Bhujapidasana: a postura da pressão nos braços

Bhujapidasana, também conhecida como a postura da pressão nos braços, faz jus ao seu nome. É uma postura de equilíbrio, que exige de você força e estabilidade.

postura bhujapidasana yoga ou ioga

Sua tradução literal é “postura do braço pressionado”, e ela pertence ao grupo de posturas avançadas do yoga. bhujapidasana geralmente é praticada logo após a prática de posturas de aquecimento e alongamento.

O nome bhujapidasana é formado a partir das palavras sânscritas Bhuja, que significa braço, Pida, que significa pressão e asana que é postura.

Essa pose tem vários benefícios, desde o fortalecimento dos músculos e melhora do equilíbrio, até benefícios para a saúde mental, como a redução do estresse e maior sensação de calma.

Ela aumenta o fluxo de sangue para os órgãos internos e melhora a digestão.

Como fazer a postura bhujapidasana

  • Você pode começar sentado com as pernas flexionadas e os pés apoiados no tapete.
  • Mantenha suas mãos afastadas entre si na largura dos ombros, com as palmas para baixo.
  • Agora, inspire, levante os joelhos do chão e passe seus braços por baixo deles.
  • Coloque cuidadosamente seus joelhos nos antebraços, abaixando o corpo gradual e lentamente.
  • Leve seu corpo suavemente para frente, suas mãos precisam encontrar o ponto de equilíbrio.
  • Seu olhar deve estar voltado para frente enquanto você eleva seu quadril.
postura bhujapidasana yoga ou ioga

No começo pode ser desafiador, mas pratique até o ponto de conseguir ficar por umas 20 respirações conscientes. Como diz o ditado, uma imagem vale mais que mil palavras.

Principais benefícios

A flexibilidade, o equilíbrio e o fortalecimento muscular são alguns dos benefícios mais comuns da prática da Bhujapidasana.

Melhora a mobilidade das articulações do ombro, braço e peito. O que ajuda a aumentar a amplitude de movimento ao longo do tempo.

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Esse equilíbrio adquirido ocm a prática do asana bhujapidasana será usado também em outras posturas, como a posição de árvore e a montanha.

A prática ajuda a fortalecer os músculos dos membros superiores. Ativa os músculos do ombro, braço e peito. Isso, por sua vez, ajuda a melhorar a força muscular e a resistência.

  • Desenvolve a resistência e a força dos músculos da região abdominal.
  • Auxilia na melhora da capacidade de respiração ao abrir a região do peito e tórax.
  • Aumenta o fluxo de sangue para o corpo.

Precauções

Antes de começar a praticar este asana, é importante preparar o corpo da maneira correta para evitar danos. É aconselhável praticar com cuidado e acompanhamento.

É recomendável aquecer todos os músculos do corpo e aumentar a flexibilidade, particularmente em seu ombro, e quadril.

Praticar posturas de extensão da coluna também é aconselhável para aumentar o equilíbrio.

Não é aconselhado praticar a bhujapidasana caso você esteja com alguma lesão no ombro, cervical ou pressão alta ou mesmo lesões na coluna vertebral e, como deve ser óbvio, durante a gravidez.

Por último, mas não menos importante, é aconselhável praticar com um professor experiente que possa ajudar na execução correta desta postura e responder quaisquer dúvidas.

Outras posturas similares

Não é só a bhujapidasana que pode fortalecer o seu corpo. Existem outras posições similares que podem promover os mesmos benefícios, como:

asana astavakrasana blog yoga ou ioga
Astavakrasana
asana Eka Pada Koundinyasana blog yoga ou ioga
Eka Pada Koundinyasana

Como todas essas posturas exigem força e equilíbrio, é importante estar bem preparado para a prática.

É recomendável que, antes de tentar alguma das posições acima, você já tenha domínio de algumas posições básicas de yoga.

Conclusão

A bhujapidasana é indicada para quem está se preparando para avançar em outras posturas de nível intermediário e avançado, pois ela irá ajudar a desenvolver essas habilidades.

Embora não seja uma postura difícil, é importante tomar cuidado para não forçar ao fazer ela.

É importante se concentrar no equilíbrio, respirar profundamente e focar na consciência corporal.

Vale lembrar que as posturas de yoga são como qualquer outra prática física; se feitas de maneira errada, elas podem causar lesão.

Por isso, é importante se preparar antes de executar essas posturas.

Se tiver alguma dúvida, é sempre recomendado procurar um instrutor de yoga qualificado para um auxílio profissional.

Ao começar a praticar a bhujapidasana, comece lentamente e aumente gradualmente a intensidade, concentrando-se em manter a correta postura corporal.

Com o tempo, você poderá avançar para posturas mais avançadas.

Ao começar uma nova prática, é importante ter consciência do seu limite e não ultrapassá-lo.

Respire devagar e se concentre no equilíbrio e na postura ao longo da sua prática.

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