Yoga para prisão de ventre: como evitar a constipação

Constipação é um fenômeno desagradável e crescente que afeta pessoas de todas as idades ao redor do mundo.

exercícios de yoga ou ioga para prisão de ventre

Por mais desagradável que seja, principalmente quando se torna recorrente, existem maneiras eficazes de combatê-la, trazendo alívio e bem-estar para a vida cotidiana.

Uma dessas maneiras é a prática de exercícios de yoga, que têm se mostrado uma ferramenta valiosa para auxiliar nessa condição.

Se você está em busca de métodos naturais para resolver esse incômodo problema de saúde, então está no lugar certo.

Neste artigo, vamos explorar como a yoga pode ser sua aliada na luta contra a prisão de ventre. Confira a seguir os pontos que abordaremos:

  • A importância de compreender a constipação e seus efeitos no organismo.
  • Como a yoga atua no sistema digestivo promovendo o alívio da prisão de ventre.
  • Exercícios específicos de yoga que podem ajudar a regularizar o trânsito intestinal.

Prepare-se para descobrir um caminho natural e revitalizante para melhorar sua saúde digestiva.

Venha conosco e aprenda mais sobre os benefícios da yoga para seu bem-estar!

O que é constipação?

A constipação se deve a uma importante fonte de toxinas presentes no corpo e pode levar a muitos outros distúrbios, se manisfestando de várias formas distintas em cada indivíduo.

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Longos períodos sem evacuar é o sintoma mais comum, porém a redução no volume e peso das fezes ou se você precisa fazer esforço durante a evacuação bem como a sensação de que o processo ficou incompleto, são fortes sinais de constipação.

Segundo estudos, é aceitável como normal uma frequência de evacução 3 vezes por dia até 3 vezes na semana.

Váios fatores podem contribuir para a manifestação da constipação, como por exemplo:

  • O estresse,
  • A ausência de atividade física,
  • Má nutrição,
  • Um sono ruim,
  • Ou um sistema imunológico enfraquecido.

Yoga para prisão de ventre: porque praticar

Nossas funções fisiológicas são garantidas por 5 energias diferentes. Essas energias são chamadas de Vayuet, incluindo:

  • Prana Vayu: a energia que garante o bom funcionamento do sistema respiratório e cardíaco. Este último está localizado na caixa torácica.
  • Apana Vayu: a energia responsável pelo descarte de resíduos e pelo bom funcionamento do sistema reprodutivo. Está localizado abaixo do umbigo.
  • Samana Vayu: a energia que lida com assimilação digestiva. Isso está localizado da caixa torácica até o umbigo, no nível do Chacra do Plexo Solar.
  • Udana Vayu: a energia responsável pelas funções cerebrais. É da garganta até o topo do crânio.
  • Vyana Vayu: a energia que garante a coesão das células, bem como o bom funcionamento das funções fisiológicas. Como resultado, este último está localizado em todo o corpo.
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Essas energias estão conectadas umas às outras e operam de forma interdependente.

De fato, para harmonizar e cuidar do seu corpo, tudo começa com a energia de Prana Vayu.

Este último estimula o bom funcionamento do coração e do sistema respiratório.

Se estes funcionarem corretamente, isso leva a um bom funcionamento da assimilação digestiva, contribuindo para a uma melhor eliminação de resíduos. Mas não para por aí…

Se o seu sistema de digestivo funcionar de forma eficaz, isso leva a um melhor funcionamento cerebral e até celular.

Em outras palavras, tudo começa com a nossa respiração.

Uma respiração controlada, profunda e completa permite que o corpo e suas funções funcionem melhor.

Portanto, para aliviar a constipação, tudo começa com uma boa respiração.

Controle da respiração e atividade física

Você pode exercitar sua respiração através da prática física, como corrida, natação ou yoga.

Escolha uma atividade que você goste, onde você perceba a importância da sua respiração.

Na verdade, é com a atividade física regular que você aprende a se fortalecer, mas também a gerenciar melhor sua respiração.

A atividade física também fortalece o sistema cardíaco, ativa a circulação sanguínea ou estimula seus órgãos.

Muitos elementos auxiliam na melhora da constipação.

A vantagem da prática de yoga para prisão de ventre é que ela reúne os benefícios físicos desejados, ao mesmo tempo em que dá grande importância à respiração.

Como o yoga elimina a prisão de ventre?

A prática regular de yoga atuará em 2 pontos fundamentais para combater a constipação:

1.    Desbloqueando o diafragma

Quando a área inferior do abdômen está bloqueada ou contraída (falta de exercício, má respiração, má nutrição…), os órgãos do sistema digestivo não podem funcionar adequadamente.

Portanto, a assimilação não pode ser feita, e isso cria uma evacuação mais complicada.

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No yoga, falamos sobre Bandha. Bandha é o termo usado quando a energia é bloqueada e não circula mais em certas partes do corpo.

No entanto, a prática de yoga ajudará você a relaxar esta região com exercícios de alongamento e respiração.

2.    Ajustando o sistema nervoso

Um corpo constipado é um corpo com um sistema nervoso desordenado, devido à respiração muito curta e rápida. Com a yoga, você relaxa seu sistema nervoso, melhorando sua respiração.

Assim, você estimulará a purificação do seu corpo, a eliminação de toxinas, melhora a qualidade do seu sono, mas também o seu sistema de digestico.

Um círculo positivo por excelência!

Posturas de ioga para evitar a constipação

É essencial criar uma rotina e praticá-la diariamente, a fim de recuperar seu bem-estar intestinal.

Você verá que, depois de alguns dias, já poderá ver uma grande melhora.

Ustrasana – Postura do Camelo

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Ao esticar a região abdominal, chakra do Plexo solar, você evacua o estresse e os bloqueios presentes nesta área.

Esses alongamentos também regulam o sistema nervoso e estimulam uma melhor respiração, pois muitas vezes abrem a área da caixa torácica.

Assim, permitem que seu sistema de eliminação seja estimulado, mas também acalmado.

Ardha-Matsyendrasana – Postura torção sentada

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As torções são muito eficazes para os casos mais graves de constipação.

Em suma, a torção realizada no estômago torna possível massagear os órgãos do sistema digestivo, permitindo que a energia circule melhor, mas acima de tudo para fortalecer os intestinos e o estômago.

Portanto, as torções são ideais para reduzir o inchaço e quaisquer outras dores de estômago.

Conclusão

Vimos que a constipação, apesar de ser um transtorno comum e muitas vezes desconfortável, não precisa ser uma condição permanente em sua vida.

Com a compreensão adequada e a aplicação de técnicas naturais como o yoga, você poderá não apenas aliviar os sintomas, mas também tratar as causas subjacentes da prisão de ventre.

A incorporação de exercícios de yoga no seu dia a dia é uma forma excelente de estimular o funcionamento do sistema digestivo, melhorar a respiração e otimizar o trânsito intestinal.

Além de ser uma atividade que promove a saúde física, a yoga também oferece benefícios para a saúde mental, ajudando a aliviar o estresse que muitas vezes pode exacerbar a constipação.

Encorajo você a experimentar as posturas e técnicas apresentadas, observar as mudanças em seu corpo e, o mais importante, manter uma prática regular.

Afinal, a consistência é chave para colher os benefícios a longo prazo.

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Espero que este artigo tenha sido esclarecedor e que a yoga possa ser sua parceira na jornada para um bem-estar pleno e uma vida livre de incômodos digestivos.

Lembre-se de que cuidar da saúde é uma forma de cultivar amor próprio e qualidade de vida.

Saúde e paz interior devem andar de mãos dadas; permita que a yoga guie você nessa caminhada harmoniosa. Namastê!

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