idosos, que estão em uma fase da vida que não se alinha ao desempenho e às abordagens esteticamente orientadas a objetivos.

À medida que a expectativa de vida aumenta globalmente, grande parte da população mundial está entrando na terceira idade, e os idosos estão alavancando sua influência para estabelecer seu bem-estar como elemento fixo no cenário social.

Sabendo das deficiências das abordagens tradicionais de condicionamento físico, os idosos estão procurando metodologias que adotam uma abordagem integrada ao condicionamento físico; aqueles que apreciam o indivíduo como um ser completo e complexo e enfatizam a qualidade de vida e a saúde em geral.

Como muitos já descobriram, o yoga se encaixa perfeitamente.

Ioga: Uma Prática Holística Com Resultados Extraordinários

O yoga é uma prática holística que combina poses físicas (asana) com atenção plena, técnicas de respiração e meditação.

A combinação dessas práticas proporciona a mobilidade funcional, a autodescoberta e ajuda a reequilibrar o sistema nervoso.

Por séculos, os praticantes de yoga atestam os benefícios dessa prática milenar.

Ainda que esses relatórios anedóticos sejam convincentes, a ciência moderna agora é capaz de validar tais afirmações.

A pesquisa sobre yoga é preliminar, no entanto, estudos iniciais descobriram uma prática de yoga que se correlaciona positivamente com o bem-estar físico e mental.

É incontroverso que o yoga possa melhorar a força, a flexibilidade e a resistência, porém os estudos também descobriram que a prática regular pode ajudar:

  • Diminui o risco de doença cardiovascular
  • Recuperação de derrames e cirurgia
  • Previne quedas
  • Controla artrite, dor e inflamação
  • Controla diabetes
  • Controla problemas digestivos como IBS
  • Melhora a qualidade do sono
  • Facilita o processo de luto
  • Controla depressão e ansiedade
beneficios do yoga para idosos

Quando consideramos todos esses benefícios como um todo, não surpreende que diversos estudos mostram que a prática de ioga melhora de forma mensurável a sensação de bem-estar auto-relatada pelos idosos.

Embora alguns dos benefícios desta lista possam ser derivados de outros programas de condicionamento físico, o yoga supera outros exercícios em diversas métricas importantes.

Por exemplo, um estudo constatou que os idosos designados para uma prática de ioga experimentaram maiores melhorias na regulação dos sentimentos de raiva e ansiedade, bem como elevação da sensação de bem-estar e auto-eficácia do que aqueles em um grupo de controle de exercícios.

Isso não quer dizer que correr ou levantar pesos não seja benéfico, porém, parece que o yoga é único em seu escopo e sua capacidade de abordar um amplo espectro de indicadores de bem-estar. 

O Ioga é Para Você Também

Como o yoga não é uma prática puramente física, há flexibilidade para adaptar a prática às necessidades da pessoa.

Este é um fator importante pelo qual o yoga se tornou tão popular entre os idosos.

As práticas de yoga mudam desde o exigente Power e Ashtanga, até o Yin e a cadeira de yoga.

Também engloba exercícios de respiração e meditação conscientes, dando opções práticas adequadas para pessoas com mobilidade reduzida.

Diversos instrutores desenvolveram práticas específicas para os idosos e a comunidade científica auxiliou nesse sentido, elaborando estudos que identificam poses e técnicas adequadas às necessidades e órgãos dos idosos.

Em suma, existe uma prática de ioga disponível para você, independentemente da sua idade ou de suas limitações físicas.

Comece a Praticar

Se você é um idoso e está interessado em experimentar ioga, sugiro iniciar com uma aula de ioga suave.

É muito importante também, consultar seu médico antes de começar um novo programa de exercícios, principalmente se você tiver grandes problemas de saúde ou lesões.

O yoga online é uma ótima oportunidade para iniciantes, mas, dependendo da sua capacidade física, você pode praticar, pelo menos inicialmente, em uma sala de aula supervisionada.

À medida que você ganha força e flexibilidade e começa a se sentir confortável com as diversas poses, você pode ir avançado para níveis para complexos.

E lembre-se: poses de ioga nunca devem doer. Saia de uma pose se estiver causando alguma dor. Se sentir dor, pare imediatamente.

Espero que você tenha gostado desse artigo. Gratidão!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.