A gravidez é um momento muito especial para as mulheres. Mas também, é um período de dúvidas e preocupações, que exige determinadas mudanças de hábitos e cuidados.
- Mas será que é possível praticar yoga durante a gravidez?
- Aliás, existem exercícios de yoga que são recomendados para gestantes?
- A resposta para essas duas perguntas é sim!
Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre yoga para gestantes. Quer saber mais? Continue a leitura!

Yoga para gestantes é saudável?
O yoga é um conjunto de técnicas e práticas que combinam a respiração, posturas corporais e meditação. Basicamente, é um termo utilizado para descrever a prática de interligar o corpo e a mente. A prática regular traz muitos benefícios para a saúde física e mental do ser humano.
Quando realizadas da forma correta, as posições de yoga ajudam a reduzir o estresse e aumentar o controle emocional, trazendo mais disposição e tranquilidade. Certamente, durante a gravidez, diversos cuidados devem ser tomados. Alguns exercícios e posturas, por exemplo, não são recomendados para gestantes.
Portanto, o yoga para gestantes é uma prática saudável, desde que seja realizada com os devidos cuidados e orientações. Contudo, só praticar yoga não basta. Para melhorar a qualidade de vida e a saúde durante a gravidez, é necessário fazer mudanças na alimentação, beber mais água e, claro, priorizar o descanso. Para iniciar a prática, é recomendado consultar um médico e fazer aulas com um profissional especializado, que poderá indicar as melhores posturas e exercícios para cada caso.
Além disso, respeite os seus limites. Não se compare com outras pessoas que realizam a prática há mais tempo. O objetivo aqui é o seu bem-estar e qualidade de vida, além de aumentar o autoconhecimento e aproveitar o momento presente!
Quais são os principais benefícios?
O yoga traz diversos benefícios para a saúde física e mental de qualquer pessoa. Dentre os principais benefícios do yoga para gestantes, podemos citar:
- Ajuda a preparar a mente e o corpo para o momento do parto;
- Melhora o sistema digestivo;
- Previne as dores nas costas;
- Melhora problemas de insônia;
- Tonificação dos músculos;
- Promove o relaxamento corporal e mental.

- Melhoram a flexibilidade, a mobilidade e o equilíbrio.
- Promove o bom funcionamento da circulação sanguínea.
- Permite que seu corpo desfrute de melhor oxigenação graças ao pranayama. Esta prática de exercícios respiratórios permite que você controle conscientemente sua respiração.
- Os vários exercícios visam ativar o sistema nervoso parassimpático. Este componente do sistema nervoso autônomo tem o papel de regular certas funções do corpo, como o sistema cardiovascular e respiratório, e relaxar o corpo. Calma e serenidade estão, portanto, esperando por você.
Como começar a praticar yoga durante a gravidez?
Com base no estado de saúde, necessidades e orientação médica, a mulher pode começar a realizar exercícios já nos primeiros meses de gestação. Como a maioria das posturas necessita de adaptação, o auxílio de um profissional é muito importante, já que quando os exercícios são realizados de forma incorreta, podem causar dores.
As posturas de yoga variam de acordo com a dificuldade, complexidade e movimentos corporais. Portanto, converse com o seu professor (a) de yoga para ver qual exercício é mais indicado para você.
4 posições para praticar na gestação
Os exercícios de yoga, como exigem atenção e foco, aumentam o autoconhecimento e a conexão com o presente. Veja, abaixo, alguns das posições de yoga que são recomendadas para mulheres grávidas:
1. Tadasana ou Samasthiti (postura da montanha)

A postura da montanha trabalha o equilíbrio e a concentração. Também ajuda a melhorar a postura e dá uma sensação de leveza. É uma posição inicial para outras posturas de yoga de pé. A posição permite uma respiração mais eficiente e trabalha os músculos posturais mais profundos.
2. Virabhadrasana 2 (Postura do guerreiro II)

É uma postura forte, que, como indica o próprio nome, auxilia o corpo a desenvolver firmeza e estabilidade. Apesar disso, é uma das posições mais básicas de yoga. Esse asana ajuda no fortalecimento das pernas e dos músculos das costas, o que é muito importante para suportar o peso do feto. Também ajuda a aliviar dores lombares e aumentar a capacidade pulmonar.
3. Vrksasana (Postura da árvore)

A postura da árvore auxilia no fortalecimento das extremidades inferiores da mulher nos primeiros meses da gestação. Fortalece as pernas, os tornozelos e desenvolve o equilíbrio. Como ajuda a manter o foco no momento presente, é recomendada para aliviar o estresse e as preocupações, aumentando a sensação de tranquilidade e de paz.
Ela é feita de pé, mantendo o peso corporal em uma perna. Depois, a outra perna será levantada e dobrada, com o pé apoiado na panturrilha. Os braços são levantados e as mãos unidas. Pode ser praticada a qualquer hora. Mas quando realizada pela manhã, ajuda a manter o foco e a concentração durante o resto do dia.
4. Trikonasana (postura do triângulo)

O Trikonasana representa a trindade de deuses da religião hinduísta, que simbolizam os aspectos da existência (evolução, manutenção e dissolução). É uma postura que aumenta a força e reduz o estresse. Quando realizada da forma correta, reduz as dores ciáticas, diminui a rigidez do quadril e melhora a circulação sanguínea.
Yoga para gestantes: principais cuidados
A menos que haja alguma contraindicação médica, a prática de yoga durante a gestação pode ser muito benéfica para as gestantes. Porém, é claro que alguns cuidados devem ser tomados. Essas são as nossas principais recomendações para as futuras mamães que desejam praticar yoga:
• Fale com o seu médico: antes de iniciar a prática, faça uma consulta médica para saber se está tudo certo e você pode realizar os exercícios.
• Faça aulas com um profissional especializado: o acompanhamento de um profissional capacitado é muito importante durante o período.
• Não exagere nos exercícios: comece aos poucos e evite posições mais complexas. Caso sinta dor ou incômodo durante a prática, consulte o médico.
Quais posturas devem ser evitadas durante a gravidez?
Embora a prática traga vários benefícios durante a gestação, existem alguns exercícios e posturas que NÃO são recomendados para mulheres grávidas. O ideal é evitar:
- Posições invertidas;
- Asanas muito complexos,
- Posições de bruços que pressionam a barriga;
- Posições que exigem muito esforço corporal;
- Exercícios de respirações muito longos ou que envolvem retenção de ar.
Durante a gravidez, o recomendado é praticar exercícios leves e de forma suave, adaptando as diferentes posições de acordo com os limites e condições de cada mulher.
Agora você já sabe quais são os benefícios do yoga para gestantes e quais os principais cuidados que devem ser tomados. A prática de exercícios físicos gravidez, quando feita de forma regular e moderada, respeitando os limites do corpo, traz mais qualidade de vida, conforto e bem-estar para a gestante!
Pratique yoga em casa, mas nunca sozinha. SAIBA MAIS