A Yoga na cadeira é uma prátca suave, que você faz as asanas (posturas) sentado, sendo perfeita para idosos e pessoas que têm dificudades de mobilidade ou dor crônica. Foi demonstrado que a Yoga na cadeira melhora a flexibilidade e a mobilidade de pessoas com dificuldades para se mover livremente. Isso nos ajuda a usar a conexão mente-corpo, que se torna cada vez mais importante à medida que envelhecemos.
Para ajudar você a entender mais sobre os benefícios da Yoga na cadeira, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Cadeira Iyengar Yoga: um item clássico e versátil em nossa prática
Para quem é recomendada a yoga na cadeira?
Ouvimos muito que a ioga é para todos. Mas e aqueles que têm deficiência ou que são incapazes de se mover sem auxílio? A Yoga na cadeira é realmente para todos e não somente para pessoas com deficiências ou idosos. Se você está vivendo seus anos dourados.com total performacce, você pode praticar ioga na cadeira!
Pessoas com artrite, mulheres grávidas, idosos e crianças também podem praticar ioga em uma cadeira. E não importa quem você seja, você pode se beneficiar dessa ioga suave, independentemente da sua idade ou condição física.
Que tipo de cadeira você deve usar?
Quando se trata de yoga na cadeira, é melhor manter as coisas simples. Você definitivamente não quer usar uma cadeira de rodinhas e os braços dela também podem causar problemas se você quiser mover seus braços ou as pernas.
Procure uma cadeira dobrável básica, mas resistente. Usar uma cadeira que tenha um assento e encosto rígidos é ideal; neste caso, menos é mais.
6 principais benefícios da Yoga na cadeira
Como já falamos em outros artigos aqui no Blog, a yoga é uma arte milenar que surgiu na Índia há mais de 5 mil anos e os seus benefícios são ínúmeros. Aqui, vamos nos concentrar nos benefícios que a prática da yoga na cadeira nos proporciona. Lembrando que este estilo é para todos, independente da sua idade e nível de aptidão física.
1. Melhora a flexibilidade
Muitas pessoas assumem que a flexibilidade é uma daquelas coisas que desaparece com a idade. Mas, na realidade, flexibilidade requer prática. Se você não fizer nada para esticar e alongar seus músculos, então, é claro, você perderá a flexibilidade. Mas se você mantiver uma prática constante, poderá permanecer flexível ao longo de seus anos.
Yoga na cadeira é uma ótima maneira para as pessoas incorporarem mais alongamento em sua rotina física. Qualquer um que tenha dificuldade em tocar os dedos dos pés, virar a cabeça para ambos os lados ou até mesmo cruzar o corpo, se beneficiará significativamente praticando Yoga na cadeira.
2. Mais força
A yoga na cadeira fortalece todos os pequenos músculos estabilizadores que usamos todos os dias. Os músculos e tendões ao redor dos tornozelos, ombros e quadris serão utilizados em algum momento de uma sessão de Ioga na cadeira. Esses músculos são os que o protegerão de lesões se você cair ou der um passo errado. Um corpo mais forte é mais capaz de resistir e se curar de lesões.
3. Adquire consciência corporal
A Yoga na cadeira força você a trazer sua consciência para o seu corpo. À medida que você aprofunda sua respiração e diminui seus movimentos, você começará a treinar seu cérebro para se concentrar mais em seu corpo.

Ter consciência corporal promove uma poderosa unidade entre corpo e mente, interação consciente com o mundo ao nosso redor e um maior senso de si mesmo. Praticar Yoga na cadeira incentiva técnicas de respiração profunda, o que ajuda você a sintonizar o que acontece no corpo e estar presente.
4. Reduz o estresse e promove o relaxamento
Todos nós precisamos reservar um tempo para desacelerar de vez em quando. A ioga na cadeira é perfeita para quem está estressado, sobrecarregado ou que só precisa de tempo ausente da agitação da vida cotidiana.
Quando nos damos a oportunidade de fazer uma pausa, mesmo que apenas por alguns minutos, recuperamos a clareza mental e o relaxamento. Estar relaxado e calmo leva a sentimentos de felicidade e bem-estar. E todos podem se beneficiar disso!
5. Conheça novas pessoas
Se você puder encontrar um estúdio nas proximidades ou até mesmo um retiro para praticar yoga ao ar livre, pode ser um ótimo lugar para conhecer novas pessoas. Jovens ou idosos, todos nós nos beneficiamos muito da socialização.
A prática da Yoga é uma ótima maneira de conhecer pessoas que pensam da mesma forma que você em muitas esferas da vida. Isso é especialmente benéfico para os idosos ou para aqueles que não podem sair muito.
6. Controle da dor
Pranayama (a prática da respiração) que fazemos na Yoga na cadeira, e todos os tipos de ioga, pode ajudar no controle da dor.
Aprendemos a responder em vez de reagir às nossas emoções, o que torna mais fácil lidar com situações difíceis, como dor crônica ou até mesmo apenas momentos de estresse. Atenção plena e atenção à respiração nos lembram de simplesmente continuar respirando quando as coisas ficam difíceis.
2 exercícios de yoga para praticar na cadeira
Veja 2 exercícios simples e eficientes que você já pode começar a praticar na cadeira hoje mesmo.
1. Cadeira de Gato e Vaca

Benefícios: A pose de gato e vaca é uma pose clássica de ioga que ajuda a construir a conexão entre a parte inferior da coluna vertebral e a pelve, bem como a parte superior da coluna vertebral e dos ombros. Felizmente, isso pode ser feito facilmente em uma cadeira!
Sente-se perto da borda da cadeira. Ao inalar, arqueie lentamente as costas, ultrapassando o peito e retraindo o cóccix e os ombros para trás. Em uma expiração, em volta das costas, estique o peito para trás e estique o cóccix e os ombros para frente.
- Repita de 3 a 5 vezes
2. Cadeira voltada para a frente

Benefícios: Aqui está outra ótima maneira de alongar os isquiotibiais e prevenir dores nos quadris e na parte inferior das costas!
Desta vez, ficaremos atrás da cadeira. Coloque as duas mãos na parte de trás da cadeira separadas da largura dos ombros e caminhe um pouco para trás até que o tronco comece a se dobrar em direção ao chão.
Mantenha uma leve flexão nos joelhos e mantenha as costas bem retas enquanto se dobra para frente. Mantenha um pouco de peso na parte de trás da cadeira como suporte. Em uma inalação, pressione a parte de trás da cadeira e retorne à posição em pé.
Gostou de saber mais sobre a Yoga na cadeira? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Pratique yoga em casa, mas nunca sozinha. SAIBA MAIS
Namastê!