Adho mukha virasana: postura do guerreiro reclinado

Na Yoga, cada postura, ou asana, tem um propósito e uma mensagem única a transmitir. A adho mukha virasana, frequentemente traduzido como “postura do guerreiro reclinado”, é uma dessas asanas que, à primeira vista, pode parecer simples, mas carrega em si uma riqueza de benefícios e simbolismos.

Adho mukha virasana yoga ou ioga

Diferente da postura mais conhecida, Adho Mukha Svanasana ou “Cachorro Olhando para Baixo”, a adho mukha virasana convida você para uma introspecção e relaxamento, lembrando-nos de que, em meio à batalha da vida, também precisamos de momentos de recolhimento e serenidade.

Neste artigo, vamos falar sobre os aspectos desta postura que nos ensina sobre a importância do equilíbrio entre força e serenidade na nossa prática e na vida.

Como praticar adho mukha virasana

Praticar adho mukha virasana corretamente é essencial para aproveitar seus benefícios plenamente e garantir que você não cause qualquer desconforto ou lesão.

  • Comece sentando-se sobre os calcanhares, com as nádegas tocando os calcanhares e os pés alinhados com os quadris.
  • As solas dos pés devem estar voltadas para cima.
  • Abra levemente os joelhos, mantendo-os na largura dos quadris ou um pouco mais largos, dependendo do seu nível de conforto.
  • Com uma exalação, dobre-se para a frente a partir dos quadris, estendendo o tronco entre os joelhos.
  • Mantenha as mãos estendidas à sua frente no chão, os braços alongados.
  • Baixe a testa ao chão.
  • Se a testa não tocar no chão, você pode usar um bloco de yoga ou um travesseiro para apoiar a testa, garantindo que o pescoço esteja relaxado.
  • Continue a estender os braços para a frente, mantendo-os ativos, com as pontas dos dedos ou a palma das mãos tocando o chão.
  • Respire profundamente e mantenha a postura por vários ciclos de respiração, sentindo o alongamento nas costas, quadris e coxas.
  • Use suas mãos para pressionar suavemente o chão, levante o tronco e retorne à posição inicial de Vajrasana.

Dicas:

  • Mantenha os quadris perto dos calcanhares o máximo possível para aumentar o alongamento nas costas.
  • Se sentir desconforto nos joelhos ou nos quadris, use cobertores dobrados ou almofadas como suporte sob os quadris ou joelhos.
  • Para aprofundar o alongamento nas costas, você pode caminhar com as mãos para a esquerda ou para a direita, alongando um lado do tronco de cada vez.

Como sempre, ao experimentar qualquer nova postura de yoga, é fundamental escutar o seu corpo.

Se sentir dor ou desconforto excessivo, é sinal de que você pode precisar ajustar sua postura ou usar algum apoio.

Benefícios

A adho mukha virasana, ou postura do guerreiro reclinado, é uma postura de alongamento e relaxamento que oferece uma variedade de benefícios físicos e mentais.

Esta postura alonga a coluna vertebral, os músculos das costas, ombros, quadris e coxas. Isso vai ajudar a aliviar dores nas costas e melhorar a postura.

Aprimore a sua prática com os melhores acessórios para yoga: Escolha aqui

Ao se inclinar para a frente, há uma leve compressão no abdômen que estimula os órgãos digestivos, melhorando a digestão e aliviando sintomas de inchaço.

Adho mukha virasana é uma postura restaurativa, o que significa que ela ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.

Ao focar na respiração profunda enquanto está nesta postura, é possível acalmar a mente e promover uma sensação de relaxamento.

A postura também favorece um fluxo sanguíneo melhorado para a cabeça, o que pode aliviar dores de cabeça e melhorar a concentração.

Ao abrir os joelhos e esticar os quadris, essa asana ajuda a melhorar a flexibilidade dos quadris, algo benéfico, especialmente para pessoas que passam muito tempo sentadas.

Depois de um dia longo ou após uma prática intensa de yoga, adho mukha virasana é uma excelente postura para recarregar e revigorar o corpo.

A postura pode ser útil para pessoas com insônia ou depressão, devido ao seu efeito calmante sobre o sistema nervoso.

Ao alongar a parte superior do tronco e abrir o peito, há uma melhora na capacidade pulmonar, o que pode beneficiar a respiração e aumentar a oxigenação do corpo.

Variações

A adho mukha virasana é uma postura bastante versátil e pode ser adaptada ou variada para acomodar diferentes níveis de flexibilidade e necessidades.

Você pode experimentar algumas variações e modificações:

Uso de apoios:

   – Apoio para a cabeça: Se sua testa não tocar o chão, coloque um bloco de yoga, um travesseiro ou uma manta dobrada sob sua testa.

   – Apoio para os quadris: Se você sentir desconforto nos quadris ou nos joelhos, coloque um travesseiro ou uma manta dobrada entre seus calcanhares e quadris.

Variação com os braços:

   – Braços ao lado do corpo: Em vez de estender os braços para frente, repouse-os ao longo do corpo com as palmas voltadas para cima. Isso dá um relaxamento adicional aos ombros.

Estiramento lateral:

   – Para um alongamento adicional nas laterais do corpo, caminhe com as mãos para o lado esquerdo, mantendo a postura, e depois para o lado direito.

Variação para abertura de peito:

   – Coloque um rolo de yoga ou uma manta enrolada sob as suas omoplatas, perpendicular à coluna. Isso ajuda a abrir o peito e a esticar suavemente a parte superior das costas.

Variação de foco no quadril:

   – Mantenha os joelhos juntos enquanto se inclina para a frente. Isso muda o alongamento, colocando mais ênfase nos quadris e na parte inferior das costas.

Adho Mukha Supta Virasana:

Adho Mukha Supta Virasana yoga ou ioga

   – Uma variação mais profunda é o guerreiro reclinado de costas. Comece em Vajrasana e, lentamente, recline-se para trás, deitando-se no chão ou em um apoio.

Esta variação é mais desafiadora e intensa, portanto, deve ser feita com cuidado e possivelmente sob a orientação de um instrutor.

Ao tentar essas variações, é fundamental escutar o seu corpo e fazer ajustes conforme necessário.

Cada variação tem seus próprios benefícios e desafios, então experimente-as para descobrir qual é a melhor para você e seu corpo no momento atual de sua prática.

Contraindicação

Enquanto a adho mukha virasana é uma postura relaxante e restaurativa, como todas as posturas de yoga, tem algumas contraindicações que devem ser levadas em consideração.

Acessórios para yoga: tapetes, blocos, bolster, almofadas e mais - Escolha aqui

Se você tiver uma lesão grave no joelho ou se sentir dor ao realizar a postura, é aconselhável evitar ou usar uma modificação que não coloque pressão sobre os joelhos.

A postura envolve uma flexão dos tornozelos. Se você tiver lesões ou problemas nos tornozelos, proceda com cautela e use apoios, se necessário.

Embora essa postura possa ser benéfica para algumas dores nas costas, se você tiver uma lesão grave ou uma condição crônica, como hérnia de disco, é essencial consultar um médico ou terapeuta antes de tentar a postura.

Durante a gravidez, especialmente nos trimestres avançados, a pressão sobre o abdômen pode ser desconfortável.

É aconselhável usar uma variação da postura ou evitá-la, dependendo do estágio da gravidez e do conforto.

Se você teve cirurgia abdominal ou problemas digestivos agudos, evite essa postura até que esteja completamente recuperado.

Ou se você tiver uma lesão na cabeça ou no pescoço, evite a flexão para a frente ou use apoios adequados para a cabeça. Sempre ouça o seu corpo e respeite seus limites. Se sentir qualquer desconforto ou dor, saia da postura.

Conclusão

A adho mukha virasana, ou postura do guerreiro reclinado, é uma asana profundamente restaurativa e benéfica que oferece um momento de introspecção e relaxamento em meio à agitação do cotidiano.

Sua capacidade de acalmar a mente, esticar e rejuvenescer o corpo faz dela uma ferramenta indispensável em qualquer prática de yoga.

No entanto, como com todas as posturas, é fundamental abordá-la com consciência e respeito pelos próprios limites.

Ao fazer isso, podemos aproveitar todos os benefícios que ela tem a oferecer e incorporá-la como uma parte valiosa da sua jornada no yoga.

Marichyasana A, B, C, D: a postura do sábio Marichi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima