Yoga Além de Àsanas e do Corpo Físico

Muito se fala que yoga não é apenas praticar àsanas, diz-se que você tem que praticar o tempo todo, mas nem sempre é fácil.

Contudo, o que muitas pessoas não sabem é dos benefícios que a yoga tem para saúde mental.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre os benefícios da yogano nível mental, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto.

Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Yoga além da Àsanas: os 5 benefícios a nível mental

1.    Yoga ajuda a combater a depressão

Através da prática de seus princípios fundamentais, a ioga combate a depressão. Essa disciplina não apenas ajuda a sair da depressão, mas também a impede.

Além de exercícios físicos que estimulam a liberação de adrenalina, um hormônio essencial para o bem-estar, a ioga ensina como gerenciar a flutuação dos pensamentos através da meditação e pensamentos positivos, relaxamento e respiração consciente.

A meditação permite que você coloque sua mente em ordem, para discernir as ilusões da realidade.

Ao saber distinguir as coisas, é mais fácil dar um passo atrás e analisar objetivamente a situação.

Assim, soluções para problemas se apresentam.

Pensamento positivo e respiração consciente tornam possível impulsionar sua mente, graças à regeneração da energia vital.

E quando o pensamento positivo tem precedência sobre pensamentos destrutivos, é mais fácil apreciar a vida e viver serenamente.

2.    Um antiestresse natural mais eficaz

Yoga, que é uma disciplina que promove o bem-estar físico e o bem-estar psíquico, é um bom antiestresse diariamente.

Você fica estressado quando passa por uma mudança. Isso se manifesta em uma série de distúrbios fisiológicos que acabam prejudicando a saúde.

Yoga Além de Àsanas

Ao agir sobre a mente, através da prática de meditação, relaxamento e respiração, o ioga tem maneiras eficazes de abordar as apreensões com alguma tranquilidade.

De fato, o relaxamento acalma a mente e ajuda a ver claramente dentro dela; a meditação torna possível observar objetivamente uma situação considerada estressante para encontrar melhor a solução.

3.    Yoga promove o sono

A prática de ioga é benéfica para o sono; qualquer que seja o distúrbio do sono que você tenha que enfrentar: insônia, dificuldade em adormecer, despertares noturnos ou sono agitado.

Yoga permite que você encontre a paz interior.

Assim, é possível se desapegar de situações estressantes, que causam ansiedade, nervosismo ou agitação da mente que impede o sono.

Pesquisadores de Harvard descobriram que oito semanas de ioga diária melhoram significativamente a qualidade do sono de pessoas com insônia.

Outro estudo descobriu que as sessões de ioga duas vezes por semana ajudaram os “sobreviventes” do câncer a dormir melhor e se sentir menos cansados.

Isso pode ser atribuído à capacidade da ioga de ajudar as pessoas a gerenciar o estresse, é bem sabido que os problemas de sono geralmente são devidos à ansiedade.

Exercícios respiratórios e mentais permitem que a mente diminua a velocidade, então você pensa menos, adormeça mais rápido, sem acordar à noite.

Além disso, algumas asanas promovem um sono profundo e repousante, para que você acorde com um certo vigor e energia vital regenerada.

4.    Promove a sexualidade

A prática regular de ioga promove uma sexualidade equilibrada.

De fato, certas posturas de ioga, combinadas com o pranayama, despertam o 2º chakra, sede do desejo e sexualidade, bem como o bem-estar físico.

Estudos até mostraram que 12 semanas de ioga podem melhorar o desejo sexual, excitação, desempenho, confiança, orgasmo e satisfação em homens e mulheres.

ioga ou yoga alem de assanas Yoga ou Ioga - Só Muda a Escrita

Como?

Fisicamente, a ioga aumenta o fluxo sanguíneo na área genital, o que é importante para a ereção e fortalece os músculos do assoalho pélvico.

No nível mental, a respiração e o controle mental envolvidos na prática também podem melhorar o desempenho.

No entanto, para se beneficiar das virtudes do yoga sobre sexualidade e ser mais receptivo ao prazer, é essencial manter seu equilíbrio, porque a energia sexual dominante demais pode causar vícios, enquanto, se for insuficiente, pode resultar em abstinência em si mesmo.

5.    Pode ajudar na perda de peso

Graças aos seus princípios, com base em uma dieta saudável e equilibrada e exercício físico, a ioga é um aliado de emagrecimento para quem quer perder peso e ter uma musculatura harmoniosa.

De fato, ao contrário das dietas draconianas que podem prejudicar a saúde, os exercícios de ioga estimulam o metabolismo de maneira saudável.

Assim, o gasto energético se torna maior do que a ingestão de nutrientes, o que resulta em um processo de perda de peso.

Além disso, algumas posturas visam facilmente partes do corpo, por isso é fácil perder peso da barriga, refinar as coxas e ter uma figura perfeita.

Basta ser paciente e adotar ioga para perder peso como um estilo de vida por direito próprio.

Conclusão

Seria falso dizer que a ioga é uma cura milagrosa para patologias mentais, mas sabemos que ela pode mitigar muitos de seus efeitos colaterais e que participa de um retorno à harmonia.

De fato, alguns praticantes tendem a abordar a ioga, concentrando-se em sua dimensão física quando a dimensão espiritual deve ser primordial.

Começamos com o corpo e nos bloqueamos no corpo porque o corpo se torna o objetivo em si mesmo, mas o objetivo é passar pelo corpo para alcançar a mente.

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Posturas (asanas) com muitas virtudes terapêuticas, luta contra dores nas costas, melhor qualidade do sono, pressão arterial mais baixa, fortalecimento de nossa imunidade, só farão todo o sentido enquanto nosso equilíbrio mental estiver assegurado, pois garantirá um estado de espiritualidade destinado a harmonizar o corpo e a mente.

Ao realizar posturas físicas de ioga, muitas pessoas experimentam emoções crescentes.

Certas posturas (asanas) juntamente com a respiração (prana) liberam nossos muitos pontos de bloqueio emocional.

Isso às vezes explica por que podemos começar a chorar sem motivo.

Nosso corpo acumula os efeitos do estresse e bloqueia somaticamente alguns de nossos desconfortos psicológicos.

Gostou de saber mais sobre os benefícios da yogano nível mental?

Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Leia também: https://yogaouioga.com.br/hatha/bhujangasana/

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