As modalidades de ioga são quase infinitas e cada uma pode ser adaptada, tanto às necessidades de cada pessoa quanto até mesmo ao humor. Entre as modalidades dessa arte milenar está o Raja Yoga. Assim sendo, eu preparei o artigo de hoje para ajudar você a entender mais sobre o Raja Yoga

O que é o raja yoga?
O Raja Yoga remonta ao século III a.C., que surgiu na Índia antiga. Lá, naquela época, estão as primeiras referências escritas por Patânjali no Yoga Sutra, o livro mais antigo sobre ioga. A tradução literal do Raja Yoga é a ioga dos reis. Uma maneira metafórica de insinuar que a mente é o rei que está acima dos órgãos do nosso corpo.
Raja yoga tem como fundamento, nos ajudar a controlar nosso fluxo de pensamentos e sentidos. Está focado na meditação e visa aprofundar o interior de cada pessoa, desviando a atenção para a parte mais íntima da mente para alcançar o objetivo de não pensar em problemas externos.
Com isso, adquirimos autoconfiança para tomarmos decisões cocm segurança e convicção, além de coragem para lidarmos com as frustrações e medos no dia a dia.
O que diferencia o raja yoga das outras modalidades?
Foco. Essa palavrinha é a principal diferença entre o raja yoga e as demais modalidades. Aqui não preocupamos com a movimentação física, estamos num estado de meditação profunda, buscando alcançar o lado mais íntimo da nossa mente. Consiste em cinco princípios:
- Não-violência
- Veracidade
- Não roubar
- Puro caminho de vida
- Não acumulação de posses.
É composto por oito etapas o com o objetivo de purificar o corpo e a mente para levar aqueles que o praticam à iluminação e às profundezas de seu interior. Os primeiros passos desta modalidade são os seguintes:
- Yama: Autocontrole
- Niyama: Disciplina
- Asana: Exercícios Físicos
- Pranayama: Exercícios Respiratórios
- Pratyahara: Remoção dos sentidos de objetos externos
- Dharana: Concentração
- Dhyana: Meditação
- Samadhi: Realização completa
Os Benefícios do Raja Yoga
- Autoestima para lidar com os desafios do dia a dia
- Redução dos níveis de estresse
- Melhora a qualidade do sono
- Mais autoconhecimento
- Alcançar a paz interior.
- Mente calma e focada

Raja yoga é uma disciplina que oferece benefícios em todos os aspectos da vida. É muito benéfico para o corpo, mas também tem efeitos mentais e emocionais positivos. Como as posturas são cada vez mais difíceis de alcançar, paciência e concentração são trabalhadas.
Este estilo de ioga também inclui técnicas de meditação e respiração, que são propícios para um melhor gerenciamento do estresse e redução da ansiedade.
Como praticar raja yoga?
Para uma prática ideal, você pode fazê-lo depois ou durante as técnicas de hatha yoga. No entanto, a intervenção do karma yoga (o yoga da ação altruísta para alcançar uma melhor associação da marcha interior e da expressão harmoniosa) é sempre necessária.
Para complementar melhor o Raja Yoga, o jnana yoga também é altamente recomendado, esta disciplina é a que garante a conscientização. Somente assimilando esse conhecimento aprofundado você sentirá benefícios significativos a longo prazo.
Dicas para praticar corretamente
Assim, para assumir o controle de sua vida corretamente, o Raja Yoga implica grande disponibilidade, criatividade, uma mente positiva, uma visão flexível e aberta da realidade, um profundo desenvolvimento dos sentidos de responsabilidade, bem como uma aplicação diária de certos princípios de comportamento.
Entre esses princípios, não violência, honestidade, simplicidade voluntária, moderação, contentamento, autoestudo, transparência, disciplina e abandono são honrados. Se você só se exercitar sem se concentrar em toda a substância do método, não terá sucesso. Este princípio se aplica a tudo na Ioga, desde estilos de vida à exercícios simples de meditação.
Para maximizar o potencial de seus principais centros de energia (chakras) graças ao que acabamos de explicar em conexão com a Raja Yoga, muitas ferramentas, como respiração, concentração, relaxamento e meditação, permitem que o praticante e todos aqueles que dedicarão um tempo a ela descubram seus recursos internos e floresçam em sua vida diária.
Essa ciência da mente, a mais antiga que parece, ajudará você a se tornar uma pessoa muito melhor a longo prazo. Infelizmente, esta ainda não é uma prática generalizada no Ocidente.
Conclusão
Qualquer um pode acessar a meditação alcançada no Raja Yoga. É um tipo de exercício que não tem rituais nem mantras, então pode ser praticado a qualquer momento. Pode ser praticado com os olhos abertos, então seus exercícios são realizados de maneira versátil e simples.
O objetivo do Raja Yoga é purificar nosso lado interno, investigando nossa consciência espiritual para que os pensamentos positivos predominem, deixando o negativo de lado. Dessa forma, dizem os especialistas, criaremos melhores relacionamentos e seremos mais saudáveis, positivos e felizes.
Gostou de saber mais sobre o Raja Yoga? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!