A constipação é um fenômeno que afeta cada vez mais pessoas em todo o mundo, mesmo as mais jovens. No entanto, isso é bastante desagradável na vida cotidiana, especialmente se tornar recorrente. Felizmente, existem exercícios yoga para combater prisão de ventre.
Portanto, para ajudar você a entender mais sobre a prática da yoga para prisão de ventre, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é constipação?
A constipação se deve a uma importante fonte de toxinas presentes no corpo e pode levar a muitos outros distúrbios, se manisfestando de várias formas distintas em cada indivíduo. Longos períodos sem evacuar é o sintoma mais comum, porém a redução no volume e peso das fezes ou se você precisa fazer esforço durante a evacuação bem como a sensação de que o processo ficou incompleto, são fortes sinais de constipação.
Segundo estudos, é aceitável como normal uma frequência de evacução 3 vezes por dia até 3 vezes na semana. Váios fatores podem contribuir para a manifestação da constipação, como por exemplo:
- O estresse,
- A ausência de atividade física,
- Má nutrição,
- Um sono ruim,
- Ou um sistema imunológico enfraquecido.
Por que praticar yoga para prisão de ventre?
Nossas funções fisiológicas são garantidas por 5 energias diferentes. Essas energias são chamadas de Vayuet, incluindo:
- Prana Vayu: a energia que garante o bom funcionamento do sistema respiratório e cardíaco. Este último está localizado na caixa torácica.
- Apana Vayu: a energia responsável pelo descarte de resíduos e pelo bom funcionamento do sistema reprodutivo. Está localizado abaixo do umbigo.
- Samana Vayu: a energia que lida com assimilação digestiva. Isso está localizado da caixa torácica até o umbigo, no nível do Chacra do Plexo Solar.
- Udana Vayu: a energia responsável pelas funções cerebrais. É da garganta até o topo do crânio.
- Vyana Vayu: a energia que garante a coesão das células, bem como o bom funcionamento das funções fisiológicas. Como resultado, este último está localizado em todo o corpo.
Essas energias estão conectadas umas às outras e operam de forma interdependente. De fato, para harmonizar e cuidar do seu corpo, tudo começa com a energia de Prana Vayu. Este último estimula o bom funcionamento do coração e do sistema respiratório. Se estes funcionarem corretamente, isso leva a um bom funcionamento da assimilação digestiva, contribuindo para a uma melhor eliminação de resíduos. Mas não para por aí…
Se o seu sistema de digestivo funcionar de forma eficaz, isso leva a um melhor funcionamento cerebral e até celular. Em outras palavras, tudo começa com a nossa respiração. Uma respiração controlada, profunda e completa permite que o corpo e suas funções funcionem melhor. Portanto, para aliviar a constipação, tudo começa com uma boa respiração.

Controle da respiração e atividade física
Você pode exercitar sua respiração através da prática física, como corrida, natação ou yoga. Escolha uma atividade que você goste, onde você perceba a importância da sua respiração. Na verdade, é com a atividade física regular que você aprende a se fortalecer, mas também a gerenciar melhor sua respiração.
A atividade física também fortalece o sistema cardíaco, ativa a circulação sanguínea ou estimula seus órgãos. Muitos elementos auxiliam na melhora da constipação. A vantagem da prática de yoga para prisão de ventre é que ela reúne os benefícios físicos desejados, ao mesmo tempo em que dá grande importância à respiração.
Como funciona a yoga para prisão de ventre?
A prática regular de yoga atuará em 2 pontos fundamentais para combater a constipação:
1. Desbloqueando o diafragma
Quando a área inferior do abdômen está bloqueada ou contraída (falta de exercício, má respiração, má nutrição…), os órgãos do sistema digestivo não podem funcionar adequadamente. Portanto, a assimilação não pode ser feita, e isso cria uma evacuação mais complicada.
Na yoga, falamos sobre Bandha. Bandha é o termo usado quando a energia é bloqueada e não circula mais em certas partes do corpo. No entanto, a prática de yoga ajudará você a relaxar esta região com exercícios de alongamento e respiração.
2. Ajustando o sistema nervoso
Um corpo constipado é um corpo com um sistema nervoso desordenado, devido à respiração muito curta e rápida. Com a yoga, você relaxa seu sistema nervoso, melhorando sua respiração. Assim, você estimulará a purificação do seu corpo, a eliminação de toxinas, melhora a qualidade do seu sono, mas também o seu sistema de digestico. Um círculo positivo por excelência!
Posturas de ioga para evitar a constipação
É essencial criar uma rotina e praticá-la diariamente, a fim de recuperar seu bem-estar intestinal. Você verá que, depois de alguns dias, já poderá ver uma grande melhora.
Esticar a área do abdômen

Ustrasana – Postura do Camelo
Ao esticar sua cinta abdominal, chakra do Plexo solar, você evacua o estresse e os bloqueios presentes nesta área. Esses alongamentos também regulam o sistema nervoso e estimulam uma melhor respiração, pois muitas vezes abrem a área da caixa torácica. Assim, permitem que seu sistema de eliminação seja estimulado, mas também acalmado.
Torções para combater a dor de estômago

Ardha-Matsyendrasana – Postura torção sentada
As torções são muito eficazes para os casos mais graves de constipação. Em suma, a torção realizada no estômago torna possível massagear os órgãos do sistema digestivo, permitindo que a energia circule melhor, mas acima de tudo para fortalecer os intestinos e o estômago. Portanto, as torções são ideais para reduzir o inchaço e quaisquer outras dores de estômago.
Conclusão
É claro que, além de praticar yoga para prisão de ventre, você também deve levar uma vida saudável para garantir o bom funcionamento do seu corpo. Gostou de saber mais sobre a yoga para prisão de ventre?Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!