Benefícios

Adho Mukha Avanasana: (Pose do cachorro) o que é e como funciona?

Adho Mukha Svanasana (Pose do Cachorro), Pincha Mayurasana (Pose do Pavão), Matsyasana, (Postura do Peixe)…

São muitas as asanas na Yoga e cada uma delas trabalha nossos chakras, e fazem bem ao corpo.

Às vezes, cada asana pode ser direcionada para quem sofre de certos problemas psicológicos ou de saúde.

Assim como todas elas (e veremos mais asanas em nosso blog), a Adho Mukha Svanasana – Pose do Cachorro – traz muitos benefícios.

Portanto, hoje iremos falar sobre esta asana.

Mas primeiro, vamos à definição de Adho Mukha Svanasana?

Adho Mukha Svanasana

O que significa Adho Mukha Svanasana?

Adho Mukha Svanasana é um asana da Yoga fundamental que requer flexibilidade e força da parte superior do corpo.

Nesta asana, o corpo assume a forma de um “V” invertido com os pés e as mãos colocadas no solo.

O nome vem do sânscrito adhas, que significa “para baixo”, mukha, que significa “rosto”, svana, que significa “cachorro” e asana, como você já sabe, significa “pose”.

 Além de uma série de benefícios físicos, é ótima para acalmar a mente e corpo.

Como fazer o cachorro olhando para baixo?

Para fazer a postura do cachorro olhando para baixo, saiba que quando você a pratica você fica na mesma postura de um cachorro! Obvio, né RS!

Isso significa esticar-se até as pontas dos pés!

Na postura invertida, Adho Mukha Svanasana faz com que o sangue e os fluidos corporais fluam na direção oposta, ou seja, na cabeça, invertendo a ação da gravidade.

Acredita-se que a inversão também oferece uma perspectiva diferente em um nível emocional, aumentando a confiança.

Só que, geralmente, os iniciantes começam na postura menos profundamente e com menos flexibilidade do que nossos companheiros mais experientes…

Mas com o tempo e com muito alongamento, é questão de dias para ficar na posição perfeitamente.

Benefícios da pose Adho Mukha Svanasana

Em primeiro lugar, como qualquer postura invertida, a pose Adho Mukha Svanasana inverte nossa perspectiva; ajuda a regenerar o cérebro e olhar as coisas de outro ângulo.

1.     Benefícios da Adho Mukha Svanasana para a coluna e membros

Os benefícios da pose Adho Mukha Svanasana são muitos e para a coluna, é ótima!

A pose alonga toda ela!

Essa postura também é uma bênção para liberar a tensão nos ombros e no pescoço.

Ela fortalece os pés (é, por exemplo, interessante no caso de pessoas que têm pés chatos); pernas, braços.

2.     Benefícios da Adho Mukha Svanasana para revigorar as energias

Essa asana restaura a energia, acalma o cérebro, alivia o estresse e as ansiedades.

Como o cérebro é fortemente irrigado e oxigenado, ajuda a melhorar a memória, olha que maravilha?

Esta postura revigorante é especialmente recomendada para corredores para aliviar a dor nas pernas, inclusive.

3.     Adho Mukha Svanasana alivia dores de cabeça e insônia

Como essa asana nos ensina a respirar de forma mais tranquila, ela alivia as dores de cabeça.

O alongamento do tórax e do diafragma, associado à respiração lenta e prolongada, diminui a frequência cardíaca.

E isso nos faz dormir melhor!

4.     Benefícios da Adho Mukha Svanasana para doenças respiratórias

Melhora as capacidades respiratórias, portanto, é benéfico em casos de sinusite, asma (consulte sempre seu médico antes).

5.     Benefícios da Adho Mukha Svanasana para a menopausa

As ondas de calor na menopausa são comuns e muito ruins e incômodas.

Mas essa asana para mulheres na menopausa é perfeita, pois ajuda a reduz as ondas de calor.

Mas neste caso recomendamos que coloque tipo uma almofada e coloque no chão para apoiar a cabeça.

Normalmente, essa asana é feita com a cabeça apoiada direta no chão.

Adho Mukha Savnasana: contraindicações

  • Para pessoas com pressão alta, ou enxaquecas frequentes…
  • Elas não devem realizar esta asana sem antes consultar um médico ou seu instrutor;
  • Pessoas com articulações frágeis;
  • Mulheres grávidas (consulte seu médico antes);
cachorro olhando para baixo asana

Variações postural da pose Adho Mukha Svanasana

  • Variação 2: pés na parede para o  alongamento da região lombar e posterior das pernas;
  • Variação 3: cabeça e membros superiores no chão: favorável para o apaziguamento do sistema nervoso.

Recomendações para realizar Adho Mukha Svanasana

Se você não for muito flexível, é melhor dobrar pouco os joelhos para fortalecer o alongamento e se acostumar com essa asana.

Assim, aos poucos poderá se alongar facilmente.

Lembrando que se alongar antes de qualquer prática é super importante, viu?

Conclusão

É uma das poses para iniciantes mais tranquilas de fazer. E como você pode ler, trazem muitos benefícios.

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