Como todas as asanas da Yoga, Pincha Mayurasana, também conhecida como a postura do pavão, possui vários benefícios para o nosso corpo e mente. E se você está iniciando agora sua jornada na yoga, pode parecer desafiador executar esta asana. Mas calma, tudo acontece no seu tempo!
No entanto, fizemos este post para te mostrar que ela, apesar de exigir um pouco mais de experiência, é excelente para os yoguers. Boa leitura!
Vamos saber o que significa a pose do pavão no Yoga bem como conhecer quais são os 7 benefícios da Pincha Mayurasana?

O Que é Pincha Mayurasana (Pose do Pavão)?
Pincha Mayurasana, conhecida como a pose do pavão, é mais uma das maravilhosas asana da Yoga. A pose do pavão, ou Mayurasana em sânscrito, é uma das posições de desintoxicação mais eficazes. Seu intuito é ajudar a contrabalançar os efeitos do consumo de alimentos em excesso ou de alimentos ricos e cheios de gorduras.
Os músculos dos braços e abdominais são fortalecidos, assim como as articulações dos ombros, cotovelos e punhos. Mas estes não são os únicos benefícios desta asana, a principal intenção da pose do pavão, é trazer mais leveza para a mente e para o corpo.
De fato, e graças à sua beleza e à dificuldade de execução, a postura do pavão está entre as posturas que sempre nos deixam boquiabertos.
Os 7 benefícios da Pincha Mayurasana
Segundo o antigo texto Gheranda Samhita, “A pose do pavão neutraliza os efeitos dos alimentos não saudáveis”. Esta asana ajudaria o estômago a eliminar os efeitos dos venenos mortais escondidos em certos alimentos. Confira agora os 7 incríveis benefícios da Pincha Mayurasana:
1. Promove o crescimento muscular
Um dos benefícios da Pincha Mayurasana, é que essa asana ajuda no crescimento muscular. A saúde é um estado do corpo, e quando todos os órgãos estão funcionando adequadamente e são controlados pela mente, tudo fica em harmonia.
Além de trabalhar também um pouco os músculos das pernas e costas. A posição do pavão aumenta a pressão na área do abdômen, o que faz com que o sangue seja redirecionado para os órgãos do sistema digestivo. Com uma pressão intra-abdominal mais forte, essa área fica firme e rígida.
2. Ajuda no sistema digestivo
Acredita-se que esta asana tenha um efeito benéfico no sistema digestivo e ajuda o corpo a se livrar das toxinas. Também ajuda a aliviar os problemas causados pela produção excessiva de bile no fígado, gases e expectoração.
3. Revitaliza os órgãos do corpo
O fígado, baço, pâncreas e estômago são revitalizados, talvez este seja um dos melhores benefícios da Pincha Mayurasana. Os nervos e músculos conectados aos intestinos e rins são rejuvenescidos e energizados. Acredita-se que a letargia do fígado seja aliviada para quem sofre do problema. Os praticantes mais antigos afirmam isso.
4. Combate hemorroidas
Pincha Mayurasana combate os problemas associados à constipação, indigestão, inclusive as hemorroidas e até o diabetes. Se você fizer este asana pela manhã, terá menos problemas de ácido estomacal o que ajuda o intestino e alivia os sintomas da hemorroida.
5. Fortalece os órgãos reprodutivos em mulheres
Um dos grandes benefícios da Pincha Mayurasana é fortalecer os órgãos reprodutivos da mulher, além de melhorar a libido. Mas não é recomendada para mulheres grávidas.
6. Reduz o estresse e ansiedade
Para quem sofre de ansiedade e estresse do dia a dia, um dos grandes benefícios da pose do pavão, também é acalmar os nervos. Assim, você automaticamente alivia o seu estresse e ansiedade, pois acalma a sua mente.
7. Promove o equilíbrio do corpo
Obviamente, se você já viu algum praticante de yoga fazendo essa asana, viu que o equilíbrio aqui é fundamental. Ela melhora a coordenação entre corpo e mente, bem como o equilíbrio corporal. São muitos os benefícios da Pincha Mayurasana , você gostou?

Como fazer a Pincha Mayurasana – Postura do Pavão?
Como acabamos de ver, essa asana traz muitos benefícios, mas é recomendado para os praticantes de Yoga com certa experiência. Um tombo por falta de equilíbrio poderia trazer lesões sérias.
Portanto, se deseja aprender como fazer a pose do pavão, recomendamos que seja em aula, com um instrutor. Porém, é preciso tomar alguns cuidados mesmo aos praticantes mais experientes, veja:
Pose do Pavão – Contraindicações
- Evite fazer este asana se tiver uma lesão no ombro, cotovelo ou punho.
- Não faça a pose do pavão durante a menstruação ou se estiver grávida.
- Também não é recomendado se você tiver um problema de saúde, como hérnia, úlcera, doença cardiovascular, hipertensão, tumor cerebral, problemas intestinais graves ou infecções nos olhos ou ouvidos.
Conclusão
Deu para perceber que os benefícios da Pincha Mayurasana são muitos, mas que você deve ter cuidado? Se você é iniciante, faça isso na presença de um instrutor experiente, ou em aula, mesmo que seja online.
Aliás, as aulas online de Yoga são excelentes, pois foram criadas por professores mestres da Yoga. Ele irá lhe orientar o passo a passo sobre como fazer a pose do pavão! E aí? Você já pratica a pose do pavão e conhece os benefícios da Pincha Mayurasana?
Conte pra a gente aqui nos comentários! Até o próximo post!