Asana supta baddha konasana: postura da borboleta reclinada

A supta baddha konasana, também conhecida como postura da borboleta reclinada ou postura da deusa reclinada, é um asana clássica de yoga que oferece uma experiência de relaxamento profundo para quem busca paz interior e bem-estar físico.

postura da borboleta reclinada Supta baddha konasana yoga ou ioga

Esta postura é especialmente benéfica para liberar a tensão e promover um estado de tranquilidade.

Ao praticar a supta baddha konasana, você poderá experimentar:

  • Relaxamento muscular profundo.
  • Ganho significativo de flexibilidade.
  • Melhora na qualidade da respiração.
  • Melhora a saúde do tecido conjuntivo.
  • Beneficia o sistema músculo-esquelético.

Vamos conhecer os passos para a realização correta desse asana e sentir os maravilhosos benefícios que a postura da borboleta reclinada pode trazer para sua prática de yoga.

O que é a postura da borboleta reclinada?

A postura da borboleta reclinada é conhecida por suas grandes vantagens para o tecido conjuntivo, o sistema músculo-esquelético e o sistema respiratório do corpo.

Na postura supta baddha konasana, você assume a posição deitado de costas com as pernas dobradas e os joelhos de cada lado do corpo abaixo da cintura.

As solas dos pés precisam ser colocadas no meio das coxas, e os joelhos devem ser direcionados para fora.

Os braços devem estar estendidos para o lado do corpo ou para trás, o que permite que você se aprofunde e relaxe mais profundamente.

Este asana coloca grandes demandas no corpo, especialmente nos quadris, na parte interna das coxas, nos joelhos e nas costas.

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Quando a postura é feita da forma correta, traz muitos benefícios para os músculos e articulações, como aumentar a flexibilidade, a força e a resistência.

Ela ainda pode ajudar a relaxar os músculos da parte de trás do corpo, que são normalmente muito tensos.

A postura da borboleta reclinada ajuda a melhorar a circulação sanguínea, reduzir a fadiga e a melhorar a saúde geral do praticante

Benefícios da supta baddha konasana

Além de ser extremamente benéfica para o corpo e a mente, este asana movimenta os quadris e estimula a energia em todo o corpo, melhorando o bem-estar físico e mental.

postura da borboleta reclinada Supta baddha konasana

Oferece benefícios importantes para:

  • O sistema digestivo.
  • Estimula o movimento peristáltico do intestino.
  • Reduz a retenção de líquidos.
  • Alivia a constipação.

Outros benefícios da supta baddha konasana incluem melhora da circulação sanguínea, fortalecimento das pernas, estimula os gânglios linfáticos e melhora o fluxo sanguíneo para os membros inferiores.

Estes efeitos podem ajudar a reduzir a fadiga e proporcionar um alívio da dor e inflamação nas pernas.

O seu sistema respiratório irá usufruir dos benefícios deste asana, pois conforta o diafragma e abre o peito para uma respiração profunda.

Isso pode ajudar a melhorar o metabolismo e o sistema imunológico, aumentando a resistência às doenças.

Outro ponto importante é que ela estimula a produção de endorfinas, o que ajuda na redução do estresse, ansiedade e depressão, ajuda a reduzir a insônia, pois relaxa a mente e o corpo.

Vale ressaltar que a prática da yoga não substitui quaisquer medição prescrita, portanto, sempre consulte seu médico.

Passo a passo de como fazer

Já vimos que esta é uma postura que trabalha a flexibilidade da região da virilha e da região lombar.

Sendo muito relaxante e uma ótima escolha para você entrar em relaxamento profundo.

Para realizar esta postura de forma correta, siga as instruções abaixo, com ou sem utilização do bloco de apoio:

asana supta baddha konasana
  • Comece deitado de barriga para cima no chão, com os joelhos dobrados e os pés plantados no chão.
  • Levante os braços para o teto e relaxe-os.
  • Agora, inspire e leve os joelhos para os lados enquanto você expira.
  • Deixe as solas dos pés se encontrarem.
  • Inspire e comece a trazer a região da virilha em direção ao chão enquanto você expira.
  • Se você se sentir confortável, inspire e deslize os braços para fora para trazer a parte superior das costas para baixo enquanto você expira.
  • Ao estar nesta posição, é importante se concentrar na sua respiração e relaxar suavemente as suas costas e a região da virilha.
  • Retorne à posição inicial com a mesma sequência de respiração.

É importante lembrar que, na prática da supta baddha konasana, como em todas os outros asanas (posturas) de yoga, é importante prestar atenção à respiração, seguir a própria capacidade e resistir ao desejo de ir além do limite.

Preparação

Antes de começar a postura da borboleta reclinada, é importante que você não pule a etapa da preparação.

Em primeiro lugar, se você não pratica yoga regularmente, considere a possibilidade de uma sessão de alongamento antes de começar a postura.

Passo 1: entrando na postura

Comece deitado de barriga para cima. Separe os pés numa distância confortável afastada dos quadris.

Em seguida, flexione seus joelhos e traga as solas de seus pés juntas.

Você pode usar um bloco ou cobertor para garantir que seus quadris estão alinhados.

Agora, aproxime o seu corpo do solo, empurrando as palmas de suas mãos no chão para levantar seus ombros e costas.

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Levante seus quadris e crie um espaço na parte inferior das costas.

Supta baddha konasana postura da borboleta reclinada

Passo 2: saindo da postura

Para sair da supta baddha konasana, comece abaixando as pernas de modo até que tocarem o chão.

Por último, descanse as nádegas e as palmas das mãos no chão para estabilizar a sua postura.

Modificações e dicas extras

Este é uma asana relativamente fácil de executar. No entanto, é importante realizá-la de forma correta para que você possa obter os benefícios máximos da postura.

Se a postura da borboleta reclinada for muito desafiadora para você, há algumas modificações e conselhos que você pode seguir para realizar a postura corretamente.

Primeiro, você pode usar uma faixa e outros acessórios para yoga com o objetivo de te ajudar a manter seu corpo em uma boa posição.

Certifique-se de que você tem todos os materiais de ioga necessários antes de começar.

Você pode também usar almofadas para dar um suporte extra para as suas costas e coxas e ficar mais confortável.

Concentre-se na manutenção de uma respiração profunda e consciente durante toda a postura.

Veja se pode ficar confortável com esta posição e comece a relaxar.

Lembre-se de que o ajuste fino é tão importante quanto o alinhamento ao realizar a postura da borboleta reclinada.

Conclusão

A postura da borboleta reclinada é uma maneira eficaz e segura para relaxar o corpo, alongar a parte superior das costas e aumentar a flexibilidade.

Quando realizada de forma correta, ela pode ajudar a reduzir a tensão muscular, reduzir a dor e melhorar a postura.

É importante ter cautela para não forçar demais a postura, pois isso pode levar a lesões e dor crônica.

Se você se sentir muito desconfortável, faça alguns ajustes como inclinar menos o tronco, usar um travesseiro sob os joelhos ou usar um cobertor para ajudar a aumentar o conforto.

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