O que é o Dharma Yoga?

O que é o Dharma Yoga?

O Dharma Yoga ganhou o nome de Sri Dharma Mittra, um sábio mestre do Hatha-Raja Yoga, que nasceu em 1939, que dedicou 50 anos de sua vida à experiência direta e à popularização do Yoga como uma ciência sagrada.

Dharma Mittra descobriu com Sri Swami Kailashananda, isto é, Yogi Gupta, que foi um dos enormes sábios da Índia moderna e um mestre completo de todas os 9 caminhos do yoga:

Hatha

  • Raja
  • Kriya
  • Jnana
  • Japa
  • Yantra
  • Laya
  • Kundalini
  • Bhakti Yoga

Sri Dharma Mittra dedicou mais de uma década aprendendo com seu Guru, dos quais 3 anos foram investidos como assistente pessoal de seu Guru.

Sri Dharma vez ou outra conta o dia em que ele confessou ao seu Guru que ele estava frequentemente tentando copiá-lo fisicamente, mentalmente e espiritualmente.

Yogi Gupta olhou para ele e apontou o dedo e falou: “É isso, meu filho – esse é o truque!

Yogi Gupta
Yogi Gupta

Dharma Yoga Center

No momento em que ganhou as bênçãos do seu Guru para partir em 1975, Sri Dharma Mittra, que se encontrava ensinando desde 1967, inaugurou o Dharma Yoga Center em Nova York (DYCNYC).

O DYCNYC atualmente se encontra na 23ª e 6ª avenida e é um templo para o corpo, mente e alma.

Acho muito interessante que os iogues que visitam Nova York, qualquer que seja o estilo de yoga que pratiquem, vá ao Centro e tenha uma experiência direta de praticar e aprender com Sri Dharma Mittra e a equipe de instrutores de lá.

O Dharma Yoga possui raízes nos nove caminhos do yoga citados acima, mas em essência é um sistema de Hatha-Raja Yoga clássico. Ele foca nos Oito Caminhos do Yoga do sistema Ashtanga Yoga de Patanjali e destaca os Yamas e Niyamas .

Sri Dharma Mittra “Sem Yama e Niyama, não existe Yoga. ” “Todos os seres vivos temem a violência. ” 

O Conceito de Ahimsa Para Sri Dharma Mittra

O Dharma Yoga é fundamentado no Ahimsa – não violência ou amor: amor por nós mesmos, pelos outros, que envolve todos os seres vivos e se estende além dos nossos animais de estimação!

Sri Dharma Mittra é um defensor engajado do veganismo. Porém, ele nunca impõe ideias ou pontos de vista. Ele categoria Ahimsa como não perturbando o conforto de ninguém, mas sim respeitando a todos. Todos avançam no caminho em seu próprio ritmo.

Apenas quando estamos firmemente estabelecidos em Ahimsa é que experimentamos o que Sri Dharma Mittra chama de o atributo mais essencial: compaixão.

A forma mais elevada de compaixão é nos enxergarmos nos outros. Este é um sinal do início da auto-realização. E o foco do Yoga é a auto realização: se conscientizar de que não somos o corpo, não somos a mente, mas uma porção de Deus ou do Ser Supremo, deitado no lado direito do coração, o mesmo em todos os corações.

O Dharma Yoga une diversos ensinamentos para aproximar todos os praticantes do objetivo da auto-realização.

“ Não ensinar várias posturas, somente as principais e mantenha-os por um longo período. ”

 “ Você precisa levar a sério sua prática! ” no diz Sri Dharma Mittra.

A Prática do Asana

O Dharma Yoga como uma prática de asana é uma prática elegante e desafiadora. É um desafio, pois estimula a trabalhar em direção às poses completas “com determinação arraigada”.

Grande parte das poses é feita por um período mais prolongado do que nas práticas vinyasa, o que envolve um nível de dificuldade. Porém, ainda pode ser uma prática dinâmica.

Os praticantes são desafiados a entrar e sair das posturas graciosamente, como um dançarino.

O movimento unificado é essencial: caminhar juntos para criar uma mente comum ou consciência unificada. De tal forma, os alunos se apoiam psiquicamente.

É uma prática completa que se concentra nas principais poses de Yoga, uma das mais essenciais, para Sri Dharma Mittra, é o rei das poses, Sirsasana – headstand.

O Dharma Yoga envolve diversas variações da pose e cada aula inclui várias delas. Sri Dharma Mittra é conhecido por ficar de cabeça para baixo sem apoio das mãos – Niralamba Sirsasana !

Os instrutores são motivados a fornecer somente dicas importantes para cada pose e permitir que os alunos busquem sua própria prática, deixando espaço e silêncio na sala às vezes, para permitir que os alunos mergulhem em sua prática.

Outra questão interessante é que sempre lideramos com o lado esquerdo do corpo, exceto em reviravoltas, para o qual iniciamos do lado direito.

Sri Dharma Mittra
Sri Dharma Mittra

Uma Prática Devocional

Por fim e muito importante, o Dharma Yoga é uma prática devocional. Sri Dharma Mittra está sempre nos lembrando dos ensinamentos do Bhagavad Gita, que a maneira mais elevada de prática espiritual não é meditação, mas renunciar ao fruto de nossa ação.

Isso também é válida para a prática do asana. Os Sadhakas (aspirantes espirituais) são estimulados a oferecer todas as poses ao Ser Supremo, indo além da expectativa de resultados.

A prática do asana, portanto, vira Karma Yoga.

Isso também está em sintonia com o último Niyama , Isvara Pranidhana , rendendo-se ao Divino.

Essa rendição nos dá a possibilidade de experimentar uma liberação em cada postura que pode nos dar um gostinho da meditação na prática do asana.

“ Essas posturas não têm relação alguma com meditação e iluminação. ” diz Sri Dharma Mittra

Para ele Sri Dharma Mittra, a prática do asana é proporcionar “saúde radiante”, força física e livrar-se de todas as doenças.

Estimula as glândulas e pode permitir-nos acessar o corpo astral, concentrando-se em pontos específicos do corpo.

Eles purificam o corpo e ajudam a relaxar a mente. Porém os asanas são somente uma preparação para meditação. Eles não são um fim em si mesmos.

Se o tempo permitir, as aulas de Dharma Yoga envolvem pranayama ou exercícios respiratórios, outra ferramenta para se preparar para a meditação. E toda aula finaliza com uma rápida meditação.

O Que é Yoga Para Sri Dharma Mittra

Quando questionado o que Yoga significa para ele, Sri Dharma Mittra respondeu o seguinte:

“ Yoga significa: após o estabelecimento da mente em silêncio por meio da prática de técnicas de yoga, como manter yama e niyama, ser sempre extremamente compassivo com todos, por meio da rendição total do ego, ser dotado de autoconhecimento, envolver-se em várias reflexões e, finalmente, repousando a mente em Brahman, o Todo-Poderoso, por um longo tempo, a alma individual se torna uma com a Alma Universal. Esta união divina é yoga. Todas as técnicas são apenas preparativos. “

Uma bela definição do Dharma Yoga que achei foi retirada do site do Dharma Yoga Center. O Dharma Yoga é “uma prática devocional que enfatiza a boa saúde, uma mente clara e um coração bondoso”.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.