Bhujapidasana, também conhecida como a postura da pressão nos braços, faz jus ao seu nome. É uma postura de equilíbrio, que exige força e estabilidade do praticante. Sua tradução literal é “postura do braço pressionado”, e ela pertence ao grupo de posturas avançadas da yoga. Bhujapidasana geralmente é praticada logo após a prática de posturas de aquecimento e alongamento.

O nome Bhujapidasana é formado a partir das palavras sânscritas Bhuja, que significa braço, Pida, que significa pressão e asana que é postura. Esta postura exige uma grande atenção e concentração, pois você precisa equilibrar o corpo enquanto pressiona seus braços contra seu abdômen.
Essa postura de yoga tem vários benefícios, desde o fortalecimento dos músculos e melhora do equilíbrio, até benefícios para a saúde mental, como a redução do estresse e maior sensação de calma. Ela aumenta o fluxo de sangue para os órgãos internos e melhora a digestão.
Como fazer a postura bhujapidasana
- Você pode começar sentado com as pernas flexionadas e os pés apoiados no tapete.
- Mantenha suas mãos afastadas entre si na largura dos ombros, com as palmas para baixo.
- Agora, inspire, levante os joelhos do chão e passe seus braços por baixo deles.
- Coloque cuidadosamente seus joelhos nos antebraços, abaixando o corpo gradual e lentamente.
- Leve seu corpo suavemente para frente, suas mãos precisam encontrar o ponto de equilíbrio.
- Seu olhar deve estar voltado para frente enquanto você eleva seu quadril.
No começo pode ser desafiador, mas pratique até o ponto de conseguir ficar por umas 20 respirações conscientes. Como diz o ditado, uma imagem vale mais que mil palavras.

Principais benefícios
A flexibilidade, o equilíbrio e o fortalecimento muscular são alguns dos benefícios mais comuns da prática da Bhujapidasana. Melhora a mobilidade das articulações do ombro, braço e peito. O que ajuda a aumentar a amplitude de movimento ao longo do tempo.
Esse equilíbrio adquirido ocm a prática da asana bhujapidasana será usado também em outras posturas, como a posição de árvore e a montanha. A prática ajuda a fortalecer os músculos dos membros superiores. Ativa os músculos do ombro, braço e peito. Isso, por sua vez, ajuda a melhorar a força muscular e a resistência.
- Desenvolve a resistência e a força dos músculos da região abdominal.
- Auxilia na melhora da capacidade de respiração ao abrir a região do peito e tórax.
- Aumenta o fluxo de sangue para o corpo.
Precauções
Antes de começar a praticar a postura de yoga Bhujapidasana, é importante preparar o corpo da maneira correta para evitar danos. É aconselhável praticar com cuidado e acompanhamento. É recomendável aquecer todos os músculos do corpo e aumentar a flexibilidade, particularmente em seu ombro, e quadril. Praticar posturas de extensão da coluna também é aconselhável para aumentar o equilíbrio.
Não é aconselhado praticar a Bhujapidasana caso você esteja com alguma lesão no ombro, cervical ou pressão alta ou lesões na coluna vertebral e, como deve ser óbvio, durante a gravidez. Por último, mas não menos importante, é aconselhável praticar a Bhujapidasana com um professor experiente que possa ajudar na execução correta desta postura e responder quaisquer dúvidas.
Outras posturas similares
Não é só a Bhujapidasana que pode fortalecer o seu corpo. Existem outras posições similares que podem promover os mesmos benefícios, como:


Como todas essas posturas exigem força e equilíbrio, é importante estar bem preparado para a prática. É recomendável que, antes de tentar alguma das posições acima, você já tenha domínio de algumas posições básicas de yoga. Isso ajudará na execução e evitará lesões.
Conclusão
A Bhujapidasana é indicada para quem está se preparando para avançar em outras posturas de nível intermediário e avançado, pois ela irá ajudar a desenvolver essas habilidades. Embora não seja uma postura difícil, é importante tomar cuidado para não forçar ao fazer ela. É importante se concentrar no equilíbrio, respirar profundamente e focar na consciência corporal.
Vale lembrar que as posturas de yoga são como qualquer outra prática física; se feitas de maneira errada, elas podem causar lesão. Por isso, é importante se preparar antes de executar essas posturas. Se tiver alguma dúvida, é sempre recomendado procurar um instrutor de yoga qualificado para evitar lesões desnecessárias.
Ao começar a praticar a Bhujapidasana, comece lentamente e aumente gradualmente a intensidade, concentrando-se em manter a correta postura corporal. Com o tempo, você poderá avançar para posturas mais avançadas.
Ao começar uma nova prática, é importante ter consciência do seu limite e não ultrapassá-lo. Respire devagar e se concentre no equilíbrio e na postura ao longo do seu treino. Compartilhe sua experiência com outros praticantes de yoga para melhorar ainda mais a sua prática.