Yoga é um dos exercícios mais adequados para realizar durante a gravidez. Mas você sabe como praticar yoga para gestantes?
Para ajudar você a entender mais sobre a yoga para gestantes, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto.
Ficou interessado em saber mais?
Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que é yoga para gestantes?
Yoga pré-natal é um tipo de ioga adaptada a mulheres grávidas e sua morfologia. É um dos esportes suaves recomendados durante a gravidez.
A yoga para gestantes ajuda a gestante a experimentar melhor as várias mudanças físicas e hormonais causadas pela gravidez. Também possibilita se preparar bem para o parto.
Flexibilidade e musculação são os principais objetivos da ioga. A prática é acompanhada por sessões de respiração e meditação para se sentir mais sereno.
Quais são os benefícios da yoga para gestantes?
A ioga oferece um grande número de benefícios durante a gravidez:
- Posturas ajudam a fortalecer todos os músculos do seu corpo. Elas melhoram a flexibilidade, a mobilidade e o equilíbrio.
- Quando você está grávida, carrega uma grande parte do seu peso na frente. Sua pélvis, portanto, tende a se inclinar para frente. Yoga pode ajudar a melhorar sua postura e aliviar a dor nas costas.
- Yoga promove o bom funcionamento da circulação sanguínea.
- Permite que seu corpo desfrute de melhor oxigenação graças ao pranayama. Esta prática de exercícios respiratórios permite que você controle conscientemente sua respiração.
- Os vários exercícios visam ativar o sistema nervoso parassimpático. Este componente do sistema nervoso autônomo tem o papel de regular certas funções do corpo, como o sistema cardiovascular e respiratório, e relaxar o corpo. Calma e serenidade estão, portanto, esperando por você.
- A gestante tem uma melhor consciência de seu corpo, respiração e energia.
- Bandhas, que são contrações musculares voluntárias, ajudam a fortalecer o períneo.
- A prática de ioga afeta a maneira como as mulheres vivem a gravidez e se preparam para o parto. Os praticantes de ioga geralmente toleram melhor vários distúrbios de maternidade, como náuseas ou pernas pesadas.
- As futuras mães sabem mais como controlar seus músculos, especialmente o períneo. Isso facilita o parto, porque os músculos das costas e abdominais são mais tonificados.
- O trabalho na respiração torna possível ser mais calmo e gerenciar melhor as contrações.
Finalmente, as mulheres estão mais atentas aos seus corpos e sensações. Elas podem até se sentir mais “conectadas” ao bebê.
É também a primeira atividade praticada em conjunto, mesmo que o bebê ainda esteja quente no ventre de sua mãe!
Benefícios para o bebê
As aulas de ioga pré-natal trazem benefícios significativos para a mãe, mas também para o bebê.
Os exercícios e o tempo investidos a cada semana durante a sessão de ioga promovem o contato entre a futura mãe e seu filho por meio de sensações físicas específicas de cada um.
Ao longo das sessões, o relacionamento é estabelecido cada vez mais profundamente. O bebê está crescendo, gradualmente ocupando um lugar mais importante, tanto física quanto psicologicamente.
Graças a exercícios respiratórios regulares e posturas adaptadas, a gestante conhece seu corpo, ganha confiança em si mesma e gradualmente se livra do estresse mental associado ao parto.
Além disso, não é incomum ouvir jovens mães que acabaram de dar à luz dizerem que, em última análise, não usaram a peridural para viver seu parto de uma maneira mais natural.
As sessões de ioga pré-natal as ajudaram muito a tomar consciência de seus corpos e a receber contrações mais serenamente durante o parto.
Para o bebê, o benefício é óbvio: é acima de tudo um trabalho conjunto entre mãe e filho.
O estresse e o medo associados ao parto deram lugar à paz de espírito, enquanto os exercícios respiratórios aprendidos durante as sessões se transformam em automatismos e permitem que você viva melhor essa etapa.
Outro interesse das sessões de ioga pré-natal é preparar gestantes para cesariana.
Finalmente, as sessões são uma oportunidade para muitas mulheres descobrirem os benefícios da ioga e terem uma primeira abordagem para essa prática.
Quando começar a ioga pré-natal?
Yoga para mulheres grávidas pode ser praticada assim que a gestante estiver pronta.
Para aproveitar os benefícios desta atividade, recomenda-se começar a realizar os exercícios antes do início da maternidade.
No entanto, posturas podem ser realizadas assim que os primeiros sintomas da gravidez, como fadiga ou náusea, desaparecerem. Inscrever-se em cursos entre 2 e 4 meses de gravidez é uma opção muito boa.
Se não houver contraindicação médica, o praticante tem a oportunidade de continuar as sessões de ioga até o nascimento da criança.
Que estilo de ioga e posturas escolher durante a gravidez?
Embora a ioga pré-natal seja adequada para mulheres grávidas, não há caminho contraindicado.
Você pode facilmente se orientar para uma aula pré-natal de Hatha Yoga, o tipo mais tradicional de ioga envolvendo posturas e respiração.
Você pode escolher Vinyasa Yoga, um estilo recente e dinâmico baseado em transições suaves entre posturas.
Você também tem a oportunidade de optar pelo Yin Yoga, uma ioga estática durante a qual posturas suaves e agradáveis são mantidas por vários minutos.
Cada variante de ioga traz benefícios!
Quanto às posturas, não há nenhuma que seja realmente desencorajada sem contraindicações médicas.
A única condição é ouvir o seu corpo e praticar os exercícios de acordo com sua condição física.
Se você é iniciante, apenas faça posturas fáceis.
Cada mulher vive sua gravidez de forma diferente e mais ou menos aprecia certas posições. Ouvir a si mesmo praticando ioga é essencial.
Isso é ainda mais importante quando você está grávida. Obviamente, algumas posturas são difíceis de realizar. Sua morfologia deve, portanto, ser levada em consideração.
Yoga durante a gravidez: primeiros passos para relaxar
Yoga é uma prática nativa da Índia que envolve exercitar corpo e mente. Para fazer isso, inclui não apenas posturas físicas, mas também exercícios de respiração e meditação.
Devido aos seus múltiplos benefícios, que foram cientificamente comprovados, a ioga para mulheres grávidas é recomendada em todos os cantos do planeta.
A prática de ioga é um dos poucos exercícios físicos aconselhados durante todas as fases da gestação, mas sempre consulte seu caso específico com um profissional de saúde, muitas vezes não é recomendada no primeiro trimestre.
Além disso, a yoga para gestantes pode ser praticada em casa, o que é altamente recomendado dada a atual situação pandêmica.
Para começar a ioga em casa, o mais importante é escolher o espaço mais adequado. Só assim podemos alcançar o relaxamento. Deve ser o lugar mais silencioso e arejado possível.
Dicas gerais para fazer yoga em casa durante a gravidez
Yoga é uma prática composta de inúmeras posturas. No entanto, nem todas são recomendadas para mulheres grávidas.
Portanto, é muito importante que você se informe bem e consulte seu médico ou parteira para saber quais são as melhores. Eles irão informá-la adequadamente sobre as vantagens e riscos que podem existir.
Outro fator a ter em mente é que a yoga é uma técnica que requer conhecer bem cada postura. Certos erros podem nos causar danos.
Além disso, é aconselhável monitorar e se concentrar na respiração durante o exercício.
Este processo é essencial para aprender a respirar bem e, assim, alcançar o efeito que queremos.
Gostou de saber mais sobre a yoga para gestantes?
Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!