Na sociedade em geral e especialmente na comunidade da terceira idade, a atividade física e o esporte acabam sendo um elemento-chave para melhorar as habilidades físicas, o bem-estar emocional e as relações sociais. A este respeito, uma prática física e mental que experimentou um boom considerável nos últimos anos é a yoga para idosos.

O que é yoga para idosos?
Yoga é uma arte milenar originária da India que possui mais de 5 mil anos, ideal para chegar na terceira idade esbanjando saúde, força, flexibilidade e estabilidade, graças às suas múltiplas utilidades físicas e psicológicas. A yoga é para todos e os resultados são esplêndidos quando você cria uma rotina de prátca regular da Ioga.
A idade não é uma barreira para praticar Ioga. Os treinamentos podem ser adaptados às necessidades pessoais e físicas de cada indivíduo. Portanto, a yoga pode ser útil para qualquer pessoa, incluindo idosos. Também é muito conveniente para pessoas que sofrem de artrite, pois pode ser uma adição ao seu tratamento.
No entanto, e antes de começar a fazer essa prática, é aconselhável visitar seu médico para ser aconselhado sobre os diferentes exercícios que você pode realizar levando em consideração sua condição física e, assim, evitar possíveis lesões.
Benefícios da yoga para idosos
Algumas pessoas podem ter dúvidas sobre esse esporte:
- A yoga traz benefícios?
- Por que a yoga traz benefícios para a saúde?
- É aconselhável fazer yoga depois dos 60 anos?
A yoga é benéfica em qualquer idade, isso inclui pessoas com 60 anos de idade ou mais, porque nesta fase é ainda mais importante cuidar de si mesmo e seguir uma rotina diária de exercícios. Praticar yoga vai melhorar sua flexibilidade bem como a capacidade de se mover. Além disso, para você que já chegou na terceira idade e sofre de problemas articulares, temos asanas (posturas) específicas para essa finalidade.
A yoga ajuda a reduzir o estresse, combater a depressão, controlar ansiedade e ativa processos cognitivos. Essa prática aumenta a sua força, portanto, a longo prazo, reduzirá problemas musculares ou de movimento. Outro benefício é a melhora do equilíbrio e a coordenação motora, este ponto é muito importante para os idosos que podem sofrer de diferentes patologias que afligem as habilidades do indivíduo.
Em pessoas idosas, é comum sofrer algum desequilíbrio e consequentemente uma lesão. Nesses casos, ter articulações fortes e melhor flexibilidade tornará os danos menores. A prática vai melhorar o sono e seu humor. Existem vários estudos que determinam que a yoga melhora a capacidade de concentração do praticante. Da mesma forma, com yoga você ganha resistência e mobilidade geral.
- Fortalecimento dos ossos
- Mais equilíbrio, prevenindo quedas.
- Diminui pressão arterial
- Melhora sua concentração
- Sistema imunológico mais forte
- Pulmões saudáveis
Tipos de yoga
Há uma grande variedade de tipos de yoga. Nesse artigo eu trouxe alguns dos mais conhecidos e adequados para idosos.
Hatha yoga

Este é um termo que engloba todas as aulas de yoga que se concentram na realização de posturas físicas. Na maioria das aulas de Hatha Yoga, uma série lenta de posturas sentadas e em pé é realizada. Normalmente, são exercícios para alongar e respirar, mas sem aumentar a frequência cardíaca. É um tipo de yoga adequado para idosos ou iniciantes, já que é bastante fácil e não é necessário ter um alto nível de condição física.
Iyengar yoga

É um tipo de yoga metódico e preciso, com forte ênfase na postura adequada. Os praticantes são incentivados a usar acessórios durante a prática. Esses acessórios geralmente são tiras, blocos e placas inclinadas para ajudá-los a se alinhar corretamente. Esse tipo de prática é amplamente utilizado para pessoas idosas que têm artrite ou outras condições crônicas.
Yoga restaurativa

A yoga restaurativa consiste em uma aula lenta e meditativa projetada para liberar a tensão passivamente e sem alongamento. Os acessórios são usados para apoiar totalmente o corpo e normalmente as posturas são mantidas por um longo tempo, às vezes até 10 minutos. É um estilo de yoga que permite cultivar relaxamento e satisfação.
Yin yoga

Este estilo de yoga também é do tipo lenta que se concentra em manter posturas por longos períodos de tempo.
Vinyasa

Este é um termo global para aqueles estilos de ioga que combinam respiração com uma série de movimentos contínuos que fluem de um para o outro. O ritmo pode variar, mas as rotinas geralmente são rápidas e fluidas. Transições entre posturas, bem como as próprias posturas, são enfatizadas. Essa prática é mais aconselhada para aqueles idosos que estão em boa forma física porque requer um pouco mais de conhecimento e um físico treinado.
Kundalini yoga

Tipo de disciplina que concentra vários recursos físicos, mentais e espirituais. É conhecida como a “yoga da consciência”. Combina posturas físicas, exercícios respiratórios, meditação e canto.
Como começar a praticar yoga em casa?
Praticar yoga em casa pode economizar tempo, energia e dinheiro. De fato, realizar essa prática no conforto de casa geralmente é mais benéfico para algumas pessoas que preferem economizar tempo e ter mais privacidade durante a prática. Aprender o básico de asanas (posturas de yoga) em uma aula presencial pode ter seus benefícios, como conhecer e interagir com mais pessoas. Além disso, você também incentiva a participação social.
Mas a prática de yoga pode ser feita perfeitamente no conforto do seu lar, porque é aí que você pode encontrar melhor seu próprio ritmo. Hoje existem aulas de yoga gratuitas que você assiste no seu computador ou smarphone. Para fazer yoga em casa, não é necessário ter muito material. Você só precisa considerar a opção de ter um lugar tranquilo e arrumado. Além disso, pode ser muito útil ter um tapete.
Você pode iniciar essa prática de maneira progressiva, primeiro fazendo períodos de tempo entre 10 e 15 minutos e aumentando gradualmente à medida que domina mais a prática. Gostou de saber mais sobre a yoga para idosos? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!