Gomukhasana: postura do rosto da vaca

Muitos nomes das posturas do yoga são inspirados na natureza, seja em montanhas, árvores, animais ou até mesmo em elementos cósmicos.

Gomukhasana postura rosto vaca

Dentre essas posturas, a Gomukhasana, traduzida como a “postura do rosto da vaca”, certamente chama a atenção pelo seu nome peculiar.

A vaca é considerada um animal sagrado em várias culturas e, em particular, na tradição hindu, representando paz, gentileza e abundância.

O Gomukhasana, apesar de seu nome curioso, é uma postura que visa o alongamento profundo e a harmonia entre corpo e mente.

Neste artigo, vamos mergulhar no universo da Gomukhasana, entender os benefícios, e como integrar esta postura encantadora em sua prática diária de yoga.

Prepare-se para descobrir a magia por trás da postura do rosto da vaca.

Como fazer Gomukhasana

  • Comece sentando-se no chão, com as pernas estendidas à sua frente.
  • Dobre lentamente o joelho esquerdo e coloque-o sob a coxa direita.
  • Tente posicionar o calcanhar esquerdo o mais próximo possível do quadril direito.
  • Dobre o joelho direito e coloque-o sobre o joelho esquerdo, fazendo com que ambos os joelhos estejam alinhados verticalmente.
  • Em seguida, vamos focar nos braços.
  • Estenda o braço direito para cima, próximo à orelha, e dobre o cotovelo de modo que a mão direita vá em direção às suas costas.
  • Estenda o braço esquerdo para o lado, com a palma da mão virada para trás, e dobre o cotovelo, levando a mão esquerda para cima, pelas costas.

O objetivo é fazer com que as mãos se encontrem e, se possível, se entrelacem nas costas.

Se você não conseguir fazer isso de imediato, não se preocupe, você pode usar um cinto de yoga para te auxiliar!

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A flexibilidade vem com o tempo e a prática.

Mantenha a coluna ereta, respire profundamente e mantenha a postura por algumas respirações.

Sinta o alongamento nos ombros, tríceps, peito e coxas.

Quando estiver pronto para sair da postura, desfaça o entrelaçamento dos braços primeiro e, em seguida, estenda as pernas novamente à sua frente.

Uma dica importante: sempre que praticar uma asana, é bom equilibrar o corpo fazendo a postura do lado oposto também.

Então, após concluir o Gomukhasana com o braço direito por cima e o joelho direito por cima, inverta a posição.

Benefícios

Gomukhasana é uma postura excelente para melhorar a flexibilidade.

Ao entrelaçar os braços atrás das costas e posicionar as pernas de maneira específica, estamos estimulando e alongando áreas muitas vezes negligenciadas em nossa rotina diária.

Ombros, tríceps, peito, coxas e tornozelos são áreas que recebem especial atenção nesse asana, tornando-se mais flexíveis e menos propensas a lesões.

Outro benefício notável é a melhora na postura.

Muitos de nós passamos longas horas sentados, seja trabalhando, estudando ou até mesmo relaxando.

Com o tempo, isso pode levar a problemas posturais.

A Gomukhasana incentiva uma coluna ereta, o que, por sua vez, ajuda a corrigir desalinhamentos e promove uma postura mais confiante e saudável.

Além dos aspectos físicos, essa postura também tem um impacto positivo em nossa mente.

Como muitas posições de yoga, a Gomukhasana requer foco e concentração para manter o equilíbrio e a posição correta.

Esse foco no momento presente ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, trazendo uma sensação de calma e clareza mental.

Outro benefício relacionado ao alívio do estresse é a massagem suave que a posição proporciona aos órgãos abdominais.

Isso pode ajudar na digestão e também promove uma sensação de relaxamento na região do estômago.

Ao praticar sempre essa postura, você também estará fortalecendo os músculos das coxas e glúteos.

  • Melhora a flexibilidade das articulações do quadril, ombros e joelhos.
  • Tonifica a região lombar e ajuda a melhorar a postura.
  • Alonga os tornozelos, coxas, axilas e tríceps.
  • Aumenta a elasticidade dos músculos do tórax.
  • Alivia as cãibras nas pernas.
  • Minimiza a tensão nos ombros.

Variação

A variação mais comum da Gomukhasana envolve a simplificação da posição das pernas.

Na forma tradicional, uma perna é dobrada por baixo do corpo, com o calcanhar próximo ao quadril oposto, enquanto a outra perna é dobrada por cima, de forma que os joelhos fiquem alinhados.

Para muitos, especialmente iniciantes ou aqueles com menor flexibilidade, esta posição das pernas pode ser difícil.

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Na variação, em vez de cruzar as pernas, você simplesmente senta sobre os calcanhares.

Esta adaptação é muitas vezes chamada de “Gomukhasana com pernas em Vajrasana“.

Gomukhasana postura rosto da vaca

Ao fazer isso, você ainda mantém a essência da postura, trabalhando a parte superior do corpo, ombros e braços, mas com uma base mais simples e confortável para as pernas.

É uma ótima opção para quem está começando ou para dias em que os quadris e joelhos estão mais rígidos.

A parte superior do corpo continua com a mesma dinâmica: um braço é levantado e dobrado por trás da cabeça, enquanto o outro braço desce e se dobra pelas costas, tentando alcançar a outra mão.

Se o alcance entre as mãos for difícil, você pode usar uma faixa ou toalha para criar uma ponte entre elas, estendendo-se mais a cada prática até que possa, eventualmente, entrelaçar os dedos sem assistência.

Contraindicação

Se você tem algum problema grave no ombro ou tenha sofrido lesões recentes nesta área deve ter cautela, pois Gomukhasana envolve um estiramento profundo dos ombros, e forçar essa área pode não ser benéfico e até mesmo causar mais dano.

Quem tem problemas no joelho ou lesões recentes nesta região também deve ser cauteloso, pois a postura exige um dobrar e cruzar das pernas que pode colocar pressão excessiva nos joelhos.

Se sentir desconforto ou dor, é um sinal de que você deve se ajustar ou evitar a postura.

Pessoas com problemas de quadril também devem abordar Gomukhasana com cuidado.

A postura envolve um certo grau de rotação e estiramento nessa área, o que pode não ser apropriado para todos.

Conclusão

Gomukhasana, a postura do rosto da vaca, é um dos muitos asanas que nos oferecem a oportunidade de explorar nossos limites, desafiar nossa flexibilidade e ao mesmo tempo nos centrar.

Como em qualquer postura, o segredo é a consciência e o respeito pelo próprio corpo.

Ao abordar Gomukhasana com cuidado, considerando suas variações e contraindicações, podemos desfrutar de seus benefícios enquanto cuidamos de nossa saúde e bem-estar.

Praticar yoga não se trata de alcançar a postura perfeita, mas sim de explorar o caminho e o que ele nos revela sobre nós mesmos.

Aprecie cada momento da prática, respire fundo e siga com coração aberto. Namastê.

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