Yoga ou ioga: qual é o certo e como pronunciar?

Yoga ou ioga são duas palavras que são pronunciadas igualmente e as duas formas de escritas estão certas. Simplesmente existe a escrita ioga com “i” que podemos dizer que é a palavra correta na versão portuguesa. Enquanto que, yoga com “y” é uma tradução, por assim dizer, de outras línguas.

blog yoga ou ioga qual é o correto de escrever

Em nosso idioma (Português Brasil) Ioga uma palavra feminina e escreve com a letra “I”, você pode pronunciar de forma aberta “Ióga” ou fechada “Iôga”, devido sua origem do idioma sânscrito (Índia) onde não há a presença de som aberto.

De acordo com a etimologia, a escrita com a letra “Y” é porque as palavras em sânscrtos que possuem a vogal “a” no final, normalmente são do gênero masculo, por isso é comum falar “o yoga”. Vamos ver agora algumas perguntas frequentes sobre a Ioga?

Quem pode praticar Yoga?

A Ioga é ajustável e todos podem praticar, independentemente da idade, sexo, peso, classe social ou religião. Tudo o que é preciso para começar é ter vontade e desejo de aprender, ah! e um tapete. Este é um processo único em que cada pessoa deve estar atenta às limitações de seu próprio corpo sem ser desencorajada, além de ser paciente com as posturas, já que tudo é progressivo. Consulte seu médico antes de iniciar qualquer atividade física.

Por que é necessário aprender a respirar?

A respiração é a principal ferramenta porque permitirá que a pessoa guie seu corpo através das posturas a cada inalação e expiração. Quando o praticante está focado em sua respiração, os movimentos fluem melhor, as lesões são evitadas e os pensamentos são acalmados.

Este é o passo anterior para a meditação, já que a prática física é apenas uma preparação para passar horas sentado meditando.

curso yoga

Quais são os benefícios da ioga?

Há dezenas de benefícios físicos e mentais que a prática constante traz.

  • Estabiliza a pressão arterial;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Tonifica os músculos;
  • Facilita a digestão;
  • Melhora a postura;
  • Diminui a dor nas costas;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Melhora a memória;
  • Relaxamento;
  • Aumenta autoconfiança e autoestima;
  • Compaixão pelos outros seres;
  • Mais empatia, paciência e otimismo
  • Ajuda e perder peso;

Só pessoas flexíveis podem fazer ioga?

A flexibilidade é resultado da prática constante da ioga, não é uma condição para fazê-lo. Portanto, aqueles que têm dificuldade em mover seus membros avançarão gradualmente. Existem posturas básicas que ajudam a abrir os quadris para algumas muito mais avançadas, onde é necessária mais flexibilidade na coluna vertebral e quadris.

Quantos tipos de ioga existem?

Existem vários tipos de ioga, mas de acordo com textos antigos, destacam-se: Hatha Yoga, que se refere à purificação do corpo através de exercícios físicos. É o mais comum porque está associado às várias práticas físicas.

  • Bhakti Yoga é aquele que se expressa através da devoção e adoração a Deus.
  • Karma Yoga refere-se ao serviço incondicional a outros seres.
  • Gñana Yoga refere-se ao autoconhecimento, discernimento e estudo de textos filosóficos.
  • O Raja Yoga compreende oito preceitos da vida para alcançar a auto-realização.

Precisa ser vegetariano ou vegano?

A comida faz parte do estilo de vida iogue, já que um dos princípios dessa filosofia é o da não-violência ou não prejudicar outros seres vivos, que em sânscrito é conhecido como Ahimsa. Consumir produtos de origem animal, de certa forma, transgride esse pensamento porque um ser vivo foi submetido ao sofrimento físico e morreu para alimentar uma pessoa. No entanto, não é uma condição, ninguém deve ser rejeitado em nenhuma aula de yoga por consumerem carne.

Quais são os movimentos básicos da ioga?

Para iniciar uma prática básica, além do tapete, roupas confortáveis, estar descalço e disposto, o que é conhecido como Saudações ao Sol pode ser feito. São alongamentos simples que combinam respiração com flexão e equilíbrio das pernas.

A ioga é recomendada para idosos?

blog yoga ou ioga qual é certo de escrever

Sim, já que isso os ajuda com sua flexibilidade e equilíbrio. É ideal se eles forem guiados por um especialista e os exercícios não forem tão intensos.

A ioga aceita a existência de carma?

Sim, é uma das leis nas quais essa filosofia se baseia: toda ação gera uma reação boa, prejudicial ou neutra. Eles enfatizam agir com bondade para com todos os seres porque será devolvido.

Quando? Você nunca sabe. Ações que se pensa serem inofensivas, como criticar, mentir ou zombar de alguém, também retornam.

Só as pessoas magras podem praticar yoga?

Falso, ioga é uma prática inclusiva. O movimento de instrutores que inspiram pessoas com obesidade ou excesso de peso a ficarem no tatame com orgulho, é cada vez mais notório. Eles mostram que ser volumoso não é um impedimento para fazer poses desafiadoras que exigem muita flexibilidade.

Conclusão

Ao longo desse artigo, além de saber a diferença entre yoga ou ioga, você viu as respostas para diversas perguntas que poderia ter sobre a prática. De fato, pode parecer difícil entender todos os conceitos, mas com um pouco de paciência, você certamente irá dominar com sucesso!

Gostou de saber mais sobre se yoga ou ioga está certo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima